DESTAQUE

Minissérie sobre contato final com alienígenas estreia no SyFy

Por
14 de Dezembro de 2015
Ricky Stormgreen é escolhido como o representante dos alienígenas, cuja aparência será um choque para muitos
Créditos: SyFy Channel

O Fim da Infância (Childhood´s End) foi pela primeira vez publicado em 1953, e é um dos mais conhecidos livros de Arthur C. Clarke, o mestre da ficção científica responsável por 2001: Uma Odisseia no Espaço e suas sequências. Atualmente publicado no Brasil pela Editora Alpeh, a obra narra a chegada à Terra de uma avançada civilização alienígena no início da Era Espacial. Os visitantes, logo chamados de Senhores Supremos, em pouco tempo eliminam a guerra, as doenças e a maior parte dos problemas humanos, apesar da desconfiança de muitos em razão do fato de os alienígenas nunca se mostrarem.

O líder dos extraterrestres é Karellen, que usa o título Supervisor e escolhe como representante entre os humanos o secretário-geral da ONU Rikky Stormgreen. Depois de muito debate o alienígena promete que eles irão se mostrar dentro de cinquenta anos, no espaço de duas gerações, a fim de preparar a humanidade. E a aparência dos Senhores Supremos é um dos grandes destaques do livro, prometendo na minissérie causar polêmica diante das ideias equivocadas de certos setores da Ufologia. Vale mencionar que, no episódio dedicado a obra de Clarke da série Profetas da Ficção Científica é mencionado que o mestre teve a ideia para a história ao observar sobre Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, balões de barragem contra os bombardeios alemães, e os imaginou como uma frota de naves alienígenas. A edição da Aleph traz o comentário que a imagem da chegada das enormes naves foi a inspiração para as cenas do filme Independence Day, de 1997.

A minissérie em três episódios do canal SyFy que estreia neste dia 14 de dezembro, às 20h00 pelo horário da costa leste norte-americana, é uma adaptação do romance. A voz de Karellen, que no livro ajuda a determinar que ele é bem maior que um ser humano, é feita pelo ator Charles Dance, intérprete de Tywin Lannister na série Game of Thrones. Colm Meaney, que em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração e Deep Space 9 viveu o chefe Miles O´Brien, interpreta Hugo Wainwright J., dono de um jornal que desconfia das intenções dos Senhores Supremos. Já o papel de Ricky Stormgreen, o intermediário entre os alienígenas e a civilização terrestre que na adaptação é um fazendeiro do Missouri, ficou para Mike Vogel, da série Under the Dome. A direção da minissérie é de Nick Hurran, que dirigiu episódios da série Sherlock e de Doctor Who.

PROFUNDA DISCUSSÃO SOBRE O DESTINO DA HUMANIDADE

O fato de os Senhores Supremos não se mostrarem gera profunda desconfiança na humanidade, motivo das melhores discussões entre Stormgreen e Karellen no livro. A obra traz conceitos de paranormalidade, aperfeiçoamento da raça humana, alienígenas no passado e clarividência que depois foram renegados por Arthur Clarke, o que de forma alguma afeta a qualidade desse que é considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica. A era dourada proporcionada pelos Senhores Supremos tem, entretanto, um custo, que é o de a humanidade abandonar todo e qualquer projeto de exploração espacial. Os motivos para isso, e o objetivo final dos Senhores Supremos, levanta diversas discussões filosóficas e mesmo metafísicas a respeito do significado da vida e da existência, além do destino final da humanidade. Ainda não se sabe quando a minissérie será exibida no Brasil.

Confira o trailer de Childhood´s End

Episódio sobre Arthur Clarke da série Profetas da Ficção Científica (atenção: nele é revelada a aparência dos Senhores Supremos)

Site da Editora Aleph

Site do canal SyFy

A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia

Seriados enfocando alienígenas vão estrear no SyFy

Arquivo-X tem novo trailer liberado

Série ufológica do Canal Smithsonian acusada de acobertamento

Nova série sobre UFOs estreia no History Canadá

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Pacote Produções de James Fox

Já está no ar a Edição 36 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2005

Ficção Científica e Ufologia: até que ponto uma influencia a outra?