
INTRODUÇÃO – Em nossa edição nº 5, de agosto/setembro de 1988, lançamos uma pesquisa destacável para ser preenchida por nossos leitores e assinantes, que deveriam remetê-la ao endereço de nossa Redação para avaliações. Esta pesquisa foi considerada a 1ª Enquête Nacional sobre Ufologia, promovida pelas revistas UFO e UFO ESPECIAL. Seus objetivos foram simples: por um lado, pretendeu-se avaliar o grau de receptividade que nossas publicações vêm recebendo por parte do leitor, no que diz respeito à sua diagramação e arte-final, conteúdo dos textos e apresentação das matérias, número de ilustrações usadas e sua aplicação aos textos em questão, etc. Por outro lado, pretendemos, com esta Enquête, também avaliar a abrangência de nossas revistas, como sua distribuição geográfica, Índices de aceitação, falhas em sua circulação e outros detalhes que, juntos aos obtidos quanto à parte editorial de UFO e UFO ESPECIAL, pudessem nos orientar sobre como conduzi-las de forma a satisfazer o mais plenamente possível nossos leitores e assinantes.
Como é sabido, no Brasil a Ufologia é muito timidamente praticada: há pouquíssimos grupos de pesquisas em atividades, e UFO e UFO ESPECIAL são justamente as únicas publicações especializadas, neste setor, em nosso país. Assim, é de se esperar que os interessados por esta área vão exigir cada dia mais informações e profundidade de nossas revistas. Por isso, é imprescindível que nossa Redação – assim como os membros de nosso Conselho Editorial, que são os mais destacados ufólogos nacionais – esteja cem por cento integrada com sua comunidade leitora. Ou seja: é necessário que acompanhemos detidamente as tendências e interesses de cada um dos que usam UFO e UFO ESPECIAL como base de informações e, mais ainda, como subsídio para suas pesquisas. Eis, portanto, o objetivo principal de nossa 1ª Enquête Nacional: falar exatamente a mesma língua de nossos leitores!
Por sinal, a enquête foi um grande sucesso logo em sua primeira versão: obtive-mos uma gama extremamente vasta de respostas, algumas altamente informativas, ao ponto de que nossa Redação continua até hoje aproveitando dados obtidos da participação dos leitores. Para coletar todas as informações obtidas nas 25 perguntas da enquête – entre objetivas e subjetivas destacamos a ufóloga paulista Mônica Jação, que estagiou no CPDV – Centro para Pesquisas de Discos Voadores (que é responsável por UFO e UFO ESPECIAL), no mês de janeiro deste ano. Mônica passou semanas debruçada em cima de gráficos e estatísticas intermináveis mas, ao fim de seu trabalho, pudemos finalmente ter uma idéia bem precisa do tipo de leitor que compõe nosso “universo” e como ele encara a Ufologia, além de como gostaria de encontrar UFO e UFO ESPECIAL todo o mês.
Mas, compilar os dados e formar uma estatística é uma coisa Já interpretá-las e transcrevê-las é outra bem diferente – e tão difícil quanto a tarefa anterior. Foi a própria Mônica quem iniciou os trabalhos também nesse setor, interpretando os dados estatísticos que obteve da enquête, enquanto nosso redator, Adelaido dos Anjos, preocupava-se cm alinhar tais interpretações em um texto solto, gostoso e útil, que, antes dc mais nada, possa servir de referencia] a todos aqueles que praticam a Ufologia no Brasil. Mônica e Adelaido fizeram um serviço inédito até agora em nosso país, e vejamos quais são seus (bons) resultados. (A. J. Gevaerd)
A PESQUISA – A 1ª enquête Nacional sobre Ufologia foi composta de 25 questões. Destas, 21 foram de múltipla escolha, onde o leitor assinalaria àquela (ou aquelas) resposta que mais fosse de encontro à sua opinião. Colocamos, também, quatro perguntas subjetivas na parte final do questionário, para que o leitor pudesse se estender mais, dando sua opinião, criticando ou sugerindo novos ingredientes, tanto à parte técnica de nossas publicações, quanto ao seu conteúdo. Uma de nossas maiores preocupações na elaboração desta pesquisa, foi quanto à qualidade das informações que o leitor recebe nas revistas UFO e UFO ESPECIAL No espaço destinado à opinião dos leitores, eles puderam manifestar o que se poderia acrescentar ou mesmo alterar em nossas publicações, e se aquilo que nos propusemos a fazer – um veículo de informação seguro e honesto – estava coincidindo com o que todos esperavam.
As 25 questões abordadas fizeram com que pudéssemos levantar um quadro mais definido da Ufologia Brasileira. De uma maneira geral, todos que nos enviaram suas respostas provaram que pensamos certo ao elaborar tal enquete. Nas 21 questões objetivas, cada pergunta continha quatro alternativas propostas ao leitor e uma alternativa para sua livre opinião (NDA), onde o leitor, hão satisfeito com as respostas propostas, poderia dar outra, de acordo com seu pensamento. Nas quatro perguntas subjetivas, formuladas no final das questões objetivas, o leitor pôde dar sua opinião a respeito de nossos colaboradores e pôde, também, elogiar ou criticar nosso trabalho editorial, dando sua cota de contribuição para o aperfeiçoamento de nossa redação, diagramação, distribuição, etc.
Ao longo das questões abordadas, tivemos também, como preocupação, se o CPDV vem proporcionando aos interessados em Ufologia, um caminho certo e seguro. E se o CPDV está cumprindo o seu papel de vinculador de notícias fidedignas, acessíveis ao público em geral. A elaboração das perguntas teve como fonte uma longa experiência editorial acumulada, onde nossas preocupações sempre recaem em nossos leitores, leigos ou “profissionais” do Fenômeno UFO.
Da pesquisa, publicada em um formulário destacável, recebemos um total de 136 respostas, através das quais pudemos nos basear para traçar um perfil daquilo que o leitor espera ou deseja de nossas publicações.
Destas 136 respostas, surpreendentemente, apenas 16 eram de mulheres, enquanto 120 eram de homens. Tal fato representou a primeira grande surpresa para nossa Equipe, pois não esperávamos que tão poucas leitoras respondessem a enquête, já que para cada 10 cartas que o CPDV recebe por dia, 4 delas são correspondentes do sexo feminino! Segue, agora, o resultado da contribuição que nossos leitores enviaram à nossa equipe de Redação onde, através dos dados, montamos uma estatística comentada a respeito das informações recebidas.
MÉDIA DE IDADES – No item que se refere à média de idades dos leitores, constatamos que a mesma, correspondente a mulheres, foi de 30 anos, pois em sua maioria predominam senhoras. É o que vemos ao longo da história do CPDV onde, através de cartas recebidas, filiações e assinaturas de nossas publicaç&otil
de;es, a média de idade das mulheres se situa na faixa observada na nossa primeira enquête. Já a média de idade do sexo masculino ficou na faixa dos 26 anos. Isto se deve ao fato de 40% dos homens se situarem mais na idade predominantemente da faixa jovem.
A cada 10 leitores de UFO, 9 são homens e apenas um é mulher
NÍVEL DE INSTRUÇÃO – Dividimos as respostas de acordo com o sexo dos participantes. Leitores do sexo masculino – excluindo-se os estudantes no presente momento – têm a seguinte formação: 3 são pós-graduados (2,5%); 22 tem nível superior (18,3%); 19 tem nível técnico (15,8%); 22 apenas o 2º grau (18,3%); e 3 leitores que responderam nossa enquête têm tão somente o 1º grau (2,5%).
Como profissionais, nossos leitores masculinos ocupam posições diversificadas, o que indica que a penetração de UFO e do tema Ufologia em gerai ê evidente em todas as camadas da sociedade. Temos professores, advogados, sociólogos, administradores de empresa em abundância, muitos engenheiros e bioquímicos e uma boa quantidade de funcionários públicos – normalmente federais. A nível técnico, nossos leitores são especialistas em mecânica e eletrônica, além de metalurgia e enfermagem – áreas distintas mas todas bem técnicas. Há também um grande número de programadores de dados e digitadores de computador entre nossos leitores, contrastando com militares e eletricitários, estes já a nível de 2º grau. A nível de 1º grau temos um mecânico, um caixa e um auxiliar de escritório.
Para o sexo feminino, temos “representantes” industriarias, administradoras de empresa, empresárias, professoras, artistas (poetisas e plásticas), etc. Algumas com nível técnico, normalmente em Administração. O que se vê aqui é que a Ufologia não escolhe faixas, mas sim estende-se por todos os níveis educacionais e profissionais da Sociedade.
RELIGIÃO OU CRENÇA – Quarto a este aspecto, levantamos que, do sexo feminino, 4 de nossas leitoras são católicas (25%); 4 são ateístas ou sem crença declarada (25%) 3 são espíritas (18,7%) 3 são praticantes de religiões evangélicas – crentes (18,7%); 1 é teófosa (6,3%) e 1 é “cristã” (6,3%). Entre nossas leitoras, nenhuma se declarou Rosacruz, o que já ocorreu entre os leitores.
Do universo de leitores, homens, 51 se declararam católicos (42,5%); 27 não declararam ter qualquer religião (22,5%); 11 são espíritas (9,2%); 5 são evangélicos (4,2%); 5 declararam-se adeptos da Teosofia (4,2%); 8 são “espiritualistas” – sem definirem ao certo o que é isso (6,7%); 5 são pertencentes à Ordem Rosacruz (4,2%); e há ainda um deísta (0,8%) – muitos homens preferiram deixar de citar suas religiões.
O que podemos observar, neste item, é que é expressivíssimo o número de católicos entre nossos leitores/as, assim como o número de pessoas que não tem religião, ou mesmo professam religiões protestantes. Isso nos mostra que a Ufologia também não escolhe preferências de credos para se manifestar.
ESTADO CIVIL – O preenchimento deste quesito nos revelou que a proporção entre leitores(as) casados e solteiros é bem desigual: 24,3% de nossos leitores são casados, contra 66,9% de solteiros! Há ainda cerca de 3,7% de viúvos e 5,1% de desquitados ou divorciados.
Uma comparação interessante é sobre a porcentagem de solteiros c solteiras: entre os leitores homens, temos que 69,2% é constituída de solteiros, para apenas 50% no caso das leitoras.
RENDA MENSAL – Este item foi meticulosamente estudado para aproveitamento ou não no questionário. A princípio, julgamos que sua inclusão poderia inibir o respondente. Entretanto, decidimos por inscrevê-lo na enquête porque esta estaria irremediavelmente incompleta se não contivesse dados sobre a vida financeira de seus leitores. Assim, obtivemos as seguintes respostas2: para as mulheres leitoras, a média de rendimento mensal ficou em NCz$ 292,80. Como as leitoras comportaram-se de forma mais homogênea na pesquisa (só 3 recusaram-se em citar renda), – não foi necessário dividir este grupo em faixas, mas constatamos que a média obtida foi alta para o padrão nacional.
Já no universo masculino, tivemos que dividir o grupo em 3 faixas ou níveis, devido à sua heterogeneidade. Na 1ª faixa, onde temos os profissionais de nível superior, técnicos plenos, pós-graduados e militares de carreira, a média ficou em NCz$ 780,80, ao mês. Na 2ª faixa, de técnicos e profissionais a nível de 2- grau ou equivalente, a média de rendimento mensal ficou estabelecida em NCz$ 414,80. E, na 3ª faixa, onde situamos estagiários, estudantes e funcionários braçais, a média ficou determinada em NCz$ 97,60 – ou cerca de um salário mínimo e meio, a níveis de janeiro/fevereiro, o que está bem dentro da média nacional, como nas outras faixas, aliás.
Das 136 pessoas que responderam ao questionário, apenas 14 (10,3%) não quiseram indicar rendimento mensal.
PARTICIPAÇÃO NA UFOLOGIA NACIONAL – Ao fim do primeiro bloco de perguntas do questionário, as destinadas as informações pessoas dos respondentes, havia quesitos sobre a participação dos mesmos na Ufologia nacional, através de filiação ao CPDV e/ou assinatura de UFO e UFO ESPECIAL As respostas foram significativas: dos 136 casos assinalados, 40 pessoas são filiadas ao CPDV (29,4%) – um número considerado satisfatório por nossa Equipe. Já 76 dos respondentes são assinantes de UFO (55,9%), contra 60 que não o são (44,1%), um número também significativo, pois demonstra claramente a confiança do leitor na Equipe que produz a revista, ao ponto de assiná-la. Além disso, define claramente que uma quantidade acima da metade dos leitores de UFO acham a revista e o assunto Ufológico em si importante o suficiente para assinarem a publicação – talvez com receio de perder algum exemplar no processo de lançamento em bancas.
Já a revista UFO ESPECIAL foi indicada por somente 18 assinantes (13,2%), uma vez que, à época da enquête, tal publicação ainda estava recém-lançada no mercado editorial brasileiro,
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DOS LEITORES – A distribuição geográfica da 1ª Enquête Nacional sobre Ufologia ficou assim determinada: (a) Região Sudeste – que contém o maior número de leitores – contribuiu com 103 correspondentes (75,7%), sendo que São Paulo (capital), participou com 12 representantes, contra 41 do interior; Rio de Janeiro (capital), participou com 13, contra 12 do interior. No mais, tivemos 13 representantes de Minas Gerais e 12 do Espírito Santo, (b) Região Sul – a segunda colocada na enquête, esteve assim representada: 9 respondentes do Rio Grande do Sul,
3 de Santa Catarina e 5 do Paraná, no total de 17 pessoas (12,5%). (c) Região Centro-Oeste: O Distrito Federal participou com 3 leitores e Goiás com 1, no total de apenas 4 (2,9%). (d) Região Nordeste: Ceará participando com 5 (sendo 4 só do interior do estado), Bahia com 2, Pernambuco com 1 e, também, Sergipe com 1, Paraíba com 1 e Rio Grande do Norte com 1. Total de 11 leitores responderam pelo Nordeste (8,1%).
Ainda tivemos um único leitor respondendo nossa enquête na Região Norte, mais precisamente em Belém do Pará. Chamou-nos atenção, no entanto, o fato de que o Nordeste, em especial o Ceará, em seu interior, apresentou um número de respondentes que contracena sensivelmente com regiões mais habitadas como a Região Sul. Por outro lado, causou-nos espécie a falta de questionários provenientes de estados como o Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para não citar alguns no Nordeste. Mesmo assim, o quadro geral representou – na média – a distribuição geográfica de nossa revista no que diz respeito à venda em bancas. Nesse caso, como a concentração da circulação é justamente na área das regiões Sudeste e Sul, o quadro se afirma como representativo. Nas regiões onde houve “surpresa” – como o interior do Ceará – constatamos que as respostas partiram justamente de assinantes, e não comprados em bancas, já que nossas revistas não circulam abundantemente lá.
Vamos, agora, passar às respostas ao formulário, que serão apresentadas de forma a dar idéia ao leitor da maneira como foram organizadas:
PERGUNTA 1 – Você considera o estudo do Fenômeno UFO como:
a. (01) uma atividade curiosa………….. 0,73%
b. (10) uma atividade interessante…… 7,35%
c. (64) uma atividade importante……. 47,06%
d. (56) uma atividade essencial………. 41,18%
e. (05) outras respostas………………….. 3,68%
Comentários: Por estas respostas, é fácil observar-se que o universo de leitores de UFO é nitidamente adepto da Ufologia não por hobismo, mas por considerar seu estudo algo da maior importância. Note-se que as alternativas (c) e (d), somadas, correspondem à 88,24% de todas as respostas obtidas, o que sugere também que o assunto UFO seja sempre tratado com respectiva seriedade por estes leitores. Entre as “outras respostas”, tivemos que o estudo do assunto UFO pode ser enquadrado como uma “tarefa educativa”, “vital”, “misteriosa”, etc, segundo alguns respondentes.
Expressiva maioria dos leitores de UFO são católicos, mas há um bom número de protestantes
PERGUNTA 2 – Sua principal fonte de informações sobre o assunto é:
a. (04) conversas com amigos, comentários e boatos ……2,94%
b. (12) notícias de jornais ou revistas comuns ……………..8,82%
c. (95) livros ou revistas especializadas……………………….69,85%
d. (07) congressos, simpósios e eventos em geral…………5,14%
e. (18) outras respostas……………………………………………13,25%
Comentários: O que obtivemos através das respostas à esta pergunta indica que nosso leitor é um ufólogo – mesmo que amador pois vive e informa-se através de livros especializados e publicações sobre o assunto. São poucas as pessoas que têm em sua fonte principal de informações notícias generalizadas, inespecíficas e veiculadas em imprensa geral. Quanto ao item (c), ainda, notamos que quase 70% de nossos leitores têm em UFO sua fonte básica de informações, pois ao assinalarem esse item, concordavam com a resposta “livros ou revistas especializadas”, e UFO é a única revista especializada no Brasil (ao lado de UFO ESPECIAL, é claro!). Mas, o quadro acima também deixa claro que o número de pessoas que freqüenta simpósios e congressos, no Brasil, é muito reduzido, o que requer uma reflexão por parte de quem tem organizado este tipo de evento em nosso país. iá para o item (e), tivemos muitas outras respostas, entre elas: livros não-específicos sobre Ufologia, “intuição”, “sensibilidade” – sem sabermos exatamente como funciona isso, etc.
PERGUNTA 3 – Seu primeiro contato com a Revista UFO deu-se de que forma:
a. (64) já conhecia outras publicações do CPDV ………47,05%
b. (08) recebi propaganda a respeito………………………….5,88%
c. (55) encontrei a revista na banca, por acaso …………..40,44%
d. (08) a revista foi-me recomendada por alguém ………5,88%
e. (01) outras respostas……………………………………………..0,75%
Comentários: É fácil perceber que a maioria de nossos leitores já estão conosco nesta “luta” desde outras publicações, mas é curioso o número de pessoas que simplesmente “descobriu” UFO numa banca de revista (40%). Sobre esses dados, é possível concluir que há, ainda, um imenso contingente de pessoas interessadas por Ufologia que simplesmente “não descobriu UFO, ainda”, em alguma banca… Já a eficácia de nossas propagandas (malas-diretas) é a mesma da recomendação da publicação por outras pessoas, pois está também constatado que quem lê UFO a recomenda para outros possíveis interessados (veja a seguir).
PERGUNTA 4 – Quando você leu UFO pela primeira vez, qual foi a impressão que teve:
a. (10) esta era uma revista diferente ………..7,35%
b. (01) esta era uma revista estranha …………0,73%
c. (02) esta era uma revista comum…………..1,47%
d. (96) esta era uma revista interessante ……70,58%
e. (27) outras respostas ……………………………19,87%
Comentários: De fato, UFO não é tão diferente como pode parecer ao leigo: dos que acompanham – nem que de longe – a Ufologia, uma revista sobre o assunto não é nada de anormal. Somente 10 pessoas a acharam uma publicação diferente, contra 3 que a viram como ou estranha ou comum. Mas, mais de 70% de nossos leitores, à primeira vista, notaram em UFO uma publicação interessante. Como interpretar este “interessante”? Oras, se há alternativas para “revista estranha” e “revista diferente”, e elas foram pouco usadas, é natural que o leitor veja em UFO algo mais do que uma simples publicação, mas uma publicação arrojada – e nisso ela é diferente das demais existentes no mercado editorial brasileiro. Já, nesta pergunta, convém analisar mais detidamente as “outras respostas”. Nestas respostas, leitores aproveitaram para ampliar o nível de suas considerações, e sobraram elogios do tipo “supre a carência do mercado”, “acompanha a Ufologia com seriedade e abrangência”, “demonstra segurança e competência editorial” e “tem
consultores idôneos e alta qualidade gráfica”. E isso para quem teve apenas um primeiro contato com UFO!!!
Embora essas fossem respostas para perguntas que viriam a seguir, no questionário, vários leitores preferiram dá-las agora, nesta pergunta, indicando assim uma grande tendência para se considerar UFO uma obra realmente séria – nada menos que 27 pessoas expressaram esse sentimento desde o primeiro contato com a revista.
PERGUNTA 5 – Desde quando você lê UFO:
a. (97) desde o número 1 …………71,32%
b. (08) desde o número 2…………5,88%
c. (03) desde o número 3…………2,20%
d. (12) desde o número 4…………8,82%
e. (15) desde este número 5…….11,02%
Comentários: Uma resposta foi anulada, nesta pergunta. Mas, as demais nos permitem tirar conclusões satisfatórias sobre o andamento da revista. Em primeiro lugar, é nítido e claro que uma esmagadora maioria começou com UFO desde seu lançamento e está até hoje com ela. Aliás, esta é uma característica de nossos leitores: a fidelidade e pontualidade. Em segundo lugar, o gráfico mostra claramente que UFO tem alargado o número de “adeptos” gradativamente, numa proporção de 12-15% a cada mês (com ex-cessão da edição nº 3 . Isso é confirmado pela vendagem de UFO nº 6, conhecida por nossa equipe recentemente: houve de novo um aumento de 12-15% em sua vendagem, comparativamente ã edição anterior. A julgar pelo gráfico que esta pergunta forma, é fácil ver que uma publicação de Ufologia no Brasil tem mercado para suceder, ao contrário do que muitos pensam.
PERGUNTA 6 – Daqui para frente você pretende:
a. (02) continuar comprando UFO quando quiser ………………….1,47%
b. (10) continuar comprando UFO quando puder……………………7,35%
c. (43) continuar comprando UFO sempre ……………………………31,62%
d. (41) assinar UFO………………………………………………………………30,14%
e. (40) outras respostas…………………………………………………………29,42%
Comentários: Esmagadora maioria pretende estar sempre com UFO em sua lista de leituras do mês, ou assinando ou comprando a revista (mesmo se só quando puder…). Somente 2 pessoas vão lê-la se assim quiserem, ou seja: se tiverem vontade ou “se estiverem afim”, como se diz na gíria. A maioria não se desligará de UFO, é o que concluímos com esta pergunta. Porém, a afirmativa de que cerca de 30% vão assinar UFO não se verifica: o número médio de assinaturas recebidas por nossa Redação, a cada mês, é de cerca de 2-3 da vendagem total da revista.
Já as “outras respostas” não revelam mistério: através desse item (e) as pessoas que já são assinantes expressaram essa sua condição. Não houve outras respostas, exceto uma: “gostaria de assinar, se tivesse recursos” – De qualquer forma, somadas às respostas das perguntas anteriores, já podemos antever um resultado muito positivo nesta 1 – Enquête Nacional.
PERGUNTA 7 – Quanto à nova revista UFO ESPECIAL, você:
a. (24) nem sabia que existia…………………………………………17,64%
b. (31) viu propaganda a respeito…………………………………..22,79%
c. (10) já encontrou nas bancas e não a comprou………….. 7,35%
d. (31) já a encontrou nas bancas e a comprou ……………… 22,79%
e. (40) outras respostas…………………………………………………29,43%
Comentário: Apesar de intensa campanha publicitária, através até mesmo de UFO – desde seu n? 4 muitas pessoas ainda desconheciam a existência de UFO ESPECIAL, cerca de 17%. Já cerca de 22% já a conheciam, sem a ter visto, no entanto: sabiam de sua existência E um número relativamente pequeno de pessoas a encontrou nas bancas e não a adquiriu, menos de 8% do total de leitores. Três vezes mais pessoas já a tinham encontrado nas bancas e adquirido-a. Porém, este número é baixo em virtude de que, como lançamento nacional, nossa Equipe enviou gratuitamente UFO ESPECIAL n° 1 para todos os assinantes de UFO – que são maioria nas respostas às perguntas do questionário. Por isso, a resposta (e) é tão volumosa: nela os respondentes indicaram (e agradecem) o envio de cortesia. Assim, não fosse esse envio, é possível que as respostas ao item (d) fossem bem mais significativas. Só alguns casos diferentes desse surgiram como respostas do tipo (e): algumas pessoas “encontram UFO ESPECIAL noutras cidades, em viagem”, ou “já a tinham assinado quando de sua campanha publicitária”. Assim, novamente, essa pergunta nos fornece um quadro muito positivo do desenvolvimento de nossas publicações.
Por receio de perder o lançamento em bancas, a maioria dos leitores de UFO assinam a revista
PERGUNTA 8 – Sobre as atividades do Centro para Pesquisas de Discos Voadores (CPDV), você:
a. (01) não se interessa………………………………………0,73%
b. (14) tem curiosidade em conhecer ………………..10,29%
c. (43) tem interesse em conhecer……………………..31,61%
d. (59) gostaria de participar………………………………43,38%
e. (19) outras respostas……………………………………..13,99%
Comentários: Menos de 1% dos que responderam à enquête não se interessa por nossas atividades. No entanto, o número de pessoas interessadas é grande, e aumenta gradativa-mente na proporção do tipo de interesse que as pessoas manifestam: 14 têm apenas curiosidade sobre o CPDV, enquanto 43 têm interesse em conhecê-lo e 59 querem participar dele! Essa é uma maneira que nossos leitores têm de se integrarem mais completamente à Ufologia, por isso, e simultaneamente com respostas anteriores, há grande tendência em se considerar o CPDV como “ponto-de-referência” da Ufologia Brasileira (Veja a seguir).
Entre as 19 respostas (e), alguns assinalaram que “o CPDV deveria divulgar ainda mais suas atividades” (?) e cerca de 10 pessoas deu a mesma resposta: “é uma organização idônea e séria”.
PERGUNTA 9 – Você recebe esporádica ou regularmente informações sobre o CPDV em seu endereço?
a. (22) não, nunca recebi…………………………….16,17%\’
b. (26) uma outra vez………………………………….19,12%
c. (42) regularmente ………………………………….30,88%
d. (33) não, mas gostaria de receber ……………24,26%
e. (13) outras respostas……………………………….9,
57%
Comentários: Essa pergunta serviu para testar o sistema de mala-direta do CPDV e mostrou que está funcionando a contento! As pessoas que nunca recebem tais impressos, não os recebem por serem tão somente leitores de banca, não cadastrados. Já os que recebem regularmente, são assinantes, associados ou correspondentes já cadastrados pelo .CPDV. E os que recebem tais malas esporadicamente são pessoas de listagens de endereços que o CPDV usa menos, por isso recebem material de vez em quando. Já há bastante leitores que querem receber esse material e, naturalmente, nossa administração já tratou de incluí-los em nossos cadastros. De qualquer forma – e somando-se as respostas do item (e), coincidentes com as acima – temos que cerca de 80 pessoas recebem nossos impressos, ou seja, quase 60% de nosso universo de leitores.
PERGUNTA 10 – Você utiliza os serviços do CPDV (compra de material de pesquisas, filiação, desconto em eventos…):
a. (75) não nunca utilizei …………………………………….55,14%
b. (05) nunca soube que poderia utilizar ……………..3,76%
c. (02) nunca quis utilizar……………………………………1,47%
d. (42) sim, de vez em quando utilizo ………………….30,88%.
e. (10) sim, sempre utilizo…………………………………..7,35%
Comentários: Desta pergunta teve duas respostas (questionários) anulados. O quadro formado pelas respostas mostra que apenas cerca de 38 % de nossos leitores se utilizam – sempre ou esporadicamente – dos serviços oferecidos pelo CPDV. É um número alto, mas respostas acessórias à esta questão apontam que as condições atuais de fornecimento e prestação destes serviços estão, algumas vezes, fora do alcance de muitos leitores. Por exemplo, 12 pessoas assinalaram que “os preços dos produtos oferecidos pelo CPDV (vídeos, livros, apostilas, etc) são muito altos”, enquanto outras disseram “que o CPDV deveria dispor de mais material em Português”. Já há opiniões adversas; alguns acham o material “excelente para pesquisas aprofundadas”, enquanto outros o consideram “muito bom, mas só adquirem alguns itens de maior interesse”.
PERGUNTA 11 – Em sua opinião, o preço de UFO e UFO ESPECIAL é:
a. (01) muito alto ……………………………………………………………..0,73%
b. (14) alto……………………………………………………………………….10,29%
c. (111) normal para uma publicação especializada…………….81,62%
d. (01) irrisório ………………………………………………………………..0,73%
e. (09) outras respostas……………………………………………………..6,62%
Comentários: Os números falam por si só: esmagadora maioria acha que UFO tem preço normal, e isso entre os leitores de renda mais baixa! É portanto, praticável o preço solicitado por UFO nas bancas ou em assinaturas? pois não representam sacrifício para seus compradores. Entre os que acharam o preço alto, uns argumentaram que o ns de páginas da revista “é pouco para tantos cruzados”, afirmam. Já outros dizem que é “condizente com a crise brasileira”, enquanto outros ainda sugerem que “seja OT-Nizado”…
PERGUNTA 12 – Quantas pessoas, além de você, lêem a UFO que você com- pra?
a. (44) nenhuma………………………………….32,35%
b. (28) uma …………………………20,59%
c. (42) duas ou três …………………………..30,88%
d. (16) várias……………………………………….11,76%
e. (06) muitas ……………………………………..4,42%
Comentários: Pelo que podemos constatar, UFO é o tipo de revista que passa de mão-em-mão: 92 pessoas (67,64%) dos entrevistados diz que sua UFO, após comprada, será lida por outras pessoas. Se considerarmos um universo de leitores que foi “medido” por nossa enquête como sendo de 136, e aplicarmos os números de “leitores eventuais” que UFO adquire a cada número, vejamos qual será nosso verdadeiro universo de leitores:
• 44 pessoas não passam sua revista a outras. São, portanto, 44 leitores apenas para estes 44 exemplares de UFO;
• 28 pessoas passam sua revista a pelo menos uma outra. São, portanto, 56 leitores que usam 28 exemplares;
• 42 pessoas passam sua revista a duas ou três pessoas. Vamos considerar, para efeito de cálculo, uma média de 2,5 pessoas. São, portanto, 147 pessoas que se utilizam de 42 exemplares;
• 16 pessoas passam sua revista para várias outras. Vamos considerar para efeito de cálculo uma média de 4 pessoas. São, portanto, 80 pessoas que usam 16 exemplares;
• Por fim, 06 pessoas passam sua UFO a muitos outros interessados. Vamos considerar uma média de 8, esses interessados. Assim, portanto, temos que 54 pessoas se utilizam de 6 UFO .
RESULTADO: Ao todo, 381 pessoas lêem 136 exemplares de UFO! Se encararmos por este prisma, teremos que um número muito superior de leitores do que esperamos, lê UFO mensalmente: 381 leitores se utilizam de 136 exemplares, ou seja, cada revista 6 lida por 2,8 pessoas em média. Isso é quase o triplo, e um grande sucesso, não antes de ser uma grande surpresa… Agradável! Destes “leitores eventuais”, que gostam da revista dos outros, temos um bom número de familiares, um número razoável de colegas de escritório ou colégio e outros tipos de interessados. Mas há um detalhe: dos que não passam sua UFO, muitos se queixam de que não tem para quem passar!!! Ou seja, mesmo que quisessem, não teriam para quem, em seu círculo de amizade, e lamentam isso (nós também!).
O gráfico acima pode ser até maior que o imaginado, considerando-se o aumento gradativo de nossa abrangência (vide pergunta 05) e penetração no mercado editorial brasileiro.
“Cada exemplar de UFO é lido por cerca de 2,8 pessoas, um número surpreendente”.
PERGUNTA 13 – Agora que você é leitor(a), você acha que UFO é uma revista:
a. (00) com nada de especial…….0,00%
b. (01) curiosa ……………………….0,73%
c. (33) interessante………………..24,26%
d. (86) muito interessante ………63,23%
e. (16) outras respostas ………….11,78%
Comentários: Essa pergunta foi formulada para se confirmar (ou não) as tendências dos leitores desde o primeiro nº de UFO até a presente edição. E confirmou! Um número considerável de leitor acha UFO interessante ou muito interessante – a esmagadora maioria, novamente: 87,5%! E em “outras respostas”, tivemos mais confirmação disso ainda: os leitores apontaram UFO como “excelente (2)”, “essencial p
ara a divulgação da Ufologia (4)”, “surpresos com o nível internacional da revista (3)”, entre outros: “honesta”, “atraente” e “indispensável”.
PERGUNTA 14 – Qual assunto você mais gosta em UFO:
a. (12) os editoriais ………………………..8,82%
b. (26) a seção “Leitura”………………….19,12%
c. (36) os artigos de capa………………..26,47%
d. (52) as seções e entrevistas…………38,23%
e. (09) os pôsteres………………………….6,61 %
Comentários: Nesta pergunta, um questionário foi anulado. As respostas estão proporcionais, mas os itens (b) e (e) causam estranheza: por um lado, esperava-se menos acolhida para a seção de Leitura (b), pois é apenas, digamos, um serviço da revista e não uma matéria em si! Por outro lado, esperávamos que nossos leitores gostassem mais dos pôsteres, tanto que os colocamos em nossas 5 primeiras edições assim pensando. Já em UFO 6 o retiramos, pois não há razão para permanecer. No mais, constatamos que os artigos de capa e as entrevistas – como esperávamos – agradam bem.
Baseados nestas respostas e nas das perguntas seguintes, estamos arrojando UFO ainda mais, a começar por esta presente e sétima edição.
PERGUNTA 15 – Com relação às páginas de serviços da revista e demais anúncios, você:
a. (00) simplesmente ignora …………..0,00%
b. (19) apenas lê alguma coisa………..13,97%
c. (82) lê tudo até o fim………………….60,29%
d. (28) lê e utiliza os serviços…………20,60%
e. (07) outras respostas………………….5,14%
Comentários: Assim como mostrado na pergunta 06, também aqui vemos a fidelidade do leitor da revista. Essa “fidelidade” é algo que, editorialmente, configura um leitor que não só gosta da revista que lê, mas também – e principalmente – se importa com ela, quer vê-la crescer e orgulha-se da mesma ao ponto de referendá-la a amigos e parentes. Entre os leitores de UFO, notamos isso: eles esperam com ansiedade a cada novo lançamento. Aqui, nesta questão, observamos que a “fome” do leitor por informações é tamanha que ele “devora” até os anúncios que a revista contém. Simplesmente tudo é interessante para ele e, em proporção normal (cerca de 20-25%), se utiliza dos anúncios que a publicação traz. Nenhum leitor afirmou ignorar os anúncios, embora alguns não prestem atenção em todos…
PERGUNTA 16 – O que você acha que está faltando em UFO:
a. (20) nada, está bom assim…………..14,70%
b. (32) maior número de fotos……….23,53%
c. (34) maior número de páginas……25,00%
d. (36) maior número de artigos…….26,47%
e. (14) outras respostas………………..10,30%
Comentários: Podemos observar que nosso leitor quer de tudo um pouco mais! Apenas uma minoria de 14% quer que a revista permaneça como está, enquanto 86% querem que ela aumente e dão sugestões (assim como nas questões seguintes). Em suma, os leitores querem aumentar tudo: o nº de páginas, que consequentemente significa nº de artigos, e o que vai corresponder a aumentar o nº de fotos. Enfim tudo! Amplie-se UFO e conserve-se sua qualidade: eis nossa meta a cumprir este ano!
Entre as sugestões do item (e), temos: “UFO precisa veicular fotos coloridas (6)”, “precisa ter fotos maiores (3)” “as fotos devem ser mais atuais (2)”, etc.
A pesquisa comprova: esmagadora maioria dos leitores de UFO aprova a linha editorial da revista
PERGUNTA 17 – O que você acha que UFO deveria conter a mais:
a. (05) nada ………………………………3,67%
b. (26) seção de cartas………………19,18%
c. (34) seção de debates…………….25,00%
d. (39) matérias em geral…………..28,67%
e. (32) outras respostas……………..23,48%
Comentários: Esta pergunta reforça a anterior, confirma-a e mostra em que setores os nossos leitores pretendem ter UFO expandida Em atendimento, estamos neste número implantando a seção de cartas, essencial a qualquer revista, reconhecemos. E, brevemente, incorporaremos uma seção de debates. Matérias em geral, igualmente, é coisa que não falta: temos cerca de 3.000 laudas de textos prontos para entrar em UFO, apenas aguardando sua vez…
Todas as “outras respostas”, com duas exceções – uma para a criação de uma seção de perguntas e outra para divulgação de casos de mensagens extraterrestres – são repetições das anteriores, e não requisitam maiores comentários.
PERGUNTA 18 – O que você acha supérfluo em UFO:
a. (112) nada ………………………………………..82,35%
b. (02) editoriais e seções…………………….1,47%
c. (04) endereços e personalidades……….2,94%
d. (09) páginas de serviços……………………6,61%
e. (07) outras respostas………………………..5,14%
Comentários: Também para essa questão tivemos dois questionários inutilizados. Porém, o quadro final obtido das respostas mostra bem claramente que, embora queira que a revista aumente de volume, como constatamos nas questões anteriores, nosso leitor não acha nada supérfluo no que ela transmite atualmente – isso na maioria cega: 82%! Assim, concluímos que o leitor está satisfeito, mas quer que façamos ainda mais em nosso trabalho editorial. Os 112 que responderam que UFO está perfeita como apresenta-se no momento, com certeza são os mesmos que acham que, no entanto, poderia ter maior nº de páginas, fotos etc. Mas nada lhes é supérfluo e, possivelmente, até páginas de serviços e anúncios publicitários lhes seriam bem-vindos!
As considerações de que editoriais e seções são supérfluos (1,47%), é irrisória para comparação, assim repetindo-se com os endereços e personalidades (2,94%) e páginas de serviços (6,61%). As “outras respostas” apontam como supérfluo: venda de camisetas, publicidade de empresas desvinculadas do CPDV (Vimana Vídeo e Esotera foram citadas, por exemplo. Mas, por serem rigorosa minoria, compreendemos que estas matérias ficarão.
PERGUNTA 19 – O que falta para que você, como leitor, participe mais intensamente da Ufologia Brasileira?
a. (00) nada, não me interesso………………………………….0,00%
b. (15) informações sobre isso……….
………………………..11,03%
c. (38) maior contato com isso…………………………………27,94%
d. (45) achar atividades e organizações confiáveis……..33,09%
e. (38) outras respostas…………………………………………….27,94%
Comentários: Esta pergunta foi formulada para que pudéssemos saber até que ponto o leitor de UFO – já que este apresenta-se como regularmente ligado ao assunto – pratica ou interessa-se por praticar a Ufologia no Brasil, o que, em última instância, significa até mesmo ingressar na pesquisa ufológica ou mesmo num grupo de pesquisa. As respostas foram claras: falta informação e contato com a Ufologia Brasileira, pois ela parece ao leitor, algo “que existe, mas não esta onde se quer encontrá-la”, e vice-versa : “não está onde se quer encontrar, mas existe”, porém, onde tocá-la, apalpá-la, conhecer seus “gurus”, participar de reuniões, ligar-se a isso??? Essas questões têm muito a ver com outras anteriores, onde o leitor afirmou faltar-lhe subsídios e informações, e por isso se apega ao que tem em mãos.
Por isso mesmo não participa de eventos e congressos: não sabe onde eles se realizam, ou acham que isso é coisa só “dos peixes graúdos” da Ufologia. Puro equívoco, mas absoluto acerto no que diz respeito à falta de organização do que se convencionou chamar de “Comunidade Ufológica Nacional”. Boa quantidade dos respondentes querem ter acesso a isso (39%), mas, por outro lado, chega a ser quase alarmante a taxa de pessoas que não acham organizações e/ou atividades confiáveis (33%). Talvez seja hora dos grupos de pesquisa fazerem algo para modificar essa situação, que, por sinal, encontra reforço nas questões comentadas do tipo (e) da pergunta!
Entre as respostas do tipo (e), predominou a “falta de tempo e recursos (19)” e “falta de entrosamento com os ufólogos (7)” – esses leitores afirmaram que “ufólogos querem ser estrelas” e não lhes permitem acesso pessoal…
PERGUNTA 20 – Você considera que a Ufologia Brasileira se encontra:
a. (06) estagnada, parada…………………….4,41%
b. (55) com pouca movimentação………40,44%
c. (45) bem movimentada…………………..33,09%
d. (16) ativa e avançada………… …………..11,76%
e. (13) outras respostas……………………..9,57%
Comentários: Aqui tivemos novamente um questionário anulado, Estas respostas verificam as da pergunta anterior e, naturalmente. confirmam as previsões de nossa equipe: quase metade dos entrevistados acha a nossa Ufologia estagnada, parada ou com pouca movimentação, mas há um bom número de pessoas que a consideram bem movimentada o ativa – mas. mesmo assim, na questão anterior. informaram não ter confiança nessa atividade! Ou seja. O leitor sabe que há Ufologia. mas não sabe onde, na maioria das vezes. E na maioria dos casos onde lá a achou, não viu confiabilidade… Seria isso a influência da chamada “Ufologia Mística” no cenário.
Entro as “outras respostas”, encontramos várias que citam “a movimentação da Ufologia Brasileira em virtude dos trabalhos do CPDV c da revista (11 >”: já 2 pessoas acham “Ufologia no Brasil desestimulante e chata…”
PERGUNTA 21 – Você acha que o CPDV. e suas publicações (Ufologia Nacional & Internacional. PSI-UFO, Parapsicologia Hoje, Temas Avançados e agora UFO e UFO ESPECIAL) contribuíram para que a Ufologia Brasileira esteja no estágio em que está:
a. (04) não ……………………………..2.44%
b. (11) talvez um pouco…………. 8.09%
c. (63) bastante ……………………….46,32%
d. (44) totalmente ………………….32.35%
e. (13) outras respostas…………..9,57%
Os leitores apontam como urgente a necessidade de se difundir a Ufologia no Brasil
Comentários: Também nesta pergunta tivemos 1 anulação, mas, no cômputo geral, foram pouquíssimas as anulações necessárias, não chegando nem a 5% do total de questionários. Essas respostas exemplificam a que ponto chegou o CPDV após todos os seus anos de trabalho intenso – sendo 8 desde sua fundação efetiva, 5 de existência legal e 4 desde que começou a produzir revistas, desde Ufologia Nacional & Internacional até as presentes UFO e UFO ESPECIAL: mais de 40 edições no Brasil, mais de um milhão de exemplares (vejo box no texto). Essas respostas são – em gênero e grau – os verdadeiros frutos da colheita que semeamos: cerca de 78% de nossos respondentes acham que o CPDV e suas revistas fizeram “bastante” ou “tudo” que a Ufologia Brasileira hoje é. Mas não é verdade: nós apenas contribuímos, bastante, cremos, mas apenas participamos de um bolo enorme de pessoas, grupos, congressos, boletins, publicações e um amontoado de atividades que é a Ufologia Nacional. Estamos orgulhosos de podermos ter esses frutos sendo colhidos agora, mas há ainda muito, mas muito mesmo trabalho pela frente.
Entre as “outras respostas” obtidas, temos: “o CPDV participou da Ufologia incentivando-a (2)”, “o CPDV difunde a Ufologia entre leigos e isso é muito bom(3)”, e “o CPDV participou e fez quase tudo que é a Ufologia Brasileira hoje (2)”, etc.
PERGUNTA 22 – Cite o nome de três ufólogos que você respeita e gostaria de ver escrevendo artigos para UFO:
Damos a seguir a relação de ufólogos indicados nas respostas e, entre parênteses, seguido de cada nome, o nº de indicações que recebeu cada um: General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa (38), Irene Granchi (37), Claudeir Covo (33), Carlos Reis (25), Ademar E. Mello (12), Jaime Lauda (12), Luiz Gonzaga Scortecci de Paula (12), Antonio P.S. Faleiro (10), Marco Antonio Petit (10), Paulo F. Kronemberger (06), Flávio Pereira (05), Ubirajara F. Rodrigues (05), Antonio Ribera (03), Fábio Zerpa (03), Fernando Cleto Nunes Pereira (03), Reginaldo de Athayde (02), Osni Schwarz (02), Salvatore de Salvo (02), José Victor Soares (02), Ernesto Bono (02), Lúcio Manfredi (02), Arismaris B. Dias (02) e Philippe van Putten (02).
Comentários: Esta questão foi a que apresentou mais questionários anulados: 11, Muitos dos respondentes enumerou apenas um ufólogo, normalmente o que mais conhece. Mas 9 respondentes indicaram que “gostariam de conhecer algum”, por isso não citaram qualquer nome. Por outro lado, 6 respondentes afirmaram que “todos os que escrevem para UFO são respeitados e ótimos”. Apenas 7 leitores disseram que “não conhecem qualquer ufólogo”…
;rias linhas de pensamentos diferentes
Notamos uma tendência para se citar nomes de ufólogos que estão em maior evidência no Brasil, justamente os 4 primeiros da lista, no presente momento, mas há também uma tendência para se citar todos aqueles pesquisadores que já tiveram artigos publicados em UFO, exceto em um ou dois casos. Curioso é o fato de leitores terem citado também ufólogos “fora do cenário” ufológico há anos e, portanto, desconhecidos do público mais recente, como Flávio Pereira e Fernando Cleto Nunes Pereira Outros respondentes citaram ufólogos estrangeiros, como Antonio Ribera e Fábio Zerpa – talvez influenciados por homenagens feitas a eles na seção Personalidade de UFO.
O que podemos concluir com absoluta certeza, no entanto, é que, a julgar-se pelos resultados obtidos, o Brasil 6 muito bem servido por ufólogos, e de várias linhas de pensamento diferentes. Observação: Na pesquisa, foi excluída a citação do editor de UFO, A. J. Gevaerd, na listagem de respostas desta pergunta, por ser este pesquisador o que mais tem seu nome impresso na revista e por ter assinado a introdução ao questionário que compôs a l9 Enquête Nacional de Ufologia. Os pontos dados a este ufólogo foram simplesmente ignorados no cômputo geral.
PERGUNTA 23 – Cite o nome de três organizações de pesquisas que você respeita e reconhece como ativas no Brasil:
Obtivemos o seguinte resultado à esta pergunta: Centro para Pesquisas de Discos Voadores – CPDV (89), Centro de Investigação Sobre a Natureza dos Extraterrestres
– CISNE (34), Sociedade Brasileira de Estudos Sobre Discos Voadores – SBEDV (28), Centro de Estudos e Pesquisas Ufológicas – CEPU (15), União da Força Objetiva
– UFO (12), Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil – ANUB (08), Associação Ufológica para Investigação de Campo -AUIC (06), Centro Ufológico Paulista -CUP (05), Associação Mineira de Pesquisas Ufológicas – AMPEU (04), Centro de Investigação Civil de Objetos Aéreos Não Identificados – CICOANI (04), Grupo ELO (04), Associação Fluminense de Pesquisas Ufológicas – AFEU (03), Centro de Estudos de Fenômenos Aero-Espaciais – CEFAE (02), Grupo de Estudos de OVNIs -GEOVNI (02), Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas – CEPEX (02).
“A cada 10 leitores de UFO, 7 vêem na revista um veículo ideal para divulgação do assunto\’\’.
Comentários: Nesta parte do questionário, 9 respostas foram anuladas. Seis respondentes informaram que “todos os grupos indicados nas publicações do CPDV são bons”, 8 disseram “que não conhecem nenhum outro grupo além do CPDV”; 7 indicaram “que gostariam de conhecer outros grupos de pesquisas”. De maneira geral, constatamos que no momento da citação das organizações de pesquisas, os leitores seguiram basicamente a ordem que usaram ao responder a questão anterior, ou seja: fizeram relação do ufólogo com o grupo ou organização a qual ele pertence – principalmente pelo fato de que, no Brasil, cada ufólogo tem seu próprio grupo e, embora seja ele praticamente todo o grupo que tem, representa-o onde vai.
Assim, fica claro que conferencistas têm seus grupos mais citados nesta pergunta
Por exemplo, o CPDV foi citado em primeiro lugar, o que corresponderia a citação do ufólogo Gevaerd, se fosse considerada na questão anterior; o CISNE vem em segundo lugar, correspondendo precisamente a atuação da ufóloga Irene Granchi. O mesmo ocorre com o CEPU de Claudeir Covo, etc. Mas há algumas variações: os leitores que indicaram o General Uchôa na resposta anterior, não indicaram seu grupo de pesquisas, o CENEU, já desativo há anos, isso porque o leitor, neste caso particular, realmente escolheu o General por sua militância particular, e não por sua atuação em grupos – o que ele nunca fez. Assim, constatamos que o leitor soube distinguir as coisas com absoluta precisão! Noutro caso, justamente o inverso, a SBEDV é citada entre as primeiras colocadas, mas seu representante nem sequer aparece na listagem da pergunta anterior. Pela mesma razão, só que ao inverso: o leitor soube distinguir o trabalho do grupo SBEDV – um dos mais antigos do pais não associando-o ao seu diretor e maior ativista, porque este não está em evidência a nível pessoal no Brasil.
Há detalhes interessantes: grupos com atuação destacada, a nível organizacional, foram citados nesta pergunta, mas seus dirigentes, por não atuarem a nível pessoal, não foram citados na pergunta anterior, como o CUP, a AMPEU, a ANUB e o GEOVNI. Isso mostra bom discernimento por parte dos respondentes e a alta qualidade das respostas. Vemos, também, nesta pergunta, que houve citação de grupos sem atividade nos últimos anos, como o CICOANI.
PERGUNTA 24 – Faça o elogio que quiser à revista UFO e ao CPDV. São as seguintes as respostas: “A revista tem preocupação e respeito para com seu leitor”, “leva ao público a Ufologia com muita garra, apesar de todas as dificuldades que enfrenta e preconceitos”, é merecedora de toda a atenção daqueles que se interessam pela Ufologia”, “tem alta qualidade editorial, perfeita diagramação e é muito competente pelos recursos escassos que possui”, “é séria e é feita por gente que sabe o que faz”, “tem alta credibilidade e é muito recomendável”, “responsável por um trabalho muito sério na Ufologia nacional”, “demonstra que é necessário muita \’\’fibra\’\’ para ser tocada, devido aos obstáculos diversos que deve enfrentar”, etc…
Comentários: As respostas falam por si mesmas, mas talvez seja interessante lembrar ao leitor que ao incluirmos esta pergunta “pedindo elogios”, o fizemos porque sabíamos que eles viriam e queríamos que fossem concentrados item apenas do questionário. Não incluímos tal pergunta para alimentar nosso ego, mas para saber no que estamos indo bem! As respostas nos dão ânimo e nos dizem que nosso trabalho é importante. Uma leitora, por sinal, nos brindou com a seguinte frase: “UFO é uma revista importante no preparo do homem do amanhã”! Ao lado dessa máxima, recomendações choveram: “nunca desanimem”, “vocês têm patrocínio cósmico”, “seu trabalho é imprescindível no Brasil”, etc.
Frase de uma leitora: A revista UFO tem papel importante no preparo do homem de amanhã
Naturalmente, nossos consultores e colaboradores receberam a aclamação que seus talentos lhes merecem: “têm altíssima credibilidade”, “são excelentes profissionais”, “são os mais importantes e sérios \’homens da Ufologia\’ no Brasil”…