Em 06 de novembro de 2018, os pilotos de um helicóptero de ataque AH-64 Apache, do Exército dos Estados Unidos, estavam em um voo de treinamento no Arizona quando avistaram três UFOs fazendo manobras agressivas no céu, não muito longe e em baixa altitude.
Pelo menos essa é a narrativa que acompanha a última parte do vídeo de UFOs publicado no YouTube na manhã de sexta-feira, 27 de maio, pelo site The Debrief, em conjunto com a abertura de um Simpósio de Divulgação de UFOs que ocorreu neste fim de semana em Vernal, estado de Utah, nos Estados Unidos. O curto vídeo é tirado do ponto de vista de uma pista de pouso no chão do deserto, olhando para cima, onde três objetos podem ser vistos se movendo pelo céu em alta velocidade.
Um piloto diz pelo rádio: “Há três jatos voando realmente rápidos lá em cima?” O outro responde: “Provavelmente alguns A-10 ou alguns F-16.” À medida que se movem, os três pontos de luz parecem dançar um ao redor do outro de maneiras que parecem desafiar a física conhecida para uma aeronave mecânica. O ex-piloto de caça F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos, Chris Lehto, disse ao Debrief: “A manobra de dança circular simplesmente não é possível. Eles fazem uma volta completa de 360 graus em menos de 3 segundos! Isso meio que me dá uma sensação mais orgânica do que mecânica.”
À medida que se aproximam do sopé do Pico Picacho, os três objetos desconhecidos de repente parecem girar um em torno do outro, como se girassem em torno de um eixo invisível, mantendo uma trajetória constante para o leste. Após várias rotações, os objetos retomam uma formação triangular obtusa antes de desaparecerem de vista quando o Apache começa a decolar.
Assista acima à filmagem dos três objetos se deslocando em alta velocidade.
Fonte: The Debrief
Como o incidente tem mais de três anos, o Debrief também não conseguiu obter dados de transponder de transmissão automática dependente de vigilância (ADS-B) de fontes de rastreamento de aeronaves comerciais, capazes de revelar qualquer informação sobre outras aeronaves que estavam operando dentro do proximidades no momento do avistamento. “E, quando olhei para os objetos, a taxa de aceleração simplesmente não fez sentido para nenhuma aeronave que vi na minha vida, como piloto”, disse Lehto.
O notável cético de UFOs, Mick West, também não tem uma sensação mecânica ao assistir ao vídeo. Ele escreveu em sua conta no Twitter: “Você nem precisa de análise aqui. Basta ver o vídeo original. Simplesmente parecem pássaros.” Mas Lehto discorda: “Eu analisei o vídeo”, disse ao Debrief, concluindo que “(…) é sem dúvida anômalo.”