DESTAQUE

Pouso de disco voador que não ocorreu em 1980 é tema de documentário

Por
31 de Março de 2014
Casimiro de Abreu, cidade fluminense onde milhares de pessoas esperaram em vão, em 1980, pela chegada dos extraterrestres
Créditos: Panoramio.com

Em 08 de março de 1980, às 05h20 da manhã, alienígenas de Júpiter pousariam na pequena cidade de Casimiro de Abreu, interior do estado do Rio de Janeiro. Seriam recepcionados com toda a pompa, desfilariam pela cidade em carro aberto, e receberiam até mesmo uma enciclopédia comprada na época pelo prefeito.

Infelizmente, como costuma acontecer em casos de contatos com hora marcada, os personagens principais não apareceram, frustrando as expectativas de milhares de pessoas, em um número estimado entre 5.000 e 10.000, que literalmente invadiram Casimiro de Abreu para testemunhar o momento histórico. A imprensa na época, incluindo o periódico Folha de São Paulo e a Rede Globo, deram grande destaque para a espera pelos extraterrestres.

Havia até mesmo um guia para recebê-los, divulgado pela chamada "coordenação do contato", e que ficou conhecido como Os Dez Mandamentos do ET. Entre as recomendações, não ingerir bebida alcoólica, estacionar sem interditar a BR-101, não levar crianças, não entrar com nada metálico e procurar dominar as emoções. Porém, horas antes do horário marcado Edílcio Barbosa deixou o local, e de acordo com a apuração realizada pela grande matriarca da Ufologia Brasileira, Dona Irene Granchi, o contatado se evadiu sob proteção policial.

DOCUMENTÁRIO RESGATA MEMÓRIA DE ACONTECIMENTO

Após a frustração de os alienígenas não aparecerem, Barbosa divulgou uma mensagem alegando que os visitantes preferiram não aparecer devido à grande quantidade de pessoas presentes ao local, uma fazenda nos arredores da cidade. Casimiro de Abreu tinha 9.000 habitantes na época, e o furor do contato quase fez dobrar essa população, trazendo inúmeros problemas devido à limitada infraestrutura da cidade. O alegado contatado veio a falecer meses depois.

Para trazer de volta a memória desses fatos, foi lançado o documentário curta metragem Efeito Casimiro, da diretora Clarice Saliby. A produtora responsável é a Cinema em Dia, e o filme já foi exibido no New York No Limits Film Series 2013, nos Estados Unidos, e também na Índia, no Delhi Shorts International Film Festival-2013. Irlanda, Chile e Argentina também tiveram exibições em outros festivais, e Efeito Casimiro foi eleito o melhor documentário em novembro de 2013, no Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental.

Assista abaixo ao trailer de Efeito Casimiro:



Visite o site oficial de Efeito Casimiro

Matéria na Folha de São Paulo sobre o documentário, com reportagens de época sobre os acontecimentos

Reportagem na Rede Globo sobre Efeito Casimiro

A impressionante casuística do norte do Rio de Janeiro

Revista norte-americana presta homenagem a Irene Granchi

Saiba mais:

Livro: Contatados

crédito: Revista UFO
Contatados
Contatados

Afinal, quem são os contatados? Emissários das estrelas, arautos de uma nova era ou a quinta coluna da invasão extraterrestre? Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Méier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorilhon Räel.

DVD: UFOs Aqui, Agora

Já está no ar a Edição 74 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2013

Tema polêmico e fascinante