DESTAQUE

Nave Orion da NASA fará primeiro teste em dezembro

Por
20 de Junho de 2014
Concepção artística da Orion em órbita em seu primeiro voo de teste não tripulado
Créditos: NASA

O novo veículo espacial da NASA, a cápsula Orion, fará seu primeiro voo de teste no próximo mês de dezembro. Designado Teste de Exploração de Voo 1 (EFT-1), o lançamento fará com que a nave atinja uma distância de 5.790 km da Terra, a maior já alcançada por uma nave desde o final do Projeto Apollo em 1972. Após atingir essa distância a nave irá se separar do foguete lançador e de seu módulo de serviço, a fim de reentrar na atmosfera a 32.187 km/h.

Com a reentrada nessa velocidade os técnicos da NASA pretendem testar o escudo de calor da nave, comprovando sua capacidade de resistir aos rigores de uma missão até a Lua, um asteroide ou até mesmo a Marte. São esperadas temperaturas de até 4.000º C. Além disso, o sistema de separação de emergência, chamado Sistema de Cancelamento de Lançamento (LAS), igualmente será testado. Separar o LAS é vital para que a abertura dos paraquedas da nave no momento do pouso seja possível. Os próprios paraquedas serão testados na missão, garantindo um pouso na água a no máximo 32 km/h.

O veículo lançador utilizado será o foguete Delta IV Heavy, que auxiliado por dois motores laterais colocará a Orion em órbita, ainda acoplada a seu estágio final. Após uma volta ao redor da Terra este estágio será acionado para atingir o ponto de maior distância da missão. Será testada também a capacidade de os computadores de bordo resistirem às forças envolvidas e à radiação do espaço, ponto considerado crucial para voos futuros de longa duração, quando as tripulações não terão a proteção dos cinturões eletromagnéticos da Terra. A Orion utilizada no teste será depois reconfigurada para um novo voo, sendo o modelo projetado para voar até dez missões. A NASA planeta mais um voo de teste em 2017 antes das primeiras missões tripuladas em 2021.

Assista abaixo a uma animação mostrando o voo EFT-1 da Orion:



Confira um infográfico da nave Orion

Site da NASA sobre a Orion

Estados Unidos e Europa firmam parceria para nave espacial

NASA anuncia proposta de orçamento para capturar um asteroide

SpaceX revela versão tripulada da nave Dragon

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial


crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 212 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2014

Não é somente aqui na Terra