PRÉ-VENDA
Ad image

Retorno de Arquivo-X é um grande sucesso

Primeiro de seis novos episódios renova a mitologia da conspiração ligada à presença alienígena, e critica severamente os rumos da sociedade e o tratamento dado à Ufologia

Equipe UFO

f9424f730d78313f4c8cdd3a1de7a17f1527080440

Arquivo-X está de volta, após um intervalo de 13 anos, criticando a forma como tem sido tratada a pesquisa ufológica
Créditos: FOX

Após 13 anos de hiato, estreou no último dia 24 nos Estados Unidos, e na madrugada do dia 25 no Brasil a minissérie que representa a décima temporada de Arquivo-X. A série original, exibida entre 1993 e 2002, captou a imaginação do mundo com uma mitologia básica envolvendo uma conspiração para acobertar a existência de vida alienígena, ao mesmo tempo em que exibia episódios independentes em que os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), enfrentavam monstros, mutantes, cultos macabros e outros fenômenos estranhos. A abertura idêntica a que era utilizada anteriormente, e a manutenção do título em português, Arquivo-X, foram aspectos muito elogiados.

Ad image

No primeiro episódio, My Struggle, descobrimos que Scully e Mulder estão separados, ela seguindo em sua carreira médica, e ele ainda buscando a verdade de forma não oficial. Um apresentador de TV interessado em alienígenas e na conspiração que acoberta sua existência os reúne, e acontecem então inúmeras referências a episódios clássicos da Ufologia Mundial. O primeiro é o Caso Roswell, de julho de 1947, que tem mais uma versão ficcional apresentada na TV, incluindo um modelo de disco voador em tamanho real de 15 metros construído para as filmagens. Vale a pena destacar que a série, depois de anos somente insinuando os alienígenas, desta vez revela em uma cena forte, de maneira clara, um dos desafortunados tripulantes do UFO caído. O tema das abduções, como não poderia deixar de ser, também foi um dos temas centrais nesse retorno.

São ainda mencionados o Caso Arnold, de 24 de junho de 1947 e considerada a data oficial do início da Ufologia Mundial, a aparição de diversos UFOs sobre Washington em 20 de julho de 1952, e vários outros. O programa focou muito nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que de acordo com a trama, graças às leis reforçando a segurança nacional serviu para os conspiradores aumentarem seu poderio. Arquivo-X ainda prestou um grande serviço à Ufologia Mundial, ao criticar fortemente a maneira como a pesquisa ufológica tem sido tratada em tom de galhofa pela maior parte da imprensa. Igualmente criticou a forma como a sociedade de maneira geral tem se deixado levar por modas e consumismos, ameaçando a natureza do planeta e, graças a comportamentos fúteis, deixando o caminho livre para o aumento do poderio dos lobbies econômicos, corporativos e militares que mantém o planeta em permanente estado de conflito.

MUITO PERTO DA VERDADE

crédito: FOX

Um modelo em tamanho natural de um disco voador foi construído para as filmagens

Um modelo em tamanho natural de um disco voador foi construído para as filmagens

O criador da série, Chris Carter, comentou em recente entrevista: “Uma pessoa se aproximou de mim, quando o seriado já fazia sucesso nos anos 90, e afirmou que trabalhava em alto cargo em uma agência secreta do governo, dizendo que estávamos muito próximos da verdade”. O produtor ainda comentou que buscou o próprio Bureau Federal de Investigação (FBI, a Polícia Federal norte-americana), quando escreveu as primeiras histórias, e lhe prestaram alguma ajuda. Porém, próximo da estreia, Carter foi questionado a respeito do que estava fazendo, e comenta: “Por um segundo, achei que viriam aqui e acabar com a série”. Hoje, de acordo com ele, a maior parte da instituição é grande fã da série, embora tenha igualmente sido criticada no primeiro episódio da nova minissérie, quando o diretor assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi) confidencia ao casal de agentes que a burocracia do Bureau piorou muito na última década.

O segundo episódio, Founder´s Mutation, foi centrado em incidentes envolvendo uma empresa de genética que tem associações com o Departamento de Defesa norte-americano, abordando o tema da miscigenação alienígena. A dupla de episódios que marcou o retorno de Arquivo-X foi muito elogiada, retomando os temas clássicos da série de forma renovada e atual. Dentro da ufologia Mundial os comentários foram muito favoráveis, e espera-se inclusive um aumento no interesse pela questão ufológica e busca pela vida extraterrestre. Além disso, ao criticar fortemente a pouca transparência com que governos e organismos militares atuam, Arquivo-X pode também prestar bons serviços à Ufologia e a sociedade brasileiras, como nos tempos em que foi líder de audiência nos anos 90. Nesta terça, às 22h30 e 23h18, o canal por assinatura Fox apresenta uma reprise dos dois primeiros episódios da minissérie.

Confira os primeiros instantes do retorno de Arquivo-X

Confira o vídeo Arquivo-X Reaberto

Cena do primeiro episódio com uma recriação da queda do UFO em Roswell

Veja uma ação promocional de Arquivo-X que montou um UFO caído nos Estados Unidos

A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia

Obama afirma em entrevista que não pode revelar nada sobre alienígenas

Piloto comercial que voou com Obama descreve avistamento de UFO

Hillary Clinton promete liberar informações sobre UFOs

A verdade é mantida longe do conhecimento da humanidade por interesses e conveniências

A manipulação de informações ufológicas é feita por uma elite econômica mundial

Livro: Quedas de UFOs II

crédito: Revista UFO

Quedas de UFOs II

Quedas de UFOs II

Quedas de UFOs
II deixará o leitor perplexo ao mostrar casos de acidentes de discos voadores em vários lugares do mundo, muitas vezes com resgate de seus tripulantes, com e sem vida, geralmente por militares que se incumbem de seu acobertamento. Alguns episódios são extremamente interessantes, como os casos Varginha, Roswell e Coyame, detalhadamente estudados nesta obra, entre muitos outros igualmente relevantes.

DVD: Roswell: Arquivo Secreto

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe