O senador do Missouri afirmou em uma entrevista à Fox News que o governo está evitando respostas claras sobre os drones e quem pode estar por trás deles. Pressionado sobre se esses avistamentos inexplicáveis “poderiam ser extraterrestres“, Hawley riu, mas deixou a porta aberta, dizendo: “Tudo é possível“.
Hawley atua nos Comitês do Senado sobre o Judiciário, Segurança Interna (DHS) e Assuntos Governamentais e reconhece que os drones misteriosos representam um desafio significativo para as agências de defesa e inteligência dos EUA.
Seus comentários surgem em meio ao crescente interesse nos UFOs/UAPs após milhares de avistamentos de drones misteriosos no leste dos EUA e até mesmo em bases militares dos EUA no Reino Unido e na Alemanha.
Em sua entrevista, ele destacou por que acha importante manter o público informado. “Você não pode me dizer que o governo não sabe o que está acontecendo aqui. E o fato de que eles não vão nos informar, não vão ser honestos conosco, não vão responder perguntas em público. Há algo realmente estranho acontecendo. Eu lhe digo, o que me preocupa é o fato de que eles estão sobre nossas instalações militares. E não vamos nunca esquecer que esta administração permitiu que um balão espião chinês voasse por todo o território continental dos Estados Unidos, não fez nada a respeito e agora eles não vão ser honestos conosco sobre isso. Eu acho que é um grande problema.”
Os avistamentos começaram em Nova Jersey em novembro, antes de se espalharem para outros estados do leste, incluindo Nova York, Ohio, Connecticut e Pensilvânia. Avistamentos de drones perto de bases aéreas dos EUA no Reino Unido e na Alemanha também foram relatados.
Hawley destacou em sua entrevista o quanto os avistamentos de drones estão interferindo em atividades de combate legítimas, dizendo: “Quando fechamos bases da força aérea, a Base Aérea Wright-Patterson fica fechada por um tempo, quando as companhias aéreas comerciais são interferidas, elas não conseguem fazer seus padrões de voo por causa desses drones. Uh, isso é estranho.”
O FBI enviou por e-mail à Newsweek um link para a declaração conjunta emitida pelo FBI e pelo DHS em 12 de dezembro, que dizia: “Não temos evidências neste momento de que os avistamentos de drones relatados representem uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública ou tenham um vínculo estrangeiro.
O FBI, o DHS e nossos parceiros federais, em estreita coordenação com a Polícia Estadual de Nova Jersey, continuam a enviar pessoal e tecnologia para investigar esta situação e confirmar se os voos de drones relatados são realmente drones ou se são aeronaves tripuladas ou avistamentos imprecisos.”
A declaração explicou que, historicamente, as agências têm enfrentado casos de erro de identificação, onde drones relatados são, na verdade, aeronaves – terrestres – tripuladas.
O comunicado prosseguiu dizendo que eles não corroboraram nenhum dos relatos de avistamentos visuais com detecção eletrônica.
O FBI e o DHS acrescentaram em sua declaração conjunta: “Levamos a sério a ameaça que pode ser representada por sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS), e é por isso que as autoridades policiais e outras agências continuam apoiando Nova Jersey e investigando os relatos“.
Em uma declaração enviada por e-mail à Newsweek na terça-feira, a Base Aérea Wright-Patterson disse: “Nossas unidades continuam monitorando o espaço aéreo e estão trabalhando com autoridades policiais locais e parceiros de missão para garantir a segurança do pessoal, instalações e ativos da base. Solicitamos que indivíduos na área entrem em contato com a polícia local ou com as Forças de Segurança se virem algo suspeito, incluindo UAS ou atividade de drones.”
O presidente eleito Donald Trump declarou que, em sua opinião, o governo sabe o que está acontecendo em relação aos drones misteriosos e sugeriu que o governo Biden está escondendo informações do público.
Conforme relatado pela Newsweek, Trump comentou pela primeira vez sobre os avistamentos de drones na semana passada, sugerindo que eles deveriam ser abatidos e que o governo Biden estava escondendo informações do público.
“Avistamentos misteriosos de drones por todo o país“, ele escreveu na sexta-feira no Truth Social. “Isso pode realmente estar acontecendo sem o conhecimento do nosso governo? Eu não acho! Deixe o público saber, e agora. Senão, atire neles!!!”.
Na segunda-feira, Trump disse aos repórteres o que ele achava que o governo dos EUA faria se acreditasse que um adversário estrangeiro estava operando os drones: “Se fosse o inimigo, eles explodiriam. Mesmo se estivessem atrasados, eles explodiriam. Algo estranho está acontecendo. Por algum motivo, eles não querem contar ao povo.”
O presidente Joe Biden abordou os misteriosos avistamentos de drones em Nova Jersey, dizendo que “não há sensação de perigo“.
Falando a repórteres na Casa Branca na terça-feira, Biden disse que os drones “não eram nada perigosos, aparentemente” e sugeriu que muitos dos avistamentos eram de drones autorizados em voo.
O FBI incentivou que os avistamentos continuem sendo relatados pelo telefone ou enviados on-line para tips.fbi.gov.
Via Newsweek