Como temos a conhecida Sindrome de Estocolmo, onde pessoas que são sequestradas e aterrorizadas a um ponto extremo, isto pode deixar um disturbio psiquico onde o sequestrado se apaixona pelo sequestrador, como uma espécie de fuga, um acalento a sua insanidade devido a um conjunto de fatos traumaticos e inexplicados que ocorrem num turbilhao de emoções em suan mente deixando uma confusão de sentimentos que ela interpreta como amor e paixao.
A Sindrome da Falsa Memoria, muito conhecida também , onde após estupros infantis ou não por pessoas muito próximas como pai, tio, irmão a mente para manter a sua sanidade apaga o fato com um tipo de ammnesia pos traumática, e nas vagas lembranças que a memoria traz de volta , a mente cria um ser diferente ( ET , entidade , espirito) como forma de proteção , ao invés da dura e crua realidade.
A Sindrome do Contatado, temos normalmente um evento inicial real, muito forte e traumático que normalmente muda o seguimento da vida normal da pessoa, e a mesma vivencia de uma popularidade nunca antes imaginada , se torna o centro de atençoes , e vira noticia.
Com o tempo a pessoa volta a ser novamente um mero mortal, e a pessoa começa a fantasiar coisas relativas ao evento real e em muitas vezes fraudar provas e comunicações na intenção de se manter em evidencia e notoriedade a qualquer custo. É um evento muitissimo comum na ufologia.