Existem algumas características consideradas primordiais para definirmos o rumo das investigações ufológicas na China. Uma delas é que os ufólogos chineses estão bem organizados em uma sociedade de estudos científicos que abrange todo o território nacional, a qual conta com milhares de membros. Talvez seja a maior organização do mundo. Seus filiados podem ser encontrados nas maiores províncias e municípios da China. Desse modo estamos em condições de levar a investigação ufológica de uma maneira integral. A Associação Nacional de Investigações Sobre UFOs da China, da qual este autor é representante, e seus afiliados provinciais se apóiam mutuamente realizando uma colaboração íntima e bem orientada.
Atualmente 80% de nossos membros são graduados em cursos superiores e têm também títulos profissionais ou acadêmicos de nível competente. Os ufólogos chineses insistem que todas as nossas investigações devem manter-se dentro de princípios estritamente científicos. Estamos conscientes de nossa missão. Devido à importância das investigações ufológicas, os pesquisadores chineses acreditam que a ciência e a tecnologia no final do Século XX se encontram numa encruzilhada para seu próprio desenvolvimento. Sendo otimistas, quem sabe estejamos às vésperas de uma saudável mudança ou salto à frente do dito desenvolvimento. Nesses tempos de efervescência, os investigadores de UFOs assumem uma missão histórica, que é ajudar a ciência de hoje a sair de seus apuros vencendo os erros de cálculos, renovando conceitos e evitando o lugar-comum.
Desse modo é possível elevar-se a um novo nível. Neste século cheio de perigos e confusões, a Humanidade necessita de um grupo de pessoas seletas que pensem com serenidade sobre os defeitos que tem a ciência de hoje em seu processo de desenvolvimento, a fim de corrigir conceitos equivocados, falsos julgamentos e corrigir a trajetória do progresso. Dessa maneira, evita-se a queda do pilar da fé e o afundamento do edifício da ciência. Nesse sentido a Ufologia tem um papel de válvula de segurança no processo de desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Os ufólogos estão conscientes de suas responsabilidades históricas. Eles não se consideram arrogantes nem profetas ou salvadores, mas procuram desempenhar, sem vaidade, esse papel. Eles também sabem que esta pequena válvula não parece nada importante mas que, entretanto, poderá salvar uma geração inteira – incluindo eles mesmos -, ou seja, uma causa que engloba também este planeta azul.
ORIGEM DO UNIVERSO – A Ufologia é um ramo das ciências. Não se trata de uma ramificação qualquer, mas sim de uma síntese que tem relações estreitas com as outras. Além do mais, ela mesma é uma verdadeira ciência de ponta porque se relaciona com uma série de problemas científicos transcendentais, tais como: a origem do Universo, a procedência do homem etc. E também abarca uma ampla gama de outras ciências de ponta dos nossos dias, como por exemplo a navegação cósmica, a ciência do corpo humano etc.
Em resumo engloba uma grande quantidade de áreas de avançados estudos tanto macrocósmicos quanto microcósmicos. Pelo fato de os ramos científicos serem objeto das investigações sobre UFOs e cobrirem quase a maioria das ciências avançadas, a influência da Ufologia sobre a vida humana é cada vez mais forte. Por conhecermos sua força de penetração e irradiação na sociedade, cremos ser possível que esta ciência seja imprescindível para os futuros ganhadores do Prêmio Nobel.
Certamente nesta fecunda terra nascerão muitas outras estrelas científicas. As perspectivas das investigações são otimistas. No futuro não muito distante a Ufologia, como um novo ramo científico, entrará de forma oficial no grande palácio da ciência. Podemos assegurar que na medida do desenvolvimento científico sua importância será reconhecida por um número cada vez maior de pessoas, as quais estarão ansiosas para identificar-se com ela e as diversas ramificações da ciência, que procurar-se-ão integrar com ela. Quando isto ocorrer a Ufologia deixará de ser o patinho feio e se transformará num belo cisne branco que despregará suas asas voando pela imensidade da ciência.