Close Encounters é uma produção do Discovery Channel, apresentada em seu canal Discovery Science e que trata da questão ufológica de maneira inédita. O Discovery sempre tratou da Ufologia com bastante ceticismo, porém essa é sua primeira produção em que apresenta os fatos pelo ponto de vista dos ufólogos, representando um passo a frente no estudo do enigma ufológico.
Na primeira temporada de 13 episódios vários casos clássicos da Ufologia Mundial foram abordados. O caso Cash-Landrum, em que o carro das testemunhas foi abordado por uma estranha nave, deixando-lhes graves sequelas em dezembro de 1980, é um destes. Outra ocorrência destacada na série foi o encontro do Boeing 747 da Japan Air Lines, em novembro de 1986, com um gigantesco UFO sobre o estado norte-americano do Alasca. Além destes o programa tratou do caso da Floresta de Rendlesham, homens de preto, agroglifos e vários outros assuntos.
A segunda temporada de Close Encounters já está sendo produzida e o maior destaque será a participação brasileira. O editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, viajou a Toronto, no Canadá, onde o programa é gravado, a fim de conceder entrevistas e gravar sua participação na série. Gevaerd irá tratar de dois casos brasileiros e um argentino, conforme explica: “Entre os acontecimentos brasileiros, abordarei incidentes de Guaxupé (Minas Gerais) e de Colares (Pará). No primeiro caso, dois irmãos e uma terceira pessoa foram vítimas de sondas ufológicas hostis e tiveram “missing time”. O episódio foi exemplarmente investigado pelo ex-consultor da Revista UFO Reinaldo Stabolito. No segundo, um carpinteiro amazônida foi atacado pelo chupa-chupa. O caso é clássico da Ufologia Brasileira”.
PARTICIPAÇÃO DA NATA DA UFOLOGIA MUNDIAL
Gevaerd comenta também a respeito de um acontecimento argentino, o Caso Trancas, extraordinária ocorrência de 1963 em que uma família inteira observou 6 UFOs sobre uma estrada de ferro em uma área rural perto de Tucumán. Os ufólogos argentinos descobriram várias evidências físicas corroborando o depoimento das testemunhas, também consideradas de alta credibilidade. Além do editor da Revista UFO outros pesquisadores do mais alto nível participam de Close Encounters, como Gary Haseltine, participante do UFOZ 2012 e hoje o principal nome da Ufologia inglesa. Também Nick pope, ex-funcionário do MoD, Ministério da Defesa inglês, e Gildas Bourdais, pioneiro ufólogo francês, então entre as atrações de Close Encounters, que deverá ser exibido no Brasil em 2015.
Assista a um teaser de Close Encounters:
Site de Close Encounters no Discovery canadense
Site de Close Encounters no Science channel
Close Encounters, novo documentário sobre UFOs
Contato Imediato com Dr. Hynek
Arquivos do FBI demonstram modo de atuação de céticos
Militares se negam a abrir arquivos ainda classificados
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Avistamentos de discos voadores e contatos diretos com seus tripulantes são investigados oficialmente e descritos neste documentário. Contém a entrevista exclusiva com o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato. Este é o relatório completo da missão militar que se estabeleceu na área para identificar os objetos voadores não identificados lá observados. Seu personagem central é o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato e entrevistado com exclusividade pela Revista UFO, que revela detalhes das ações militares na área.