DESTAQUE

Exclusivo: Como foi realizado o hoax do UFO na Marechal Rondon (SP-300)

Por
04 de Abril de 2011
Frame da cena que percorreu o mundo virtual
Créditos: Atitude Comunicação

Ao final do mês de fevereiro, um vídeo foi disparado pelos bastidores da Internet e espalhou-se rapidamente provocando a desconfiança imediata natural deste autor, acostumado aos meandros virtuais e deflagrações de marketing viral. Eram imagens surpreendentes de um possível UFO supostamente captadas na Rodovia Marechal Rondon (SP-300), nas proximidades do município de Agudos (SP) [Leia detalhes, desvendamento e assista-as em Novo trote com UFO, agora no interior de São Paulo].

O caso, portanto, estava esclarecido e desmistificado há mais de um mês. Mesmo assim, acabamos por descobrir recentemente os completos meandros do vídeo e seus autores, que participaram pessoalmente do programa Fala Cidade, de uma afiliada do SBT em Jaú, gravado no dia 02 de março de 2011. Na pauta, foram abordadas a técnicas de marketing, disseminação e computação gráfica utilizadas no filme viral "OVNI Rondon", oportunidade que eles abriram o jogo e revelaram desde a idéia inicial até os resultados obtidos após o espalhamento do vídeo.

Primeiramente, assista ao filme principal que gerou o hoax, mas na resolução original, sem a degradação proposital final para sua deflagração:

A "nave extraterrestre" era o chamariz da propaganda, que comercializa caixas personalizadas de pizza. Um UFO entregador de pizzas! Assista agora a reportagem com os autores:

Uma das partes que não foi divulgada na época, com a montagem dos depoimentos de testemunhas:

E encerrando, a parte final, igualmente não lançada à época:

Novamente, constatamos que o universo das imagens ufológicas é literalmente o campo minado das investigações atuais, levando uma infinidade de pessoas ao engano.

Já está no ar a Edição 175 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2011

Resgatando casos clássicos da Ufologia Brasileira