Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Satélite vê matéria em alta velocidade girando ao redor de um buraco negro
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Satélite vê matéria em alta velocidade girando ao redor de um buraco negro
notícias

Satélite vê matéria em alta velocidade girando ao redor de um buraco negro

Ultima atualização: 6 de junho de 2010 00:00
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

53d5d879fd29e00352e23366ac120def1528383444

Galáxia Markarian
Créditos: Educatedearth.net

Usando uma técnica de radar, uma típica armadilha policial, os cientistas têm cronometrado o chicoteamento de três aglomerações separadas de gás de ferro quente ao redor de um buraco negro a 30.000 km por segundo, um décimo da velocidade da luz. Esta animação descreve três grossos pedaços quentes de matéria orbitando um buraco negro. Eles orbitam o buraco negro a uns 30.000 km por segundo, um décimo da velocidade da luz.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

A observação, feita com o Observatório XMM-Newton, da ESA, marca a primeira vez que uma equipe de cientistas localizam gotas individuais de matéria rasgada em uma viagem completa ao redor de um buraco negro. Isto fornece uma cucial mensuração do que tem feito perder muito tempo de estudo de buracos negros: um período orbital. Sabendo isto, os cientistas podem medir a massa do buraco negro e outras características que os iludiram por muito tempo.

A doutora Jane Turner da NASA Goddard Space Flight Center, Greenbelt e da Universidade de Maryland Baltimore (USA) apresentou este resultado em uma entrevista coletiva à Sociedade Astronômica dos Estados Unidos, em San Diego junto com o doutor Lance Miller da Universidade de Oxford, Reino Unido. “Durante anos só vimos a comoção geral causada por buracos negros volumosos, quer dizer, uma efusão maravilhosa de luz”, disse Lance Miller. “Não podíamos localizar as particularidades. Agora, com XMM-Newton, podemos filtrar toda aquela luz e encontrar padrões que nunca revelaram informações sobre os buracos negros vistos anteriormente em tal claridade”.

Lance Miller notou que se este buraco negro fosse colocado em nosso Sistema Solar, apareceria como um abismo escuro esparramado tão largo quanto a órbita de Mercúrio. E as três aglomerações de matéria descobertas, cada uma tão grande quanto o Sol, estariam na órbita de Júpiter. Eles orbitam o buraco negro em umas 27 horas, comparada aos 12 anos que Júpiter leva na orbitar o Sol. Buracos negros são regiões do espaço no qual a gravidade impede que toda matéria ou luz escape. O que os cientistas vêem não é o próprio buraco negro mas apenas a luz emitida perto dele como quedas de matéria caindo para o buraco negro e os calores de temperaturas extremamente altas.

A equipe de Jane Turner observou uma famosa galáxia Markarian 766, localizada a 170 milhões de anos-luz na Constelação Coma Berenices – Cabelo de Berenice. O buraco negro em Markarian 766 é relativamente pequeno embora altamente ativo. Sua massa é alguns milhões de vezes a do Sol. Outros buracos negros têm mais de 100 milhões de massas solares. Funis de matéria, este buraco negro é como água rodando abaixo num dreno, formando o que os cientistas chamam de “disco de acreação”. Chamas estouram neste disco, muito provavelmente, quando linhas do campo magnético, emanado do buraco negro central, interagem com as regiões próximas do disco.

Para medir a velocidade das chamas e a massa do buraco negro, os cientistas usaram uma técnica que envolve a medição do efeito Doppler e se assemelha ao usado pela polícia para pegar os motoristas em alta velocidade. Quando um objeto se move na nossa direção, a freqüência ou energia de suas luzes se elevam. Reciprocamente, a energia diminui quando o objeto se afasta de onde estamos. Isso é o efeito Doppler, um fenômeno semelhante acontece com a variação do som de uma sirene policial. Se estiver se aproximando, a freqüência do som é mais alta, mas se está se distanciando a freqüência é mais baixa.

“Pensamos que estamos vendo o disco de acreação em ângulo ligeiramente inclinado, assim vemos a luz de cada uma destas chamas subir e descer quando orbitam o buraco negro”, disse Lance Miller. Estudando o padrão com que a energia da luz das aglomerações se eleva e diminui, os cientistas também podem determinar a massa do buraco negro e o ângulo com que se vê o disco de acreação. Com uma massa conhecida e período orbital, Jane Turner e sua equipe podem determinar a velocidade das aglomerações usando a física newtoniana relativamente simples.

Dois fatores tornaram a medida possível. Uma é que o XMM-Newton capturou chamas particularmente persistentes durante uma longa observação, de quase 27 horas. Igualmente crucial é a energia da luz sem precedente colecionada pelo XMM-Newton que permitiu aos cientistas observar como a energia das aglomerações muda com o passar do tempo. Jane Turner disse que esta observação confirma um resultado preliminar do XMM-Newton, anunciado em setembro de 2004 por uma equipe européia conduzida pelo Dr Kazushi Iwasawa do Instituto de Astronomia de Cambridge, Reino Unido, que algo tão detalhado quanto um período orbital poderia ser descoberto com a geração atual de observatórios de Raios-X. A combinação de resultados indica que os cientistas, dando muito tempo á cronometragem da observação pode, agora, fazer medidas cuidadosas do buraco negro e até mesmo testar a relatividade geral no domínio da extrema gravidade.

Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

HySDUVZGKke 0 333 3000 1688 0 x large
Cidade de Israel coleciona incríveis casos de UFOs
Notícias
IMG 20251107 WA0014
O 3I/ATLAS seria Uma forma de vida baseada em plasma?
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up