Objetos que estão sendo apontados como UFOs foram observados sobre o céu do Havaí na tarde do dia 26 de janeiro deste ano, aproximadamente às 18h20, por um surfista e seu filho. O residente de Honolulu Peter Hollingworth descreveu as esferas como duas luzes circulando no céu a aproximadamente 45° acima do horizonte, de acordo com o telejornal da emissora KHON 2.
A emissora de televisão até mesmo conseguiu gravar o vídeo de uma das luzes através da câmera especial de observação do céu Channel 2 SkyCam. Então, o que eram tais luzes? O Serviço de Metereologia Nacional (National Weather Service) disse que nada foi observado no seu radar no horário do avistamento, e a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration) não reportou nada fora do comum, segundo a KHON 2. As forças armadas dos Estados Unidos conduziram um teste de mísseis de defesa em Kauai na sexta-feira, porém o teste não havia começado até as 19h20.
De acordo com uma notícia no sítio eletrônico da estação de televisão, o relato de testemunho ocular de Hollingworth mostra que “Estas duas pequenas bolas de fogo com uma trilha atrás delas”, diz Hollingworth, “Pareciam como um tipo de estrela cadente, mas que sempre continuava. Elas mudaram de direção algumas vezes, a princípio estavam vindo em nossa direção, mas então deram uma volta e foram para trás, e depois voltaram novamente”.
Hollingworth estava praticando surf com seu filho de 12 anos quando o show inesperado começou. “Eu estava um pouco preocupado. Eu disse para ele vir para perto de mim e sentar-se comigo. Esta poderia ser nossa última sessão de surf juntos, por que aquela coisa estava vindo diretamente para Honolulu. Parecia fatal para mim, era assustador”, disse.
As luzes continuam sem explicação de acordo com a notícia, porém um cético forneceu sua análise. O professor de astronomia da Universidade do Havaí Gareth Wynn-Williams disse à KHON 2 que acredita que existe uma explicação simples para os UFOs. “É provavelmente um tipo de trilha de condensação”, disse ele enquanto assistia ao vídeo de uma das luzes em sua casa em Kailua.
O professor disse que trilhas de condensação são causadas por aviões voando em grandes altitudes utilizando combustíveis baseados em hidrogênio. Um dos subprodutos da exaustão do combustível é água. “O ar é muito frio, então a água condensa-se e forma gotas muito rapidamente, e então estas gotas ficam atrás do avião até que eventualmente elas se aqueçam e evaporem”.