PRÉ-VENDA
Ad image

Satélite lançado na Nova Zelândia será visível pelos próximos nove meses

Iniciativa tem sido criticada pela comunidade astronômica, pois objeto pode atrapalhar observações; artefato igualmente pode vir a ser confundido com um UFO

Equipe UFO

1071d741e1639a8289ab987c5c5c377a1526583414

O polêmico satélite Humanity Star, que promete ser um empecilho tanto para a Astronomia quanto para a Ufologia
Créditos: Rocket Lab

Há alguns dias foi lançado na Nova Zelândia, do Complexo de Lançamento 1 da empresa Rocket Lab, um foguete Electron que a companhia alega ser um meio barato de acesso ao espaço. O lançamento aconteceu na Ilha Norte da Nova Zelândia, na Mahia Peninsula, e levou ao espaço três pequenos satélites Cubesat, que podem ser configurados para desempenhar diversas tarefas. Um desses satélites, da empresa Planet, é designado Dove Pioneer e fará imagens da Terra. Dois outros são designados Lemur-2 e realizam observações climáticas e acompanham navios para a Spire. Contudo, foi a quarta carga do foguete, de propriedade da própria Rocket Lab, que vem causando polêmica.

Ad image

A entrada em órbita do satélite Humanity Star (Estrela da Humanidade) foi anunciada somente depois do fato consumado. Seu formato é aproximadamente esférico, mede cerca de um metro de diâmetro, e é coberto por 65 painéis de fibra de carbono altamente reflexivos. Sua órbita varia de 293 a 521 km de altitude e pode ser rastreada no site da empresa, apresentado nos links abaixo. Peter Beck, fundador da empresa, afirma: “A humanidade é finita e não estaremos aqui para sempre. Mas mesmo diante de nossa quase inconcebível insignificância, a humanidade é capaz de coisas grandes e boas. E o Humanity Star é para nos lembrar disso”. Não está claro o quanto o satélite será visível, com algumas estimativas comparando seu brilho ao dos satélites Iridium, porém devido a seu tamanho isso é pouco provável. Contudo, o lançamento praticamente clandestino já é motivo de protestos da comunidade astronômica, pois justificadamente o objeto irá atrapalhar qualquer observação na região do céu em que estiver.

Alguns têm enviado protestos irados pela internet, como Jessie Christiansen, que afirmou: “Não invadimos seu laboratório de engenharia e colocamos coisas brilhantes para atrapalhar vocês. Estamos tentando estudar o Universo”. Satélites com superfícies brilhantes já foram anteriormente postos em órbita com variados objetivos científicos, como o Starshine 1 e 2, lançados em voos do ônibus espacial da NASA em 1999 e 2001. O Japão lançou o Ajisai em 1986, ainda em órbita e que pode ser visto com binóculos. A NASA colocou em órbita, em 1976, o Satélite Geodinâmico Laser ou Lageos, esférico e coberto por 426 retrorefletores. Com ele puderam ser realizadas medições de extrema precisão a respeito da movimentação das placas tectônicas terrestres e colocado em uma órbita a 5.900 km de distância, deverá ali permanecer por cerca de 8,4 milhões de anos. Já o Humanity Star, sem qualquer finalidade científica, será também um empecilho para a pesquisa ufológica, pois fatalmente acabará confundido com um UFO. Felizmente sua órbita deverá decair e ele deve ser destruído na atmosfera terrestre em cerca de nove meses.

Visite o site do Humanity Star

Satélite Black Knight sendo abatido, fraude com uma fraude

Protótipos de nanonaves estelares já estão em órbita

Grupo canadense pretende lançar satélite para rastrear UFOs

UFO nos céus de Miami era foguete lançando satélite da Marinha

Rússia pode estar testando arma espacial

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

crédito: Revista UFO

Dossiê Cometa

Dossiê Cometa

O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. O documento foi entregue ao primeiro ministro francês e a outras autoridades mundiais, com uma séria advertência: devemos estar preparados para grandes transformações em nossa cultura, ciência e religião, pois em pouco tempo os UFOs causarão grande impacto em nossas vidas.

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe