PRÉ-VENDA
Ad image

Projeto SETI é salvo por doação e vai voltar a operar a partir de setembro

322 mil reais retoma busca por extraterrestres

Equipe UFO

9685499f1c2d9a7c6a7200501a5fb4891527538161

Conjunto de radiotelescópios vai voltar a vasculhar o céu em busca de sinais de inteligências alienígenas
Créditos: Wikipedia

Um esquadrão de 42 radiotelescópios procurando sinais de vida inteligente no universo vão retomar sua busca após conseguir doações suficientes para continuar o seu trabalho. O Search for Extraterrestrial Intelligence [Busca por Inteligência Extraterrestre, SETI], uma organização privada dedicada à busca por sinais de vida inteligente no espaço, recebeu mais de 200 mil dólares (R$ 322.599,00) em doações para continuar os seus trabalhos. De acordo com o jornal San Jose Mercury News, a atriz Jodie Foster foi uma das pessoas que doaram dinheiro para o projeto.

Ad image

Os telescópios vinham vasculhando os céus há tempos, na tentativa de captura de sinais de rádio de origem alienígena, mas tiveram de passar por um período de hibernação desde maio por falta de verba [Veja SETI suspende busca por sinais extraterrestres]. Os equipamentos eram originalmente de um projeto em parceria entre o Instituto SETI e o laboratório de astronomia da Universidade de Berkeley, que cessou por causa da perda da subvenção dada pela National Science Foundation e pelos cortes no orçamento do estado.

O astrônomo do SETI Seth Shostak disse que estava muito grato em conseguir o dinheiro justo em um período de dificuldades econômicas nos Estados Unidos. “Mesmo assim, as pessoas continuam pensando nesta questão fundamental: existe algo lá fora que é tão inteligente ou até mesmo mais inteligente que nós?”, disse.

Os telescópios serão ligados novamente em setembro e deverão operar 24 horas por dia até o fim do ano, enquanto o projeto busca por mais recursos. Os equipamentos e equipe de 10 pesquisadores têm um custo de 2,5 milhões de dólares (R$ 4 milhões) ao ano. No total, o instituto tem um orçamento de 18 milhões de dólares e 140 funcionários. O fundo vem de doações, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e da National Science Foundation.

O diretor do SETI Tom Pierson disse ao patrocinadores em uma carta que a meta é alcançar cinco milhões de dólares para que seja possível que os equipamentos possam apontar para as 1.235 novos exoplanetas que foram anunciado em fevereiro na missão Kepler da NASA.

Os equipamentos não serão usados somente na pesquisa por extraterrestres, mas também vão contribuir para o estudo de buracos negros, pulsares e o campo magnético na Via Láctea.

crédito: Arquivo Revista UFO

A famosa mensagem de Arecibo, enviada em 1974

A famosa mensagem de Arecibo, enviada ao espaço pelo SETI em 1974, em direção do agrupamento estelar M13, localizado no aglomerado de Hércules, distantes cerca de 25 mil anos-luz


Leia também:

A tecnologia do SETI ao alcance de todos

SETI@Home: a procura por alienígenas em cada lar


Glossário do Projeto SETI

Cronologia do SETI

Construção de uma estação SETI amadora

O grande silêncio dos alienígenas

SETI Ótico: uma nova ferramenta

“Sinal candidato” a possível resposta

Os caminhos para a pesquisa SETI

Propondo a pesqusia em microondas

A procura por vizinhos cósmicos

METI: um protocolo para os contatos extraterrestres

Alexander Zaitsev: O Paradoxo de SETI

Artigos mais recentes:

A agonia do SETI

A cronologia das operações do SETI

É verdade que o SETI nunca recebeu sinais de civilizações alienígenas?


Fique por dentro sobre tudo da Ufologia Mundial:

Agosto é o mês do frete grátis no Portal da Ufologia Brasileira:

Escolha e compre mais de 100 títulos de obras sobre Ufologia e quase 300 edições da Revista UFO e séries paralelas, ganhando remessa postal sem custo para todo o Brasil!

TÓPICO(S):
Compartilhe