DESTAQUE

Marte teve condições de abrigar vida

Por
12 de Março de 2013
Vida pode ter existido em Marte, apontam as amostras
Créditos: NASA

É palavra da tão criticada NASA: vida primitiva pode ter vivido em Marte há milhões ou bilhões de anos. Conforme publicamos anteriormente, na conferência de imprensa ocorrida na terça-feira, 12 de março, representantes da agência espacial afirmaram: "As amostras analisadas pelos instrumentos a bordo do Curiosity mostram que o antigo Marte pode ter abrigado micro-organismos".

A missão primária do Rover estava programada para durar pelo menos dois anos e a primeira grande descoberta veio sete meses após o pouso na Cratera Gale, em 05 de agosto de 2012. O local foi escolhido pelos depósitos existentes no Monte Sharp, de 5 km de altitude, quase no centro da cratera. Esse local é um registro de bilhões de anos de história geológica do planeta.

De acordo com Michael Meyer, cientista líder do Programa de Exploração de Marte da NASA: "Uma questão fundamental para esta missão é se Marte pode ter sido habitável. E pelo que sabemos hoje, a resposta é sim". A primeira perfuração realizada pelo Curiosity em 08 de fevereiro, alcançando 6,4 cm de profundidade, revelou um material cinza esverdeado. Amostras foram inseridas nos instrumentos CheMin [Química e Mineralogia], e SAM [Análise de Amostras em Marte].

Os dois instrumentos identificaram vários ingredientes fundamentais para a vida, como enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono. A rocha pesquisada, batizada John Klein, também contém minerais de argila, produzidos pela prolongada exposição a um ambiente com água neutra e não muito salgada, um ambiente totalmente propício à existência de vida.

A agência também revelou que os problemas com um dos computadores do robô estão quase resolvidos. O processador B funciona normalmente e no A os técnicos conseguiram utilizar setores de memória anteriormente afetados pelo evento ocorrido em fevereiro. Eles pretendem instalar novos programas a fim de que o computador A possa voltar a operar novamente, para que a missão possa ser retomada nos próximos dias.

Vídeo sobre a análise realizada pelo Curiosity

História da busca por vida em Marte em fotos

Vídeo: por que o Curiosity busca compostos orgânicos?


Site da missão


Saiba mais:

Livro: UFOs na Rússia

DVD: Destino Terra 2

Já está no ar a Edição 197 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2013

Um novo gás para a Ufologia