Senadora Kirsten Gillibrand ficou surpresa com a falta de orçamento do AARO
A senadora Kirsten Gillibrand questionou funcionários do Pentágono durante uma audiência do Comitê de Serviços Armados do Senado em 28 de março – que incluiu o secretário de Defesa Lloyd Austin e o presidente do Estado-Maior Conjunto General Mark A. Milley – sobre um pedido de orçamento para o Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO), informou o Military Times.
Kirsten, presidente do Subcomitê de Ameaças e Capacidades Emergentes das Forças Armadas do Senado, questionou por que o escritório estava sem fundos pelo segundo ano. Michael J. McCord, Controlador do Departamento de Defesa, disse a ela que não sabia que o escritório precisava de mais financiamento e tinha a impressão de que havia “financiamento adequado” para a organização recém-formada.
Ela argumentou que o escritório não estava recebendo “financiamento operacional básico” e que vários senadores enviaram anteriormente uma carta à vice-secretária de Defesa dos Estados Unidos, Kathleen Hicks, especificando o financiamento necessário. A carta a Hicks incluía o senador Marco Rubio. Kirsten, que entendeu que os números exatos foram classificados e não puderam ser revelados durante a audiência, questionou Austin sobre porque o escritório precisava de financiamento adequado após os incidentes do balão espião chinês.
“Os incidentes do mês passado envolvendo o balão chinês de alta altitude e os três objetos desconhecidos destacaram a necessidade de continuarmos a melhorar nossa compreensão dos UAPs no espaço aéreo dos Estados Unidos”, disse Kirsten. Austin – que disse que “garantirá” que o escritório receba financiamento total no futuro, disse a Kirsten que o Pentágono solicitou US$11 milhões para sua pesquisa no orçamento do ano fiscal de 2024, que ela revelou não ser o orçamento solicitado pelo escritório.
O presidente Biden anunciou o plano orçamentário na Filadélfia em 09 de março – que exigia US$5.5 trilhões em aumentos de impostos na próxima década. A porta-voz do Pentágono, Susan Gough, disse ao Military Times em 14 de março que os números do orçamento do escritório para o ano fiscal de 2024 foram classificados.
O AARO foi fundado em julho de 2022, com o objetivo de detectar e identificar objetos de interesse no espaço aéreo dos Estados Unidos e “mitigar quaisquer ameaças associadas à segurança das operações e à segurança nacional”, que “inclui espaço anômalo, objetos não identificados, aerotransportados, submersos e transmídia.” “Eles apenas colocaram um número de espaço reservado nele”, disse Rubio ao Military Times.