Os membros da equipe foram retirados do local, mas mantiveram a vigilância do observatório usando sua webcam ao vivo.
Um incêndio esteve às portas do histórico Observatório Mount Wilson, de 116 anos, no sul da Califórnia. O incêndio Bobcat começou em 06 de setembro perto da Represa Cogswell, na Floresta Nacional de Angeles, de acordo com o Los Angeles Times.
O fogo implacável se espalhou por mais de 245 km2 e foi contido ontem, 18 de setembro, em apenas 15%, de acordo com uma atualização publicada pelo Incident Information System pouco antes da meia-noite, no horário de verão do Pacífico.
A equipe do observatório estava vigiando o desenvolvimento da situação desde o início do incêndio e, em seguida, na noite de quinta-feira, imagens sinistras das webcams ao vivo de Mount Wilson, bem como uma nova imagem assustadora divulgada por funcionários da Angeles National Forest, levantou imediatamente preocupação com a instalação.
A equipe ficou preocupada quando imagens ao vivo da webcam do observatório mostraram fumaça invadindo perto do observatório na noite de quinta-feira.
O incêndio florestal de Bobcat é o terceiro e maior incêndio das últimas quatro semanas a chamar a atenção da equipe do Observatório Mount Wilson, disse Thomas Meneghini, o diretor executivo do observatório
Observatório Monte Wilson, na Califórnia. Crédito: Monte Wilson
O incêndio Bobcat continuou em direção ao Monte Wilson, onde os bombeiros fizeram um “trabalho muito bom” em conter o fogo, disse Kerri Gilliland, estagiária de Operações de Planejamento da Equipe de Gerenciamento de Incidentes da Califórnia 1, em um briefing da Floresta Nacional de Angeles na noite de quinta-feira.
Na madrugada de sexta-feira (18 de setembro), Meneghini informou à Space.com por e-mail que alguns funcionários estão tentando chegar ao observatório para examinar os danos do incêndio da noite anterior e fazer um plano de recuperação.
As webcams ao vivo continuam oferecendo imagens do Monte Wilson, e você pode ver as últimas visualizações aqui
Fonte: Space.com
Assista, abaixo, uma reprtagem sobre o assunto: