DESTAQUE

Legista do Caso Varginha se diz constrangido em especial do portal G1

Por
28 de Janeiro de 2016
Caso Varginha, vinte anos de investigação e desencontradas versões oficiais
Créditos: Revista UFO

O maior caso da Ufologia Brasileira e um dos mais importantes da Ufologia Mundial, o Caso Varginha, completou no último dia 20 de janeiro vinte anos de história. São também duas décadas de investigação, acobertamento e versões oficiais incoerentes e desencontradas, além de muita polêmica até mesmo no meio ufológico. O Portal G1, das Organizações Globo, publicou uma série de matérias e um especial a respeito, dando grande e merecido destaque à principal ocorrência ufológica acontecida em nosso país.

A reportagem entrevistou o conhecido legista Fortunato Antônio Badan Palhares, participante de importantes casos como o de PC Farias e das ossadas encontradas em Perus. Na época ele era chefe do Departamento de Medicina Legal da Unicamp e afirma que teve sua vida transformada ao ter seu nome ligado ao caso, dizendo-se constrangido quando abordado sobre o assunto. Palhares diz: "Essa é uma notícia que se espalhou sem nenhum fundamento. É uma mentira que o Departamento de Medicina Legal da Unicamp, e eu como chefe dele, tenhamos participado de qualquer tipo de trabalho ou discussão sobre o ET de Varginha. Não há prova nenhuma. É uma imaginação, principalmente, de alguns ufólogos, que tentam colocar isso na mídia". O legista acrescenta: "Estávamos envolvidos com vários casos e isso poderia dar uma notoriedade às inverdades colocadas por essas pessoas".

Marco Antonio Petit, coeditor da Revista UFO e que publicou recentemente o livro Varginha: Toda a Verdade Revelada, da Coleção Biblioteca UFO, teve grande destaque em outra reportagem. Ele disse para o G1: "Na verdade o caso é muito maior e mais importante do que as pessoas tomaram conhecimento. Teve o envolvimento de um número bem mais numeroso, inclusive de militares de alta patente, cujos nomes apresento de maneira definitiva, para que fique firmado que não estamos brincando de fazer Ufologia. A coisa foi muito mais séria do que as pessoas ouviram falar ou tomaram conhecimento". Petit afirmou ainda que constantemente fala a respeito do Caso Varginha em suas conferências, apresentando os nomes dos militares envolvidos, incluindo altas patentes do Exército Brasileiro, além de autoridades civis do governo Fernando Henrique Cardoso.

EXÉRCITO CONTINUA A AFIRMAR NÃO TER INFORMAÇÕES SOBRE O CASO VARGINHA

crédito: Arquivo Revista UFO
Marco Petit
Marco Petit

Marco Petit ressaltou a magnitude do caso, apontando que existem centenas de pessoas que testemunharam aspectos diversos do evento, cujas histórias se complementam e formam um todo impressionante, ainda negado pelo Exército. O coeditor falou também sobre a mudança de postura de Ubirajara Rodrigues: "Em minha opinião, por trás de toda a mudança de postura frente ao caso existe apenas uma escolha feita por ele muitos anos atrás para ter uma vida mais tranquila, segura e sem os prejuízos que seu envolvimento e a defesa da verdade estavam trazendo para sua vida particular e profissional. De qualquer forma, a Ufologia Brasileira e porque não dizer mundial, deve muito a esse investigador. Sem ele, provavelmente, a história teria sido sepultada ainda em seu início, como provavelmente já aconteceu com inúmeros casos".

O coeditor falou ainda a respeito do Inquérito Policial Militar (IPM), no qual houve até mesmo uma tentativa de alterar a sequência e horários de fatos do Caso Varginha, a fim de tentar desmentir a história. O documento tenta explicar como processo de manutenção normal a intensa movimentação de caminhões do Exército há vinte anos, porém a documentação apresentada pela empresa responsável mostra que o serviço ocorreu muitos dias depois. Petit finalmente encerra dizendo: "As denúncias que fiz em meu livro Varginha: Toda a Verdade Revelada foram encaminhadas ao próprio Ministério da Defesa mediante uma medida simples, mas eficaz: o livro foi oficialmente protocolado para apreciação, dentro do MD, como evidência do acobertamento geral do Exército e das outras forças militares envolvidas". A Ufologia Brasileira aguarda o pronunciamento das autoridades.

Confira o especial do Portal G1 sobre os vinte anos do Caso Varginha

Veja o depoimento de Kátia Andrade Xavier, testemunha do Caso Varginha

Exército Brasileiro nega possuir informações sobre Caso Varginha

Varginha teve avistamento de UFO em 1970

Ministério da Defesa e ufólogos acertam canal de comunicação inédito no mundo

Caso Varginha comemora 20 anos hoje, mas Exército ainda nega as evidências

Saiba mais:

Livro: Varginha: Toda a Verdade Revelada

crédito: Revista UFO
Varginha: Toda a Verdade Revelada
Varginha: Toda a Verdade Revelada

Desde que teve início a chamada Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, uma pesquisa sistemática dessas naves e da ação de seus tripulantes na Terra vem sendo realizada por estudiosos de inúmeros países. O episódio ocorrido na cidade mineira de Varginha, em 20 de janeiro de 1996 é, com certeza, o mais bem documentado de todos — até mesmo do festejado Caso Roswell. O que se lerá neste livro não é ficção científica, mas sim o mais bem guardado segredo do meio militar brasileiro, finalmente levado ao conhecimento da sociedade.

DVD: UFOs e ETs na Amazonia

Já está no ar a Edição 230 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2016

O que os militares ainda escondem?