O tenente-coronel aviador Marcos César Pontes é o primeiro astronauta do mundo a aceitar fazer parte ativa de uma entidade ufológica. A convite do jornalista e consultor de UFO Wendell Stein, que entrevistou Pontes há dois meses para a revista, o astronauta confirmou que não apenas aceita, mas que está entusiasmado em fazer parte do Conselho Editorial da publicação. Esse é um feito inédito, mais um que se soma à trajetória da Revista UFO, a primeira do mundo a completar 100 edições e, agora, a primeira a contar com um astronauta em seus quadros.
A Ufologia Brasileira está em festa, já que a adesão não é apenas da revista, mas de toda a comunidade ufológica de nosso país. Pontes é o primeiro brasileiro a ir ao espaço num programa da NASA. Ele foi selecionado em junho de 1998, depois de um rigoroso processo que incluiu exames físicos e intelectuais. Como integrante do Conselho Editorial da Revista UFO, Pontes dará assessoria à publicação para assuntos astronômicos e astronáuticos. A publicação também pretende iniciar uma vasta campanha nacional para popularizar as missões da NASA ao espaço, agora bem mais perto dos brasileiros com a presença do astronauta no corpo de pilotos da agência espacial norte-americana.
Nascido em Bauru, em 11 de março de 1963, filho de um servente do Instituto Nacional do Café e de uma escrituraria da Rede Ferroviária Federal, Pontes está realizando seu sonho de infância: ser astronauta. Sua origem humilde é prova de que obstinação e perseverança dão resultado. O astronauta conseguiu realizar grande parte de seus sonhos. Na Força Aérea Brasileira pilotou todos os aviões que por ali passaram, e hoje se prepara para ser o primeiro brasileiro a deixar a Terra em uma missão espacial.
O tenente-coronel recebeu o ufólogo e jornalista Wendell Stein, enviado da Revista UFO, para uma longa entrevista, a primeira que ele daria a uma publicação ufológica. Stein relatou que Pontes foi muito atencioso e simpático, respondendo todas as perguntas com confiança e segurança, até aquelas mais polêmicas e envolvendo o Fenômeno UFO. Ele afirmou que acredita na existência de vida extraterrestre, entre outras coisas surpreendentes. Na ocasião, Stein o convidou para ser consultor de espaço da Revista UFO, o que o major Pontes acabou aceitando e confirmando em 30 de julho passado.
Entrementes, o astronauta esteve em Campos de Goytacazes (RJ), onde conversou com o nosso também consultor João Oliveira, que reforçou o convite. João mobilizou até seu colega Marcelo Oliveira, que, em Brasília, na quarta-feira passada, 28 de julho, dava mais um estímulo para Pontes aceitar o convite.
Não percam a sensacional entrevista que Wendell Stein fez com o primeiro astronauta brasileiro, que será integralmente publicada em UFO 102, de agosto.