DESTAQUE

Ex-funcionário do MoD pede cautela nas tentativas de contato com outras civilizações

Por
30 de Agosto de 2013
A sede do MoD, o Ministério da Defesa britânico; NIck Pope, que se apresentará no II UFOZ 2013, afirma que restam ainda muitos segredos a serem revelados
Créditos: Arquivo

Nos anos 90, Nick Pope esteve encarregado, como funcionário do Ministério da Defesa britânico (MoD) do chamado UFO Desk, o projeto de análise de relatos ufológicos recebidos por toda a Grã-Bretanha. Com sua participação em inúmeros programas de entrevistas e documentários, tornou-se conhecido como o "Fox Mulder verdadeiro", em alusão ao personagem da famosa série de TV Arquivo-X. Pope afirma que, em meio a toda a documentação dos arquivos do MoD, existem descrições de casos ufológicos sérios que demandam por maior atenção da sociedade mundial.

Ele criticou recentemente a liberação de arquivos promovida pelo governo britânico, alegadamente a última, por acreditar que ainda resta muito a ser liberado. Em meio a esse evento, foi comunicado que o UFO Desk fora fechado por representar, de acordo com o comunicado, um desperdício de recursos que seriam melhor utilizados se aplicados em programas da defesa da Inglaterra. Nick Pope afirmou que tanto a liberação quanto o comunicado destinam-se a abafar o interesse da imprensa, do parlamento e da sociedade nos UFOs, enquanto inúmeros documentos permanecem secretos e fora do alcance do público e dos investigadores.

Pope, entrevistado nas edições UFO 174 e UFO 175, destaca a discussão cada vez mais em voga para uma das decisões mais cruciais de toda a história da humanidade: qual será nossa resposta em caso de contato com vida ou inteligência extraterrestre? O britânico e a maioria dos cientistas, que têm se apresentado em vários congressos ao redor do mundo, concordam que esse será provavemente o momento mais importante de nossa história. Seja descobrindo micro-organismos em Marte ou em luas dos planetas gigantes de nosso sistema solar, seja recebendo uma mensagem extraterrestre ou localizando seu mundo de origem por meio de telescópios, ou ainda visualizando dessa forma sinais de sua engenharia estelar, será algo que mudará profundamente nosso entendimento sobre o universo e nós mesmos.

Recebimento de mensagem alienígena

crédito: Revista UFO
Nick Pope
Nick Pope

Nick Pope destaca que as três grandes questões, no caso do recebimento de uma mensagem alienígena, seriam: devemos responder? Quem assinaria a resposta? E o que dizer nela? Vários são os especialistas que desaconselham completamente que anunciemos nossa posição para o universo, exemplificando com os desastrosos resultados que o encontro entre diferentes civilizações produziu ao longo da história humana.

Outros cientistas, pelo contrário, defendem que alienígenas avançados seriam benevolentes, interessados em busca e troca de conhecimentos. Todos concordam, entretanto, que todos os aspectos da atuação humana na Terra seriam afetados, economia, religiões, ciência, política, sociedade e tantos mais. Assim, Pope defende que, no caso de um contato extraterrestre, tenhamos paciência para analisar todos os aspectos e implicações deste e organizemos um amplo debate a respeito da melhor forma de lidar com esse extraordinário evento, que pode estar muito próximo.

visitantes extraterrestres já estiveram aqui

Uma das maiores questões apresentadas pela Ufologia, entretanto, abre uma possibilidade ainda mais fantástica: a de que os visitantes extraterrestres já estiveram aqui, há centenas ou milhares de anos. Inúmeros artefatos e construções têm sido encontrados ao redor do mundo, parecendo literalmente "fora do lugar" quando os comparamos com o fabuloso legado das antigas civilizações. Além disso, muitos desses antigos povos deixaram relatos de estranhos deuses que chegaram das estrelas, descendo em arcas maravilhosas com grande estrépito, e que após ensinar os então primitivos homens vários elementos que os explicaram como erguer civilizações inteiras, tornaram a desaparecer nos céus, sob a promessa de um retorno no futuro.

crédito: Revista UFO
Wallacy Albino
Wallacy Albino

Wallacy Albino, consultor especial da Revista UFO, presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), tendo participado das investigações do Caso Varginha e pesquisado inúmeros casos no litoral paulista, apresentará no V Fórum Mundial de Ufologia várias dessas passagens misteriosas da história da Terra, questionando por que esse antigo contato com nossos vizinhos cósmicos foi perdido. Ele ainda discutirá como o Fenômeno UFO vem atualmente deixando claro que estamos perto de restabelecer essa ligação com nossas antigas divindades alienígenas.

Divindades vindas do céu

crédito: Revista UFO
Ataíde Ferreira Neto
Ataíde Ferreira Neto

Também no Brasil existem sinais e antigas tradições que falam em entidades vindas do céu, tomadas pelos antigos como divindades e que lhes ensinaram as bases da civilização. Ataíde Ferreira Neto, consultor da Revista UFO, psicólogo, conferencista, escritor e presidente da Associação Mato-Grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP), tratará do assunto no V Fórum Mundial de Ufologia. Ataíde mostrará evidências de como vários povos, como Bororos, Xavantes e Caiapós, têm em suas lendas o que pode ser interpretado como mensagens sobre seres extraterrestres que estariam registradas nas narrativas de nossos antepassados. Estudar e entender essas tradições e antigos relatos pode ser de fundamental importância quando chegar o momento do contato definitivo com os visitantes extraterrestres.

O II UFOZ 2013, ou V Fórum Mundial de Ufologia, terá lugar entre 21 e 24 de novembro de 2013 em Foz do Iguaçu, nas instalações do Hotel Golden Tulip, onde o I UFOZ 2012 foi realizado com total sucesso. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer suas inscrições no site oficial. Lá também está disponibilizada a comunidade do II UFOZ 2013 no Facebook (veja abaixo). E em uma iniciativa inédita, a Revista UFO e a organização do evento oferecem uma oportunidade a donos ou administradores de sites, blogs ou comunidades voltados exclusivamente à Ufologia: a chance de participar gratuitamente do evento, incluindo uma apresentação para o público presente. Clique aqui e saiba como.

Visite o site oficial do II UFOZ 2013 clicando aqui.

Conheça a comunidade II UFOZ 2013 no Facebook clicando aqui.

Fórum Mundial de Ufologia levará o debate sobre os UFOs para ONU

Saiba mais:

Livro: O Pensamento da Ufologia Brasileira - Parte 1

DVD: I UFOZ 2012 - Conferência de Wallacy Albino

crédito: Revista UFO
I UFOZ 2012 - Conferência de Wallacy Albino
I UFOZ 2012 - Conferência de Wallacy Albino

Para entender a realidade da presença alienígena em nosso planeta é necessário ir atrás do Fenômeno UFO onde ele se manifesta. Nos últimos 20 anos, conforme mostrou o conferencista durante o IV Fórum Mundial de Ufologia, a realização de investigações de campo e vigílias em locais de forte incidência ufológica, com entrevista a testemunhas e coleta de evidências, demonstraram a forma como seres extraterrestres agem em nosso meio.

Já está no ar a Edição 197 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2013

Um novo gás para a Ufologia