DESTAQUE

Suposta invasão alienígena na Turquia é uma fraude

Por
06 de Dezembro de 2016
Foto de alegado UFO durante a falsa onda turca; na verdade é o planeta Vênus
Créditos: Arquivo

Conforme alertamos no texto anterior a respeito, a alegada onda turca de avistamentos em massa não podia ser desacartada como fraude, ou confirmada como fato. E a verdade finalmente surgiu, pois a história se tornou viral graças ao conhecido canal de fraudes e mentiras Secureteam10, comandado por Tyler Glockner. O primeiro vídeo a respeito publicado por eles teve aproximadamente 500.000 visualizações. Um segundo vídeo, igualmente falso, aproximou-se de 400.000. No segundo Glockner apresentou declarações mentirosas, como a imprensa sendo controlada pelo governo turco, e que as mídias sociais estavam sendo censuradas em todas as plataformas, algo quase impossível de acontecer.

No site Reddit os falsos relatos se reproduziram, mas o tópico foi deletado quando ficou claro que era uma fraude. O próprio Reddit postou uma mensagem pedindo para que os usuários usassem de pensamento crítico, o que dá uma ideia dos absurdos ali postados. O site Doubtfulnews pesquisou mais a fundo e descobriu que um grupo no Facebook intitulado goygoyrail contribuiu para a confusão, coordenando falsos relatos com velhas fotos já confirmadas como fraudes. Além disso inúmeras contas no Twitter que espalharam a hashtag #ufoattacktoturkey eram novas. Como sempre os relatos repetiam as mesmas informações e tentavam dar um ar de credibilidade mencionando instituições ou empresas, método conhecido dos farsantes e mistificadores.

A própria foto principal utilizada na nota anterior era somente de um balão de ar quente e outra foto presente em inúmeros posts que espalharam a fraude era de uma comemoração da Força Aérea do Chile sobre Santiago, sem nada a ver com UFOs. Outro site de mistificações a propagar a mentira do Secureteam10 foi o Headlines and Global News (HNGN) e a história rapidamente se espalhou até os Estados Unidos, Canadá e México. E mesmo após a fraude ser desmascarada, o tabloide Herald Express publicou a história de um sujeito que alegou ter filmado um UFO na Turquia, mas que era somente o planeta Vênus.

crédito: Arquivo
Utilizar nomes de instituições com credibilidade, como a NASA, é um recurso dos fraudadores
Utilizar nomes de instituições com credibilidade, como a NASA, é um recurso dos fraudadores

GANHANDO DINHEIRO COM FRAUDES

Quanto ao canal de farsas Secureteam10, que se intitula "a fonte número 1 de novidades sobre o fenômeno alienígena", apesar de continuamente ter suas mentiras desmascaradas segue com 638.136 assinantes e um total de 145.970.900 visualizações. Infelizmente vários sites brasileiros repetem continuamente as mentiras do Secureteam10 e novamente deixamos o aviso: não confie neles e nem abra qualquer de seus vídeos, pois eles ganham dinheiro propagando tais fraudes.

Avistamentos em massa acontecem na Turquia

Canal de video no Youtube é uma fraude

É falsa a história de um UFO interagindo com o Sol

Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha

É uma fraude a máquina alienígena encontrada na Antártida

Vídeo da NASA com suposto UFO provoca furor na internet

Slides de Roswell: caso encerrado

Vídeo com suposto UFO captado pela estação espacial se espalha pela internet

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: UFOs: Evidências Perturbadoras

Já está no ar a Edição 228 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2015

O receio é a extinção de nossa espécie