Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Ufólogos desatentos, cientistas desinteressados, imprensa descomprometida. Isso tem que mudar
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Ufólogos desatentos, cientistas desinteressados, imprensa descomprometida. Isso tem que mudar
Artigos

Ufólogos desatentos, cientistas desinteressados, imprensa descomprometida. Isso tem que mudar

Ultima atualização: 1 de março de 2010 16:17
Por
Paulo R. Poian
Envie!
Envie!
77dbc18bc51a51b4592c9ea6abe6c7421528833196
O homem um dia explorará outros mundos, como fazem nossos visitantes, e precisará de novas áreas do conhecimento, como a exopaleontologia e a exopsicologia
Créditos: CHARLES MICCOY

A Ufologia Brasileira é considerada mundialmente uma das melhores e mais eficientes, amplamente respeitada inclusive em nações com vasta experiência na área, como Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Aqui, obstinados estudiosos produzem muito com pouco ou nenhum recurso financeiro, e some-se a isso a precária situação econômica de um país em constante desenvolvimento. Para complicar a situação, há ainda que se considerar que, por razões talvez inerentes ao próprio Fenômeno UFO ou por questões pessoais de seus pesquisadores, é grande a falta de união no meio ufológico e, é especialmente danosa a presença, nele, de elementos que cultivam a desarmonia, por não possuírem idéia concreta do significado que a descoberta de outras formas de vida inteligente pode ter para a espécie humana. Além, é claro, daqueles indivíduos bem intencionados que por inocência ou ingenuidade não vislumbram este futuro – mas que, uma vez no meio
ufológico, causam o mesmo dano.

Resistente a toda sorte de dificuldades, a Ufologia prospera e se consolida. Não raros são os cientistas ou profissionais de áreas diretamente interessadas ou necessárias ao conhecimento da presença alienígena na Terra que se abstêm de se envolver com a questão, ou, pior ainda, face às suas limitações ortodoxas e crendices científicas, atacam a Ufologia e a taxam de pseudociência, uma falsa ciência – mesmo que ufólogo sério algum tenha reivindicado tal status para esta emergente área do conhecimento humano. Quando muito, o que se pleiteia é o tratamento de protociência [Do grego protos, primeiro ou inicial] ou paraciência [Ao lado, paralelo].

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Neste cenário, deve-se levar em consideração também o importante papel da mídia na difusão e evolução das idéias relativas às visitas e, no futuro, ao convívio da humanidade com outras espécies cósmicas. A imprensa pode tanto ser uma fonte de desinformação quanto pode se prestar ao legítimo papel de formadora de opinião abalizada sobre o assunto. Há exemplos recentes e formidáveis de seriedade e competência jornalística na divulgação de fatos ufológicos. Assim como o oposto, ou seja, de completa irresponsabilidade e falta de conhecimento dos profissionais da área em noticiarem o tema, que atrapalham seu entendimento quase tanto quanto os céticos e os ignorantes.

Assunto relacionado:  Exoplaneta tem misteriosa região quente

É interessante constatarmos que, quando trata de Ciência, a imprensa generalizada comete raras “gafes científicas”, mas quando o tema é Ufologia, elas abundam. E pela simples razão de que, quando abordam assuntos científicos, os jornalistas têm o cuidado de estudar os temas antes, às vezes consultando especialistas, o que raramente acontece quando a notícia a ser dada versa sobre discos voadores e seus tripulantes. A sociedade mostra-se cada vez mais aberta e receptiva à idéia de que estamos recebendo a visita de outras espécies cósmicas, e são poucos os setores da mídia tradicional que sabem avaliar ou respeitam a necessidade de conhecimento de dados sérios a respeito do tema.

Vertentes novas e revolucionárias

Mudanças devem ser cobradas neste setor, através da exigência de boa informação, de conscientização e de parcerias produtivas entre ufólogos e os meios de comunicação. Depois de reconhecida e aceita pela sociedade, chegará a vez da imprensa, das sociedades estabelecidas e, por fim, se não antes, da comunidade científica moderna ver no objeto de estudo da Ufologia um fenômeno legítimo. Nesta fase, a disciplina pode se ramificar em novas e revolucionárias vertentes, com resultados inesperados. Por exemplo, poderão surgir no futuro especialidades como a exopaleontologia, a exoantropologia, exopsicologia, exozoologia etc, sempre voltadas para a pesquisa das novas formas de vida que encontraremos pela frente. Acontecerá como no passado, quando a Ciência se ramificou em tantas especialidades atuais.

Isto é estagnação, como afirmam alguns? Ou perda de tempo, como alegam as correntes científicas ainda refratárias à realidade escancarada do Fenômeno UFO. Quem ainda apostar no fim da Ufologia, julgando-a estanque, na verdade nada sabe sobre sua dinâmica. Ela é, ao contrário, apenas parte de algo muito maior e em gestação nas mentes mais prodigiosas do nosso século, desprovidas de preconceitos e a quem a existência de outras humanidades e seu futuro entrelaçamento com a nossa é apenas uma questão de tempo. Entre estes pensadores, há quem afirme até que, das disciplinas que advirão da metamorfose por que passa a Ufologia, muitas terão grande impacto sobre as futuras gerações. Tanto é verdade que algumas áreas da Ciência, hoje, já comprovam o que muitos ufólogos defendiam há décadas, e conceitos que antes pertenciam ao reino da ficção científica – como os buracos de minhoca, o teletransporte, a clonagem genética e implantes, por exemplo – fazem parte de nosso cotidiano. Não há mais como andar na contramão dos acontecimentos, assim como o próprio cartesianismo lida atualmente com fatores místicos, transcendentais à compreensão dos mais intelectuais e geniais cientistas. “Um dia a Ciência terá que reconhecer que tem uma dívida enorme com os ufólogos”, dizia J. Allen Hynek, astrofísico norte-americano considerado o pai da Ufologia. Não são poucos os homens de Ciência que, abandonando corajosamente suas posturas de rejeição ao tema, se alinham à Hynek para salvar suas comunidades do crescente débito que têm com a Ufologia.

Assunto relacionado:  Prêmio Nobel Frank Wilczek afirma que existe vida extraterrestre

Releitura da realidade

Vivemos hoje uma crise de paradigmas científicos porque nossa leitura da realidade, historicamente inquestionável, tornou-se insuficiente para decifrar o mundo em toda a sua profundidade. O ideal cartesiano do pensamento claro e linear está agonizando. A realidade e a vida não são claras e lineares, assim como a educação não é clara e linear, e a pedagogia deixa de ser o caminho repetitivo a ser seguido e se aventura em novas práticas. Mas, do esgotamento dessa racionalidade emerge outra que, a despeito de nossa vontade, já está se constituindo pelo esforço daqueles que ousaram transgredir as regras, tanto em suas vidas quanto em sua prática científica e social.

TÓPICO(S):Edição 163
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20250708 WA0005
Mais de 60 avistamentos de OVNIs foram relatados em NY no primeiro semestre de 2025
Notícias
cd181f12 d7c6 43c1 bac7 e8b491fcc9e3 1
Confirmado: Novas evidências sustentam que um OVNI foi abatido durante um teste nuclear em 1962.
Notícias
cd181f12 d7c6 43c1 bac7 e8b491fcc9e3
Um OVNI quase desencadeou uma crise nuclear? Palavras de quem entende do assunto
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up