DESTAQUE

Falsa notícia de queda de asteroide em site da CNN

Por
07 de Junho de 2014
Asteroides são uma ameaça real, mas mistificadores procuram criar confusão com falsas notícias
Créditos: Arquivo

A notícia surgida em um site do portal da CNN em 26 de maio último não poderia ser mais bombástica: "Se os astrônomos estão corretos, toda vida neste planeta será extinta em 30 anos. Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA detectaram um objeto do tamanho de Manhattan possivelmente em curso de colisão com a Terra. Cálculos indicam que o asteroide tem um encontro possivelmente letal com a Terra em 35 de março de 2014...".

O óbvio absurdo da data não impediu que o artigo tivesse mais de 30.000 compartilhamentos em redes sociais e fosse repetido em vários outros sites de duvidosa reputação. O site iReport da CNN destina-se a qualquer pessoa que deseje publicar um texto ou notícia, e existe inclusive um aviso que diz: "As histórias aqui não são editadas ou checadas antes de serem publicadas". O que poderia ser uma ferramenta útil para cidadãos comuns publicarem informações ou textos de sua própria lavra foi indiscutivelmente utilizado por algum brincalhão ou irresponsável para postar a falsa notícia do asteroide.

Por cima o astrônomo e divulgador científico Phill Plait, que denunciou a fraude, consultou a astrônoma Amy Mainzer, principal cientista por trás da missão do Explorador Infravermelho de Amplo Campo de Objetos Próximos da Terra (NEOWISE) mencionado na falsa notícia. Mainzer afirmou que esse telescópio nunca encontrou um asteroide próximo de tamanho superior a 3 km, portanto a alegada rocha de 16 km do texto, que sequer tem sua designação mencionada, é absurda. Além disso, são necessários meses de observações após a descoberta de um desses corpos para calcular sua órbita com precisão necessária para apontar sua posição daqui a dez anos, quanto mais para insinuar uma ameaça de impacto.

CREDIBILIDADE AMEAÇADA

A CNN removeu o texto fraudulento do domínio iReport, mas Phill Plait obteve uma captura de tela no qual se vê o grande destaque dado ao texto, com uma concepção artística do alegado cataclismo. No canto da imagem pode-se ler Not Vetted by CNN (algo como Não Controlado pela CNN), com o que a rede se eximiria de responsabilidade. Contudo, o logo da empresa aparece com muito destaque na imagem, tornando muito simples que uma notícia absolutamente inverídica e fraudulenta como essa seja tomada como chancelada pela CNN. O cuidado com notícias de cunho científico deve ser uma constante, pois lamentavelmente há sempre mistificadores à espreita prontos a difundir suas mentiras.

Visite o site iReport da CNN

Alegado cadáver alienígena é humano

Pouso de disco voador que não ocorreu em 1980 é tema de documentário

Saiba mais:

Livro: Contatados

crédito: Revista UFO
Contatados
Contatados

Afinal, quem são os contatados? Emissários das estrelas, arautos de uma nova era ou a quinta coluna da invasão extraterrestre? Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Méier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorilhon Räel.

DVD: Fastwalker

Já está no ar a Edição 76 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2014

A busca da compreensão