Ufólogo Philip Mantle já tinha afirmado seu desejo de doar suas pesquisas
Philip Mantle é um dos principais pesquisadores de UFOs do Reino Unido e doou sua coleção de documentos para o novo Centro Nacional de Registros Históricos de UFOs no Novo México. Mantle é o ex-diretor de investigações da British UFO Research Association e um dos principais autores e palestrantes sobre ufologia e já vinha pensando na doação há alguns anos.
“Já faz algum tempo, provavelmente nos últimos quatro ou cinco anos, que tenho pensado no que fazer com meu humilde arquivo de documentos de UFOs, fotos, slides, recortes de notícias etc.”, explicou ele. “Não estou com a melhor saúde e ninguém da minha família está interessado em UFOs.”
“Eu simplesmente queria garantir que meus arquivos fossem preservados para a posteridade e possivelmente disponibilizados ao público. Para esse efeito, doei todos eles (não meus livros ou minha coleção de memorabilia de UFOs) para David Marler no Centro Nacional de Registros Históricos de UFOs.” Mantle, 65 está envolvido na pesquisa de UFOs desde 1980 e reuniu uma riqueza de material depois de investigar muitos relatos de avistamentos, abduções e encontros.
“Quem me conhece sabe que desde 1999 sofro de um problema cardíaco grave e com risco de vida, um problema que quase me matou várias vezes”, disse ele. “Agora, ao chegar aos 65 anos, tive que decidir o que fazer com meus arquivos e coleções variadas. Infelizmente não há nenhuma instituição acadêmica aqui no Reino Unido que possa pegar minha coleção, arquivá-la, disponibilizá-la ao público e cuidar dela em um futuro previsível.”
“Há algum tempo venho pensando no que fazer com eles – se os passasse para um colega, ele também, em algum momento, se depararia com o mesmo dilema. Depois de muito pensar, finalmente decidi que o melhor lugar para meus arquivos era com David Marler”, continua.
“Decidi doar meus arquivos, mas estou feliz que eles estarão seguros e serão cuidados por muito tempo depois que eu partir. Se não fosse por organizações como eles, toneladas de valiosos e históricos dados de UFOs teriam sido perdidos para sempre”, conclui.
Criado no ano passado, o Centro Nacional de Registros Históricos de UFOs contém o maior arquivo dedicado à preservação e centralização de informações sobre UFOs nos Estados Unidos. O objetivo do centro é coletar, preservar e fornecer materiais históricos de UFOs para o público em geral e “partes interessadas.”