DESTAQUE

Nave New Horizons obtém a melhor imagem já vista de Plutão

Por
01 de Julho de 2015
Plutão e Caronte, em foto obtida pela New Horizons no último dia 29; histórico sobrevoo acontece em 14 de julho
Créditos: NASA

Lançada em 19 de janeiro de 2006, a nave New Horizons da NASA passou boa parte dos últimos nove anos viajando através do Sistema Solar. Após um breve encontro com o asteroide 122524 APL, a nave passou a 2,3 milhões de km de Júpiter em 28 de fevereiro de 2007, a fim de ganhar mais velocidade no rumo de Plutão. Boa parte dos anos seguintes foram passados em hibernação, para poupar o equipamento. Neste momento, a New Horizons se encontra a menos de duas semanas de seu histórico sobrevoo de Plutão, que ocorrerá no próximo 14 de julho. Aproximando-se do sistema do planeta anão a 48.000 km a cada hora, suas imagens começam a ficar mais nítidas, e já não aparece como um objeto pixelado.

A foto que ilustra esta matéria, tomada em 29 de junho a uma distância de 18,2 milhões de km, é a melhor imagem que a humanidade já teve de Plutão e sua lua Caronte. Até mesmo o telescópio espacial Hubble não consegue obter imagens com esse nível de nitidez do mundo distante, e a foto foi obtida pelo instrumento Imageador de Reconhecimento de Longa Distância (Lorri) da New Horizons. As fotos obtidas com esse instrumento têm função científica, estética, e também para navegação. A 4,8 bilhões de km da Terra, os sinais de e para a New Horizons demoram 4,5 horas para cruzar o espaço, e portanto cada comando para a nave precisa ser cuidadosamente planejado. No sobrevoo de 14 de julho, será impossível enviar qualquer comando de último minuto, e portanto a precisão precisa ser a melhor possível, para que a nave aponte seus instrumentos na direção correta.

O principal investigador da missão Alan Stern, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, de Boulder, Colorado, disse: "Uma de minhas esperanças, à parte a excelente ciência que iremos fazer, é incentivar as pessoas a respeito do poder da exploração, da audária de nossa espécie, e os grandes objetivos que podemos realizar". O sobrevoo de Plutão já chama a atenção do mundo, e muitas descobertas são esperadas para as próximas semanas, como a natureza do material que cobre o polo de Caronte, a maior das luas do planeta anão, dando-lhe uma tonalidade escura. E, com 1.200 km de diâmetro, praticamente a metade daquele de Plutão, os dois mundos giram ao redor de um centro de gravidade comum, sempre com a mesma face voltada para o outro, no que é considerado um sistema binário.

REVELANDO OS MISTÉRIOS DE PLUTÃO

A New Horizons tem o tamanho de um piano, sua missão custou 700 milhões de dólares, e viajou ao longo desta última década para revelar os mistérios do pequeno mundo, descoberto ainda em 1930. As imagens já tomadas, que serão em breve ultrapassadas em qualidade conforme a nave se aproximar de seu objetivo, comprovaram que o distante mundo nada tem de monótono, revelando regiões claras ao lado de outras mais escuras. Além disso, suspeita-se da existência de uma capa de gelo em um dos polos do planeta anão. No momento do sobrevoo, as câmeras da New Horizons serão capazes de observar detalhes com o tamanho dos lagos do Central Park em Nova York. Além disso, seus sete instrumentos científicos irão mapear a superfície, composição e temperaturas de Plutão e Caronte, caracterizar a atmosfera do planeta anão, e a geologia dos dois mundos. Espera-se ainda que possam existir outros satélites no sistema, e até mesmo anéis. Além disso, é possível que a missão receba mais fundos para um encontro com um objeto no Cinturão Kuiper, o que pode acontecer em 2019.

Visite o site oficial da missão New Horizons

Site da Iniciativa da Mensagem da New Horizons

Confira um vídeo mostrando as cinco luas de Plutão

Começam as observações de Plutão pela New Horizons

Liberada primeira foto em cores de Plutão e sua lua Caronte

Nave New Horizons aproxima-se de Plutão e faz novas imagens

Prosseguem os mistérios de Ceres

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos