DESTAQUE

Mais informações sobre ovinos mutilados em município cearense

Por
22 de Outubro de 2010
Exemplo e close do tipo de extração ocular que os espécimes vêm sofrendo. Veja mais fotos na galeria de imagem abaixo
Créditos: Cruzonlinestudio

Como noticiamos em matéria anterior, estamos sabendo superficialmente ainda - assim como todos - sobre ocorrências inusitadas na região do município de Cruz (CE), envolvendo mutilações de ovelhas. As informações que recebemos, até o momento, originam-se da colaboração do Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica (CSPU), do ufólogo Edison Boaventura Jr [Grupo Ufológico do Guarujá, GUG] e relatos testemunhais que começam a chegar até o Portal da Ufologia Brasileira.

Descobrimos também que o Diário do Nordeste veiculou, no dia 20 de outubro, artigo sobre o caso, abordando seriamente a preocupação dos ovinocultores e trazendo narrativas dos mesmos. "Quando o dia amanheceu, encontrei de uma só vez 15 ovelhas atacadas, das 16 que eu criava. Algumas delas, mortas dentro da lagoa que fica na minha propriedade. Um único rastro de animal visto no local foi de um cachorro", contou David Geraldo de Vasconcelos, que as tinha num curral. "Na mesma região, outros animais também foram atacados", acrescentou. O prejuízo, segundo Vasconcelos, é em torno de R$ 1.200,00.

Conforme relatos de outros moradores da região, até o momento, não se sabe a causa do problema. Os pecuaristas que sofreram perdas nos rebanhos ainda não procuraram a polícia e nem o sindicato rural para comunicar o fato. Há relatos de ocorrência desse fenômeno na zona rural de Jenipapeiro, Correguinho e, também, Espinho. De acordo com o professor e radialista Cleyton Albuquerque, que chegou a ver um desses espécimes vitimados, a cena chama bastante atenção. "Acredito que não seja ataque de outro animal selvagem, porque não existe marca de luta entre ambos. Se for ação do homem, é muita maldade", disse.

Jornalista e escritor, Vicente Freitas também acha que a situação está deixando a população preocupada. "Muitos acreditam que alienígenas estão atacando os animais, fazendeiros dão conta que na localidade de Guarda, Bela Cruz, só neste fim de semana, 17 ovelhas foram vitimadas e seus olhos removidos". Igualmente, segundo os moradores, até o momento, não se tem pistas de como isso acontece.

"Na primeira vez, há uns 10 dias, um criador de ovelhas tomou o maior susto ao chegar em sua propriedade e encontrar 15 delas com os olhos removidos", discorreu Freitas. "Uma semana depois, o mesmo fato ocorreu na fazenda Guarda, e desta vez foram oito animais. Tudo isso vem acontecendo na região de Guarda, Jenipapeiro, Correguinho e Matriz (Carrasco), nos municípios de Bela Cruz e Cruz", confirmou.

Freitas ainda informou que no dia 16 de outubro, Lúcio Ezequiel também encontrou, em suas terras, algumas na mesma situação. Já no dia 19, aconteceu o mesmo, na localidade de Matriz, Bela Cruz. A notícia teria sido divulgada nos programas Maurício Otone, No Balanço do Mar, do apresentador Abelardo Martins e no Show do Juca Branco, na Rádio Difusora Vale do Acaraú.

Este autor gostaria de salientar e ponderar de que é extremamente necessário manter e transmitir calma e segurança aos moradores e ovinocultores, pois a hipótese ufológica é a última a ser considerada, somente após todas as demais serem analisadas e descartadas. Igualmente, apontar a franca ausência de supostos avistamentos de objetos voadores não identificados - nestas áreas específicas do Estado cearense -, em contrapartida às demais, sob forte casuística e onda ufológica patente.

Portanto, é necessário partir do princípio analítico científico de todas as demais possibilidades, desde predadores, brincadeiras de mal gosto à rituais desumanos. As autoridades também precisam colaborar, obviamente, e fornecer assistência especializada.

Assista ao vídeo que encontramos, retratando a incompreensão e dúvida que paira sobre os habitantes com relação às ocorrências:

Já está no ar a Edição 165 da Revista UFO. Aproveite!

Maio de 2010

O lado sinistro da presença extraterrestre no planeta