DESTAQUE

Telescópio Kepler tem nova missão aprovada

Por
23 de Maio de 2014
O telescópio espacial Kepler terá uma nova missão de busca por exoplanetas
Créditos: NASA

Em agosto de 2013 foi anunciado o fim da missão primária do telescópio espacial Kepler da NASA, devido a problemas em dois de seus quatro giroscópios. São esses instrumentos que mantinham o telescópio precisamente apontado, a fim de que pudesse captar as tênues mudanças de luminosidade quando um exoplaneta passa diante de seu sol distante. O Kepler necessitava de três giroscópios para funcionar perfeitamente.

Com o problema, a NASA anunciou que estava estudando maneiras de aproveitar o telescópio e finalmente foi anunciada em 16 de maio último a missão K2. Serão ao menos dois anos de financiamento para que o Kepler persista na busca por exoplanetas, além de examinar aglomerados estelares, a evolução de estrelas jovens e antigas, galáxias e supernovas. No novo trabalho o telescópio irá manter campanhas de observação de 75 dias cada, enquanto se movimenta em uma órbita solar próxima a da Terra.

Para isso, os motores do Kepler irão mantê-lo alinhado com o Sol de tal forma que a pressão da radiação solar sobre seus painéis externos irá estabilizá-lo, proporcionando a precisão necessária para suas observações. Um teste batizado como Campanha 0 está sendo conduzido neste momento, e o início da Campanha 1, a primeira série de observações da missão K2, deve ter início em 30 de maio. O Kepler, lançado em março de 2009, foi extraordinariamente bem-sucedido, tendo descoberto mais de 3.800 exoplanetas candidatos. A quantidade de informações colhidas nessa primeira fase foi tão grande que os astrônomos ainda têm material para anos de estudos.

Infográfico detalhando a missão K2

Infográfico sobre o funcionamento do telescópio espacial Kepler

Site oficial do Kepler

NASA anuncia fim da missão de caça a planetas do Kepler

NASA anuncia a descoberta de mais 715 exoplanetas

Encontrada a primeira Terra alienígena

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

crédito: Revista UFO
Dossiê Cometa
Dossiê Cometa

O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. O documento foi entregue ao primeiro ministro francês e a outras autoridades mundiais, com uma séria advertência: devemos estar preparados para grandes transformações em nossa cultura, ciência e religião, pois em pouco tempo os UFOs causarão grande impacto em nossas vidas.

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Já está no ar a Edição 208 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2014

Nova etapa, novos desafios