“Passavam das 19h30 do último 19 de maio e de repente escutamos que a cadela, que estava no pátio, ladrava incessantemente. Pensamos que alguém tinha entrado e saímos para averiguar. Como nãohavia ninguém, ficamos conversando um pouco por lá, quando percebemos uma luz azul no céu, quefazia movimentos bruscos de ascensão e descida. Pensamos que era um avião, mas recordei que estes empregam três cores de luzes: brancas à frente, quando vão aterrissar, vermelha e verde dos lados. Não era um avião, era um UFO.” No dia anterior, 18 de maio, a senhora Maria Gabriela Osorioconseguiu filmar um UFO, no mesmo setorRaúl Leoni de Maracaibo.Clique aqui para assistir ao vídeo.
Alfredo Villalobos, repórter gráfico com 25 anos de experiência, explicou que nesse momento estava com sua sogra, Maria Romero, e correu buscar sua câmera para capturar a imagem. Conseguiu seu objetivo, entretanto, em pouquíssimo tempo o objeto desapareceu. “Deu tempo de tomar duas fotos. Ao processá-las, meconvenci de que se tratava de um objeto cilíndrico”. A imagem foi captada pelo repórter gráfico desde o pátio de sua casa, na urbanização Altamira da Paróquia Raúl Leoni, onde casualmente foi reportado outro avistamentoem 21 de dezembro de 2007, masna localidade deLa Floresta. Héctor Escalante, repórter caraquenho e responsável junto a Rafael Gutiérrez do blog ovnivenezuelagrupo, recolheu para o site as impressões de Joelvin Villarreal, testemunha do fato, quem descreveu um objeto triangular, com luzes vermelhas perfeitamente alinhadas, que ziguezagueava entre os edifícios do setor.
As vizinhanças de Raúl Leoni asseguram que têm avistado artefatos insólitos na região. Ao perguntar aos vizinhos sobre os possíveis fatos, muitos respondem exaltados: “Claro que existe, eu o vi, era uma luz que passava de roxaa alaranjada, de vez em quando se movia, durandoaproximadamente uns 10 minutos. Deu tempo que o víssemos em umas 10 pessoas”, confessou Edwin Álvarez, que reside na segundaala dos edifícios.Também confessam que sentiram uma estranha sensação após observarem o fenômeno. “Nós ficamos hipnotizados por escassos segundos, alguns conseguiram gravar e tudo, mas não é a primeira vez que vemos algo parecido na zona. Em dezembro passado, enquanto celebrávamos a véspera de Natal, também vimos uma luz parecida”, disse Xiomara Galban, outra das residentes. Na cabeceira da ponte local tambémhá relatos diversossobre esses objetos voadores não identificados.
Além da ciência e ficção – Carl Sagan, astrônomo, divulgador e cientista norte-americano, disse uma vez: “Somos pó de estrelas, que pensa a respeito das estrelas”, se referindo à eterna necessidade do homem de buscar nos céus companhia à vastidão do universo, mas são nessas constantes miradas que os homens e mulheres da Terra dão aos céus que, de vez em quando, se conseguem ver os chamados UFOs. Os avistamientos a mais de 150 metros de distância são classificados comoluzes ou objetosdiurnos, luzes ou artefatos noturnos, relatórios visuais ou por radar etc,enquanto a menos de essa longitude torna-se um “encontro próximo”. O termo foi alcunhado por Josef Allen Hynek, astrônomo e ufólogo dos EUA, quem introduziu tipos básicos de encontros possíveis.
Zona quente – Os céus das capitais latinoamericanas têm sido foco de inumeráveis avistamentos ufológicos desde épocas remotas e a Venezuela não escapa dessa realidade. Segundo Escalante, recebem reportes de todo o território, pelo menos 10 observações mensais e, nos picos mais altos, ocorrem durante os últimos meses do ano. Explicou que os Estados que recebem maisrelatos de avistamentos são Distrito Capital, Mérida, Aragua, Carabobo, Zulia e Falcon. Do último, provém cerca de quatro relatórios mensais, pelo que oufólogo qualificoua região como “zona quente”.
Existem hipótese que asseguram queUFOs vêm de outra dimensão e não de outro planeta, como o imaginario popular e Hollywood tem trasmitido através dos anos. Apesar disso, os seres humanos seguem buscando no céu e um dos exemplos mais claros é a iniciativa Seti [Busca de Inteligência Extraterrestre, da sigla em inglês], que trata de encontrar vida extraterrestre inteligente, seja por meio da análise de sinais electromagnéticos capturadas em diferentes radiotelescópios, ou bem enviando mensagens de diferentes naturezas ao espaço, com a esperança de que alguma delas seja respondida.
Outro exemplo clarofoi representado nas sondas espaciais Voyager I e II, além das Pioneer 10 e 11, que levam mensagens que dão a conhecer a existência de alguns dos avanços mais importantes como raça humana no eventual caso de encontrar vida durante suas viagens através do cosmos. Não se comprovou a existência de vida extraterrestre através do espaço ou de outras dimensões, mas foi o astrônomo Carl Sagan quem disse em uma ocasião: “A ausência de prova não é prova de ausência”.
Videos de outros casos com avistamentosna Venezuela, clique aqui e aqui.