O lado “escuro” da Lua não é mais escuro do que o lado “claro”. Mas esse lado distante parece ficar mais frio à noite. A Lua da Terra está presa ao planeta, significando que o mesmo lado da Lua está voltado para nós o tempo todo.
Mas a Lua ainda está girando, a fim de constantemente apontar um rosto para nós, por isso experimenta dias e noites a partir da luz solar variável. Esses períodos duram cerca de duas semanas terrestres. Dados das missões Apollo já haviam revelado que a superfície iluminada pelo satélite pode subir a 127 graus Celsius durante o dia, e cair para menos de 173 graus à noite.
Todos esses dados vêm do lado da Lua que encara a Terra. A nova missão chinesa que pousou no lado “escuro” em 3 de janeiro registrou temperaturas ainda mais baixas durante a longa noite lunar.
O módulo chinês Chang’e 4 e seu jipe, Yutu 2, despertaram de modos de economia de energia adormecidos no final de janeiro e trouxeram dados sugerindo que as temperaturas caíram para 310 F negativos (menos 190 graus ), de acordo com um relatório da Agence France-Presse .
A diferença entre a leitura de Chang’e 4 e as missões Apollo é provavelmente devido à diferença na composição do solo lunar entre os dois lados da Lua. Ainda precisamos de uma análise mais cuidadosa”, disse Zhang He, diretor executivo do Chang’e. 4 projeto de sonda, disse à Xinhua .
Em outras palavras, algo sobre a sujeira lunar onde está o Chang’e 4, provavelmente está fazendo com que o solo retenha menos calor durante a noite do que os locais de pouso da Apollo. Mas os pesquisadores ainda não sabem o que é essa coisa.
Chang’e 4 e Yutu 2 são as primeiras sondas a explorar o lado mais distante de nosso vizinho mais próximo, de modo que os dados que eles retornam serão únicos. Pode levar muito tempo até que os pesquisadores tenham uma resposta firme à questão da diferença de temperatura.
Veja as imagens coletadas pela sonda chinesa no lado escuro da Lua aqui.
Fonte: Livescience.com
Veja Mais:
Aliens podem existir de formas que nem podemos imaginar
Ufólogos de todo o país, da Austrália e Paraguai se reúnem em Curitiba em março
UFOs e armas nucleares: uma ligação ainda misteriosa
Neil Armstrong era fascinado por UFOs e ajudou a proteger nomes do governo
Possível UFO filmado rondando vulcão no México
Caso de mutilação de porcos na Argentina tem causado pavor na população
Putin envia militares para Bureya; população desconfia de queda de UFO
Stephen Hawking reflete sobre origem do universo, ETs e viagem no tempo
Confirmado: Oumuamua não era asteroide, mas uma nave alienígena