DESTAQUE

Varginha teve avistamento de UFO em 1970

Por
02 de Dezembro de 2014
Varginha, famosa pelo incidente de 1996, teve grande avistamento em 1970 de acordo com jornal local
Créditos: Philipe Kling David

Varginha foi palco, em 20 de janeiro de 1996, de um dos casos mais importantes da Ufologia Brasileira e Mundial. Centenas de testemunhas reportaram a presença, na cidade, de estranhas criaturas que aparentemente se constituíam na tripulação de uma nave caída nas proximidades da cidade. Ao mesmo tempo, também foi constatada pela população uma absolutamente anormal movimentação de tropas do Exército Brasileiro, vindas da Escola de Sargento das Armas de Três Corações.


O Caso Varginha, como ficou conhecido, mobilizou boa parte da Ufologia Brasileira, e em pouco tempo os pesquisadores constataram a presença de ao menos duas criaturas capturadas, sendo que talvez outras duas tenham tido o mesmo destino. Os seres foram examinados em dois hospitais locais e depois foram encaminhados, bem como um material que deveria se constituir em restos da nave, para a cidade de Campinas, onde foram analisados na Unicamp. Diversos outros acontecimentos paralelos foram levantados pelos ufólogos, incluindo a visita, cerca de dois meses depois, de altas autoridades do governo norte-americano e da NASA. Além disso, o Alto Comando do Exército, pela primeira vez, reuniu-se fora de Brasília, mais precisamente na mesma Campinas.

Porém, aparentemente os UFOs já visitavam Varginha muito antes do incidente que a tornou famosa mundialmente. Em reportagem recentemente exibida pela EPTV, filiada da Rede Globo, foi divulgada a informação de que o jornal Tribuna Varginhense, em edição de 29 de novembro de 1970, noticiou a presença de um disco voador avistado por centenas de pessoas na cidade. A nave teria tentado descer no local e algumas das testemunhas chegaram a ficar em pânico. Uma mulher teria desmaiado de medo diante da passagem do UFO, que teria se aproximado muito de várias casas. A reportagem da EPTV conversou com o aposentado Geraldo Bichara, que afirmou ter o disco voador passado sobre a rua Rio de Janeiro, resultando na queima de transformadores, problemas na iluminação e em carros que passavam, além de danificar eletrodomésticos em várias casas.

crédito: Reprodução EPTV
Tribuna Varginhense de 29 de novembro de 1970
Tribuna Varginhense de 29 de novembro de 1970

Assista à reportagem da EPTV

Relembre trechos do Caso Varginha (1996)

Caso Varginha completa 18 anos

Coeditor da Revista UFO faz importantes revelações sobre o Caso Varginha

Saiba mais:

Livro: O Caso Varginha

crédito: Revista UFO
O Caso Varginha
O Caso Varginha

Na manhã de 20 de janeiro de 1996, algo extraordinário aconteceu na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais. Duas estranhas criaturas foram observadas por moradores de um bairro da cidade e depois capturadas por uma unidade do Corpo de Bombeiros local, em conjunto com uma pequena tropa do Exército. Este é o famoso Caso Varginha, que ficou nacional e mundialmente conhecido na época como um dos mais impressionantes acontecimentos ufológicos de todos os tempos.

DVD: Eles Estão Entre Nós

Já está no ar a Edição 34 da Revista UFO. Aproveite!

Julho de 2005

O maior caso da Ufologia Mundial