O maior evento do ano, e um dos maiores já realizados no mundo, aproxima-se com novidades. O V Fórum Mundial de Ufologia, ou II UFOZ 2013, acaba de ganhar mais uma atração: uma apresentação de A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO, e do conselheiro especial da publicação Toni Inajar Kurowski a respeito dos novos agroglifos surgidos em Ipuaçu. Esse acréscimo aumenta o repertório ufológico do evento, para o qual as vagas já estão se esgotando. A procura aumentou tremendamente nas últimas semanas e os interessados em participar devem fazer suas inscrições no site oficial o mais depressa possível.
Os sinais foram descobertos no último dia 02 de novembro no oeste catarinense, na região que desde 2008 vem assistindo com espanto cada vez maior ao surgimento dessas extraordinárias formações. A cada ano o desenho dos agroglifos aumenta em sofisticação e complexidade, para espanto da Ufologia Brasileira. O agroglifo em forma de flecha, de 2009, como os demais surgidos no último trimestre do ano nos campos de trigo da região, são exemplos disso. Formado por triângulos e círculos de diferentes tamanhos, o desenho maravilhou os pesquisadores por sua simetria e precisão.
Na safra de agroglifos de 2013, o primeiro desenho foi batizado como sinal oeste, tratando-se de uma espiral que termina em um círculo menor, onde se vê um formato similar ao de uma ampulheta. Tal como outros sinais descobertos ao redor do mundo, a separação entre as plantas dobradas e aquelas em pé é nítida e clara, com pouquíssimos vegetais dobrados pela metade, e todas as plantas seguindo o mesmo sentido. Ineditamente, a Revista UFO conseguiu um helicóptero para pela primeira vez obter fotos aéreas de agroglifos, com resultados assombrosos, confirmando a autenticidade dos desenhos.
Impressionantes características dos sinais
O mesmo se deu com o chamado agroglifo sudoeste, localizado a 3 km do agroglifo oeste. Aqui o círculo principal abriga um losango, que por sua vez possui três círculos menores ao centro, sendo o do meio o maior. Possui as mesmas características de precisão do outro sinal, com traçado perfeito, regular e simétrico, e exatamente o mesmo diâmetro do outro desenho, 54,60m. Algumas débeis vozes de detratores do fenômeno chegaram a tentar minimizar o achado e, como esperado, não obtiveram qualquer sucesso, pois não conseguem explicar como, então, caso os sinais fossem uma fraude, seus perpetradores conseguiram construir as duas complexas figuras em tão pouco tempo, sem serem flagrados por qualquer testemunha e tampouco deixarem rastros de sua atividade.
De fato, essa possibilidade não se mantém em pé diante dos contundentes fatos descobertos por Gevaerd e Kurowski na pesquisa ‘in locu’ dos dois agroglifos. A experiência dos pesquisadores, aqui e no exterior, quanto a sinais nas plantações feitos por pessoas mostra que tais desenhos são sempre imprecisos, as plantas são quebradas em um traçado irregular e caótico e os resultados ficam muito aquém dos agroglifos autênticos. As escassas tentativas de fraude ocorridas no Brasil foram de tal maneira medíocres que uma pá foi deixada no interior de um arremedo de agroglifo feito em Xanxerê, também em Santa Catarina, em 2008.
Pesquisa ‘in locu’ comprova autenticidade dos agroglifos
Não é em absoluto o caso dos novos agroglifos de Ipuaçu. O consultor especial da Revista UFO, o perito criminal do Instituto de Criminalística do Paraná Toni Inajar Kurowski, elaborou um detalhado laudo a respeito dos dois agroglifos, comprovando sem qualquer dúvida que não existem explicações convencionais para eles. Tal como as formações dos anos anteriores e inúmeras outras encontradas ao redor do mundo, os sinais de Ipuaçu são formados por plantas cuidadosamente dobradas sempre na mesma direção, e com uma clara divisão entre estas e aqueles caules que permanecem em pé. Além disso, mais provas impossíveis de serem forjadas foram encontradas, como revela o seguinte trecho do laudo:
“Também neste agroglifo mensurou-se, através de aplicativos que constavam em dois aparelhos celulares do tipo ‘smartphone’, distúrbios na bússola eletrônica, fazendo com que estas não tivessem nenhuma precisão, pois o ponteiro realizava saltos de 90° em direções variadas e com espaço de poucos segundos, sendo que estas funcionavam a contento quando fora do agroglifo a partir de uma distância de cerca de 5 m. Utilizando outro aplicativo, constatou-se forte eletromagnetismo no interior do agroglifo, com indicações acima de 800 mG (miliGauss), sendo que, a um distância a partir de 5 m de afastamento do agroglifo, as medições de eletromagnetismo caíam para valores abaixo de 100 mG (miliGauss)”.
Assim sendo, a origem dos novos agroglifos de Ipuaçu, assim como a de seus predecessores igualmente confirmados como autênticos, precisam ser buscadas em áreas de atuação que não sejam as humanas. Os sinais surgiram sem qualquer aviso e são claramente visíveis, inclusive das ruas do centro de Ipuaçu, ou seja, foram produzidos com o propósito de serem vistos, examinados e medidos. Em mais um trecho de seu laudo, Inajar apresenta a seguinte conclusão: os agroglifos são autênticos.
Fórum Mundial de Ufologia sofre reviravolta em seu conteúdo com os agroglifos
Agora, mais um tema do estudo ufológico será discutido em Foz do Iguaçu, onde será realizado de 21 a 24 de novembro próximos o V Fórum Mundial de Ufologia, ou II UFOZ 2013. Os agroglifos entram na agenda por representarem um dos maiores mistérios da Ufologia e a apresentação de Gevaerd e Inajar contará com informações e imagens inéditas dos espantosos agroglifos de Ipuaçu. Além disso, o recente movimento de ab
ertura global, em que vários governos tornaram públicos seus arquivos sobre UFOs, ocupará boa parte da programação. O maior destaque, sem dúvida, será a assinatura da nova Carta de Foz do Iguaçu, cujo objetivo será levar o assunto dos discos voadores para discussão na Organização das Nações Unidas (ONU).
Ratificamos que a Vigília Ufoastronômica no Polo Tecnológico de Itaipu não tem mais vagas disponíveis e que restam poucos lugares para o jantar de Confraternização e para o Workshop Especial. Quanto ao evento, também restam poucas vagas disponíveis, e os que desejarem participar precisam fazer suas inscrições o mais rápido possível no site oficial do evento.
V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013), de 21 a 24 de novembro de 2013
Assista ao trailer do II UFOZ 2013 abaixo:
Visite o site oficial do II UFOZ 2013 clicando aqui.
Visite o site oficial da agência Frontur Eventos clicando aqui.
Hotel Golden Tulip Internacional Foz.
Conheça a comunidade II UFOZ 2013 no Facebook clicando aqui.
Ufologia oficial e governamental em destaque no V Fórum Mundial de Ufologia
Saiba mais:
Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses
As evidências de que estamos próximos do contato oficial com outras formas de vida inteligente são abundantes nestas conferências ilustradas, apresentadas por ufólogos de reconhecimento nacional e internacional durante o maior evento de Ufologia já realizado no Brasil. Este pacote com 17 DVDs e um total de 16 horas contém algumas das principais conferências apresentadas por ufólogos de variados países no IV Fórum Mundial de Ufologia, promovido pela Revista UFO em Foz do Iguaçu, em dezembro de 2012.