De acordo com fontes conhecidas do site Liberation Times, hoje, 16 de janeiro de 2023, o parlamento de San Marino está programado para discutir e votar uma proposta solicitando às Nações Unidas a criação de um escritório encarregado de organizar conferências periódicas globais sobre UFOs.
Se aprovado, seria a primeira vez desde 1978 que o tema é levado à discussão na ONU. Em 1978, a iniciativa UFO da ONU de Granada (liderada por seu então primeiro-ministro Sir Eric Gairy) acabou fracassando após forte oposição do Reino Unido. No entanto, com o tema atualmente levado a sério pelo governo dos Estados Unidos e a China lançando suas próprias investigações sobre UFOs, espera-se que o assunto possa trazer um grau de unidade e cooperação global. Se San Marino prosseguir com o Projeto Titan, a proposta será submetida ao secretário-geral da ONU antes de passar por um exame e discussão preliminares. Em seguida, a proposta seria submetida a votação na Assembleia Geral.
O governo de San Marino não é estranho ao Fenômeno UFO, pois patrocina o Simpósio Internacional de UFOs há mais de 30 anos, organizado pelo Centro Ufologico Nazionale da Itália (CUN), a principal organização ufológica da Itália. Uma conferência internacional sob a égide da ONU sobre o estado da pesquisa sobre o tema UFO representaria, portanto, uma atualização ideal (embora desconectada) da iniciativa de longo prazo existente do CUN e uma maneira de San Marino capitalizar esta experiência de várias décadas.
Falando ao Liberation Times, o criador e gerente de projetos do Projeto Titan, Paolo Guizzardi, comentou: “Como criador e gerente do Projeto Titan, e em nome do ICER e do CUN, desejo sinceramente que as autoridades de San Marino tenham a visão de aprovar a participação do país em um projeto que pode trazer muitos resultados positivos para San Marino e para o resto do mundo. Espero que este projeto também possa facilitar e alcançar um clima de unidade e cooperação global, algo extremamente necessário hoje.”
Paolo Guizzardi, criador do Projeto Titan, está otimista de que a ONU abra suas portas.
Fonte: ETV
O Projeto Titan havia parado nos últimos meses, apesar do progresso inicial feito após uma reunião positiva e apresentação aos dois Chefes de Estado de San Marino (conhecidos como Capitães Regentes) em janeiro de 2022. Depois que San Marino parou de responder ao projeto, Guizzardi e sua equipe lançaram uma petição, propondo a participação da nação no Projeto Titan ao parlamento da nação.
O presidente da Coligação Internacional para Pesquisa Extraterrestre (ICER) e do CUN, Roberto Pinotti, declarou anteriormente que o Projeto Titan assumiria o bastão da iniciativa UFO anterior de Granada. A ICER foi oficialmente registrada em 2021, mas suas origens remontam a 2018, quando seus membros fundadores foram convidados para uma iniciativa UFO apoiada pela China que culminou em dois congressos internacionais em 2018: o primeiro foi em Chongqing, China, e o segundo foi realizada em Moscou, na Rússia.
Um terceiro congresso foi planejado para ser decisivo; um pedido formal que seria feito à ONU de Heze, China, em maio de 2019. No entanto, foi adiado várias vezes pelos organizadores chineses antes que a iniciativa fosse finalmente abandonada. O ufólogo Thiago Ticchetti, representante do ICER no Brasil, afirma confiante: “Levaremos, sim, essa proposta à ONU!” Vamos torcer!