DESTAQUE

Novo anúncio da NASA nesta terça-feira

Por
12 de Março de 2013
Primeira perfuração do Curiosity para coleta de amostras em Marte, em 08 de fevereiro
Créditos: NASA

A NASA anunciou a realização de uma conferência de imprensa em sua sede em Washington nesta terça-feira, 12 de março. O evento ocorrerá na sede da agência espacial, uma indicação de que o anúncio a ser feito com relação a novas descobertas do Curiosity tem considerável importância. Foi o mesmo caso há cerca de 09 anos, quando os cientistas apresentaram as provas, descobertas pelo Rover Opportunity, de que água líquida correu por amplas regiões de Marte.

Os cientistas da agência têm trabalhado no Curiosity a fim de recuperar seu sistema de computadores e retomar a missão. Em 27 de fevereiro o processador A apresentou problemas em um setor corrompido de sua memória. Os técnicos o desligaram e trabalharam a fim de preparar o computador B para assumir as funções. Em 02 de março o Rover finalmente saiu do modo de segurança com o processador funcionando normalmente, mas a NASA tornou a desligá-lo no dia 06, devido a uma tempestade solar rumando para o planeta. Felizmente nada ocorreu e no dia 07 o robô foi religado e o trabalho recomeçou.

O problema no processador A foi provavelmente causado por uma partícula altamente carregada emitida pelo Sol. Mesmo que os sistemas das naves espaciais seja preparado para essas eventualidades, os cientistas afirmam que problemas podem acontecer. A NASA pretende recuperar o compoutador A a fim de utilizá-lo como novo backup, e retomar a missão de determinar a habitabilidade de Marte nos próximos dias.

Antes do problema, o Curiosity já havia realizado sua primeira perfuração em uma rocha marciana em 08 de fevereiro, descobrindo que a cor do material sob a superfície mescla cinza e verde. A especulação quanto ao que será revelado gira em torno da possível descoberta de carbono no Planeta Vermelho, ingrediente essencial à vida como conhecemos. Uma pista, de acordo com algumas fontes,é a publicação no site do Curiosity de um vídeo intitulado "Why is Curiosity Looking for Organics?" [Por que o Curiosity está procurando por elementos orgânicos?].

As conferências sobre a missão do rover, que pousou na imensa Cratera Gale em Marte em agosto de 2012, têm normalmente ocorrido por teleconferência transmitida desde o Laboratório de Propulsão a Jato, em Los Angeles. O fato de o evento deste dia 12 ocorrer na sede da agência mostra que algo importante foi descoberto. Antes do problema eletrônico, o Curiosity realizou a análise do material recolhido na perfuração de 08 de fevereiro, através do instrumento SAM [Analisador de Amostras de Marte]. O equipamento aqueceu as amostras repetidas vezes, até uma temperatura de 1.093ºC, permitindo uma análise muito mais precisa dos elementos da amostra.

O instrumento CheMin [Química e Mineralogia] foi igualmente utilizado na análise das amostras da perfuração de 6,4 cm de profundidade, em um local formado por argilas que foram formadas em ambiente rico em água. Da conferência participarão Michael Meyer, cientista chefe da missão, John Grotzinger, cientista do projeto, David Blake, principal investigador do CheMin, e Paul Mahaffy, líder da equipe do SAM. O evento acontece às 13h00 pelo horário da costa leste norte-americana.

Assista a conferência da NASA

Site do JPL

Site do Curiosity

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: 50 Anos de Exploração Espacial Parte 1

Já está no ar a Edição 193 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2012

Velhos casos, novas perguntas