A NASA selecionou a empresa para desenvolver o traje espacial para a missão à Lua, a Artemis III, e participou das atividades quando o primeiro protótipo foi revelado na quarta-feira, 15 de março, durante um evento no Space Center Houston, no Texas. Ajudando a dar um passo à frente no objetivo da agência de construir uma economia robusta em nosso satélite trabalhando com provedores de serviços comerciais, a Axiom Space sediou o evento para estudantes e mídia fazerem perguntas e verem de perto o traje espacial.
O administrador da NASA, Bill Nelson, informou: “A parceria da NASA com a Axiom é fundamental para o pouso de astronautas e a continuidade da liderança americana no espaço. Com base nos anos de pesquisa e experiência da NASA, os trajes espaciais da próxima geração da Axiom não apenas permitirão que a primeira mulher ande na superfície lunar, mas também abrirão oportunidades para que mais pessoas explorem e conduzam ciência em nosso satélite.”
“Nossa parceria está investindo nos Estados Unidos, apoiando os trabalhadores da América e demonstrando outro exemplo da engenhosidade técnica da América que posicionará a NASA e o setor espacial comercial para competir – e vencer – no século XXI.” A missão Artemis III vai pousar astronautas, incluindo a primeira mulher, para promover a exploração lunar de longo prazo e a descoberta científica e inspirar a Geração Artemis.
A NASA selecionou a Axiom Space para entregar o sistema de caminhada lunar, incluindo o traje espacial, para a missão. Chamado de Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom, ou AxEMU, o traje espacial se baseia nos desenvolvimentos de protótipos de trajes espaciais da NASA e incorpora a tecnologia mais recente, mobilidade aprimorada e proteção adicional contra os perigos lunares.
A NASA optou por usar um contrato de serviços comerciais para o desenvolvimento do novo traje espacial, pelo qual a NASA compra serviços de caminhada lunar da Axiom Space. Essa abordagem mutuamente benéfica ajuda a fortalecer um mercado comercial emergente e concede à NASA o direito de usar os dados e tecnologias desenvolvidos sob o contrato para futuros esforços de exploração.
Lara Kearney, gerente do programa de Atividade Extraveicular e Mobilidade de Superfície Humana da NASA, disse: “A agência está liderando o caminho para permitir uma economia espacial crescente, alavancando os recursos da indústria e a experiência da NASA para fornecer serviços de caminhada lunar da maneira mais segura, eficaz e eficiente possível.”
Os especialistas definiram os padrões técnicos e de segurança pelos quais os trajes espaciais serão construídos, e a Axiom Space concordou em atender a esses requisitos importantes da agência. O AxEMU apresenta a amplitude de movimento e a flexibilidade necessárias para explorar mais a paisagem lunar, e o traje servirá em uma ampla gama de tripulantes, acomodando pelo menos 90% da população masculina e feminina dos Estados Unidos.
A Axiom Space continuará a aplicar inovações tecnológicas modernas em sistemas de suporte à vida, vestimentas de pressão e aviônicos à medida que o desenvolvimento continua. Ela é responsável pelo design, desenvolvimento, qualificação, certificação e produção de trajes espaciais de treinamento de voo e equipamentos de suporte, incluindo ferramentas, para permitir a missão Artemis III.
A empresa testará o traje em um ambiente espacial antes da missão. A NASA mantém a autoridade para treinamento de astronautas, planejamento de missão e aprovação dos sistemas de serviço. Após o Artemis III, a empresa competirá com os futuros serviços da missão Artemis sob o contrato Serviços de Atividades Extraveiculares de Exploração (xEVAS).
A agência concedeu recentemente um pedido de tarefa à Collins Aerospace, que também está competindo no contrato xEVAS, para desenvolver novos trajes espaciais para os astronautas usarem durante caminhadas espaciais na estação espacial. Ambos os fornecedores competirão por futuros pedidos de tarefas de serviços de caminhada espacial e lunar.