DESTAQUE

Em busca de vestígios alienígenas na Lua, cientistas querem grande equipe

Por
05 de Janeiro de 2012
A NASA já divulgou mais de 340 mil imagens feitas pelo LRO, mas a expectativa é que esse número chegue a 1 milhão
Créditos: Licya-flickrphotos

Se planos traçados por cientistas forem implementados, centenas de milhares de fotos da Lua serão examinadas em busca de indícios de que extraterrestres visitaram nossa vizinhança cósmica no passado distante. De passagem, esses ETs podem ter deixado mensagens, instrumentos científicos ou evidências de mineração praticada na superfície lunar empoeirada, vestígios que poderiam ser captados por telescópios humanos e naves espaciais em órbita.

Embora as chances de serem encontradas evidências de alienígenas do passado distante sejam excepcionalmente pequenas, pesquisadores argumentam que uma busca computadorizada nas imagens lunares ou uma análise feita por entusiastas amadores em grande número teriam custo suficientemente baixo para justificar a empreitada, em vista da importância de uma descoberta potencial.

Os professores Paul Davies e Robert Wagner, da Universidade Arizona State, argumentam que imagens da Lua e outras informações colhidas por cientistas para suas pesquisas devem ser examinadas em busca de sinais de intervenção alienígena. A proposta visa complementar outras buscas por vida extraterrestre, como a Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI), que emprega dados colhidos por radiotelescópios para vasculhar o espaço à procura de mensagens transmitidas por civilizações estelares.

"Embora exista apenas uma probabilidade minúscula de uma tecnologia extraterrestre ter deixado vestígios na Lua, sob a forma de um artefato ou uma modificação superficial das características lunares, esse local possui a virtude de ser próximo da Terra e de preservar possíveis indícios por um tempo imenso", escreveram os cientistas em um artigo publicado on-line no periódico Acta Astronautica. "Se custa pouco vasculhar dados em busca de indícios de manipulação inteligente, perde-se pouco por fazê-lo, mesmo que a probabilidade de detectar tecnologia alienígena em ação seja excepcionalmente pequena", escreveram.

Os cientistas focaram sua atenção sobre o Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO) da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que desde meados de 2009 já mapeou um quarto da superfície da Lua em alta resolução. Entre as imagens obtidas, os cientistas identificaram os locais de pouso das Apollo e todas as sondas não tripuladas da NASA e soviéticas, algumas das quais foram reveladas apenas por suas sombras de formato esdrúxulo.

A NASA já divulgou mais de 340 mil imagens feitas pelo LRO, mas a expectativa é que esse número chegue a um milhão quando a sonda orbitadora tiver mapeado a superfície lunar completa. "Com esses números, fica evidente que uma busca manual feita por uma equipe pequena seria inútil", escrevem os cientistas.

crédito: Moon Phases
Os mesmos fatores que tornam os tubos de lava atraentes como habitat implicam que possíveis artefatos deixados para trás durariam por tempo quase ilimitado, intactos e sem serem enterrados
Os mesmos fatores que tornam os tubos de lava atraentes como habitat implicam que possíveis artefatos deixados para trás durariam por tempo quase ilimitado, intactos e sem serem enterrados

Aparência incomum

Uma maneira de examinar todas as imagens envolve a criação de software para buscar sinais de aparência incomum, como as linhas nítidas de painéis solares ou os contornos de pedreiras ou construções com cúpulas, mesmo recobertas de poeira. Estas poderiam ser visíveis milhões de anos depois de construídas, porque a superfície da Lua é geologicamente inativa e se modifica muito lentamente.

Em um raio de 350 km, o sismógrafo da missão do Apollo 12 detectou apenas um impacto por mês de meteoritos do tamanho aproximado de uma laranja grande. De acordo com Davies e Wagner, um objeto com dezenas de metros de largura pode levar centenas de milhões de anos para ser recoberto pelo solo lunar e a poeira levantada por esses impactos.

Outra abordagem possível seria enviar as imagens pela internet a dezenas de milhares de entusiastas amadores para serem examinadas por eles. Mas isso poderia provocar discordâncias quanto ao que constitui um sinal incomum e potencialmente extraterrestre. O artefato mais fácil de encontrar provavelmente seria uma mensagem deixada intencionalmente. De acordo com os cientistas, algo assim poderia estar contido em uma cápsula deixada em uma grande cratera recente, como a de Tycho, no planalto sul da Lua.

Algumas mensagens de duração mais longa poderiam ser enterradas em grande profundidade, mas equipadas com transmissores que penetrassem a superfície lunar. Formas de vida extraterrestre podem, no passado, ter montado uma base lunar nas redes subterrâneas de tubos de lava existentes sob as planícies basálticas escuras da Lua. Elas podem ter deixado lixo para trás quando partiram.

"Os mesmos fatores que tornam os tubos de lava atraentes como habitat implicam que possíveis artefatos deixados para trás durariam por tempo quase ilimitado, intactos e sem serem enterrados", escrevem os cientistas.
Leia também:

Auditoria revela que amostras da Lua desapareceram da NASA

Criado o mapa mais preciso da superfície da Lua

Poeira lunar foi confiscada pela NASA das mãos de idosa

Construção de base em cavernas na Lua é estudada por russos

NASA acaba de divulgar imagens inéditas da superfície lunar


NASA está processando ex-astronauta Edgar Mitchell


Declarações de astronautas e altos funcionários da NASA sobre UFOs no espaço

Filmagens e fotos da NASA teriam sido vetadas por \'excesso de brincadeiras\'

Edgar Mitchell revela o que sabe

Mitchell afirma que os extraterrestres existem e estão fazendo contato conosco

Ex-astronauta da NASA declara que o governo norte-americano esconde a verdade sobre os UFOs


Preparativos finais para nova missão lunar

Apollo 18 provoca resposta da NASA sobre sua autenticidade

Conjunto de missões da NASA foi responsável pela ida do homem à Lua

A polêmica sobre a conquista da Lua - Muita gente insiste em afirmar que um dos eventos mais marcantes do século XX, o pouso da Apollo 11 na Lua, foi uma fraude. Será que existe alguma justificativa válida para esta afirmação? Por que ela surgiu?


Confira nossos documentários exclusivos sobre este assunto. Clique sobre os títulos para detalhes e trailers:

Contatos com UFOs no Espaço (1999)

Descrição: O que a NASA insiste em ocultar do mundo? Veja neste DVD imagens e fatos impressionantes sobre as viagens espaciais da NASA, mantidas até hoje sob absoluto sigilo. Desde a década de 50, quando os primeiros vôos espaciais não tripulados foram lançados, naves extraterrestres começaram a monitorar cada passo da humanidade e principalmente nossa ambição de militarizar o espaço.

Evidências comprovam que todos os foguetes norte-americanos e soviéticos, além das missões à Lua, foram observados e seguidos por discos voadores – muitas vezes de perto. A NASA e a Agência Espacial Russa têm total conhecimento dos fatos, mas insistem em acobertá-los e jamais admitiram o que sabem. Muitos astronautas já tiveram a oportunidade de observar UFOs no espaço e alguns até contataram extraterrestres. Este documentário mostra os testemunhos impressionantes desses profissionais, assim como filmagens inéditas de discos voadores no espaço e na superfície lunar.
Revelações Ufológicas da Rússia
(1999)

Descrição: Nunca estivemos sós, dizem os cosmonautas russos. É o que você confirma neste DVD, que contém ocorrências espantosas, negadas durante 40 anos pela extinta União Soviética, agora reveladas por militares e cosmonautas russos. Este fascinante documentário apresenta depoimentos de autoridades militares sobre casos impressionantes de observações de UFOs e contatos com tripulantes na extinta União Soviética, além dos depoimentos de cosmonautas e heróis espaciais sobre surpreendentes episódios de UFOs seguindo os veículos do programa espacial russo, conservados até agora em segredo.

Contém também entrevistas com pilotos de caça que descrevem perseguições a objetos não identificados nos céus da URSS, atual Rússia. O documentário é uma produção de alta qualidade de Giorgio Bongiovanni, editor da revista italiana Terzo Millennio e diretor da Nonsiamosoli.
Informações que a NASA Oculta
(2000)

Descrição: Naves alienígenas à espreita no espaço, é o que você verá neste documentário ufológico. Além de comunicações secretas entre as missões espaciais e as estações da NASA que mostram que os astronautas estiveram próximos a UFOs. Tudo começou com a chegada do homem à Lua, depois com as viagens dos ônibus espaciais e, mais recentemente, com a exploração de Marte.

E o mistério de naves espaciais norte-americanas que são seguidas por UFOs no espaço só aumentou. A NASA tem plena consciência do que acontece ao redor da Terra. Entretanto, pressiona para que o assunto seja mantido em sigilo. As missões Challenger, Discovery e Endeavour são as que mais foram acompanhadas por estranhos objetos discóides de origem não terrestre.

Este documentário apresenta intrigantes filmagens de UFOs no espaço, com espantosos detalhes. As imagens foram obtidas de um especialista em satélites e radiocomunicação canadense, que interceptou transmissões secretas da NASA e as divulgou à comunidade ufológica. Através delas é possível saber que alguém mais freqüenta o espaço.
Destino Terra (2007)

Descrição: A Terra, há muito tempo, é bem mais do que um minúsculo ponto azul no espaço. Veja neste DVD as tentativas dos militares norte-americanos de derrubar discos voadores em pleno vôo, após eles terem interferido em testes nucleares. Este é um dos documentários ufológicos mais premiados dos últimos tempos. Destino Terra tem informações e imagens surpreendentes, fornecidas por cientistas, astronautas, pilotos, agentes secretos e até políticos.

Você verá personalidades como os presidentes dos EUA Jimmy Carter, Gerald Ford, Bill Clinton e Ronald Reagan fazerem declarações raramente veiculadas antes. Narrado por Peter Coyote, o DVD mostra os astronautas Edgar Mitchell e Gordon Cooper descrevendo ocorrências com UFOs na Terra e no espaço, e o cosmonauta Pavel Popovich relatando o avistamento de um UFO durante o vôo da estação MIR.

O documentário apresenta também uma análise de documentos secretos recentemente descobertos. Destino Terra contém filmagens inéditas de UFOs sobre grandes cidades de todo o mundo, que são mostradas pela primeira vez e analisadas por especialistas dos estúdios de George Lucas. Importantes casos também são mostrados sob uma nova ótica, com filmagens em locais de pouso de UFOs e relatos de abduzidos. O ponto alto do DVD são informações, imagens e entrevistas inéditas que comprovam a tentativa dos EUA de derrubar UFOs com armamentos secretos, além de casos em que discos voadores interferiram no lançamento de mísseis balísticos intercontinentais, inutilizando suas ogivas nucleares.


A Verdade Sobre a Lua (2009)

Descrição: Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre o satélite continua oculta do mundo. O que os astronautas russos e americanos encontraram em nosso satélite e por que não revelaram ao mundo? A Lua sempre representou, até ser conquistada, um grande mistério para a humanidade. Teria sido habitada? Teria sido visitada por outras espécies, assim como a Terra? E teriam tais civilizações construído bases em sua superfície? Estes são apenas alguns dos questionamentos que nosso satélite natural suscita. Porém, em vez de tê-los respondidos, sua conquista apenas aumentou as suspeitas de que russos e norte-americanos encontraram em nosso satélite coisas surpreendentes, que jamais revelaram ao mundo.


Mas o que, enfim, os astronautas que caminharam sobre a superfície lunar encontraram? O que as inúmeras missões não tripuladas, satélites orbitais e sondas enviadas à Lua descobriram? E, finalmente, por que até hoje é mantido segredo sobre todos estes fatos? Este documentário, premiado internacionalmente, mostra as razões para o insistente acobertamento de informações e apresenta imagens espetaculares obtidas de arquivos secretos da NASA, assim como depoimentos de seus técnicos, engenheiros e especialistas, que denunciam manobras de sigilo em torno das descobertas lunares.

A Verdade sobre a Lua é a versão brasileira de Moon Rising, filme do cineasta norte-americano Jose Escamilla, descobridor dos “rods”. É a parte dois da série The Greatest Story Ever Denied, lançada no Brasil pela Videoteca UFO com o título UFOs: O Grande Desafio da Humanidade, em 2008. Nesta obra, um dos mais fascinantes documentários de todos os tempos, você encontrará as respostas para as perguntas mais contundentes sobre nosso satélite, que autoridades da Rússia e EUA insistem em esconder.
Luna: Até Onde Vai a Mentira? (2009)

Descrição: Por que a exploração da Lua, desde os anos 60, apenas aumentou a quantidade de perguntas que temos sobre ela, em vez do contrário? Nosso satélite natural sempre foi inesgotável fonte de questionamentos, principalmente depois que passou a ser alvo de projetos espaciais das superpotências. Desde os anos 60, inúmeras missões se aproximaram e desceram na Lua, nem sempre com o conhecimento da humanidade, nem sempre com propósitos pacíficos. Algumas destas empreitadas continuariam até hoje sendo escondidas de todos, e seus resultados são insondáveis. Especialistas e funcionários de agências governamentais norte-americanas, que já vieram a público em várias ocasiões, denunciam o acobertamento dos fatos e garantem que há segredos inconfessáveis sobre nosso satélite.

Este documentário pretende explorar alguns deles, debatidos nas comunidades astronáutica e ufológica dos Estados Unidos, e responder a perguntas que não se calam. Estaria a Lua sendo explorada por outras espécies cósmicas, além da raça humana, seres que a utilizariam como uma plataforma para atingirem a Terra? Com que propósito? As autoridades das nações que já enviaram missões e astronautas para lá sabem desta realidade? Por que escondem? Este DVD, que dá continuidade ao título A Verdade sobre a Lua(DVD-036), também do produtor Jose Escamilla, vai fundo na questão e apresenta evidências de que a NASA tem escondido a realidade sobre as condições de nosso satélite natural, ora adulterando imagens, ora omitindo declarações de astronautas para lá enviados – principalmente de que estiveram frente a frente com ETs.
50 Anos de Exploração Espacial (2009)

Descrição: Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Assista a imagens inéditas mostrando em outros ângulos a pane na Apollo 13, a queda da Skylab e o desastre da Challenger.

A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.


Parte 1
A Conquista da Lua: Dificuldades e Surpresas
• As Missões Freedom e Friendship
•Houston Avança com as Gemini
•A Saga das Primeiras Missões Apollo
•A Chegada à Lua e as Viagens Seguintes
•Explorando um Novo Mundo
•A Tragédia da Apollo 13


Parte 2
Sobrevivendo no Espaço: Desafios à Frente
•Apollo 17, a Última Missão à Lua
•Por que não Voltamos ao Satélite?
•As Operações Conjuntas com a Soyuz
• Trabalhando na Estação Skylab
•A Era dos Poderosos Satélites
•O Desastre da Challenger


Parte 3
O Futuro já Chegou: O Universo nos Espera
• Conhecendo os Satélites Espiões
•A Estação Espacial Internacional
•A Implantação do Telescópio Hubble
•Marte, Vênus e o Sistema Solar
•A Era dos Ônibus Espaciais
•Planos para o Futuro no Cosmos
Destino Terra 2 (2010)

Descrição:A mais completa investigação que já se fez do Fenômeno UFO


As evidências de que extraterrestres observam nossas ações bélicas, impedindo ou sabotando testes nucleares, e de que os governos das superpotências sabem que está próximo o dia em que terão que revelar a verdade ao mundo.


Cinco anos após o lançamento do DVD Destino Terra, os produtores deste que é considerado o mais elogiado documentário sobre discos voadores de todos os tempos decidiram lançar uma edição comemorativa de aniversário. Ela é mais completa, contém mais entrevistas, mais filmagens e muito mais revelações do que a anterior — e ainda vem com um bônus: uma entrevista com os premiados produtores James Fox, Tim Coleman e Boris Zubov, revelando porque decidiram fazer o documentário.


Destino Terra 2 tem informações impactantes e imagens estarrecedoras sobre a ação de UFOs em nosso planeta, além de entrevistas com cientistas, astronautas, políticos e até presidentes dos Estados Unidos. Você verá Jimmy Carter, Bill Clinton e Ronald Reagan falarem abertamente sobre ETs, além dos astronautas Gordon Cooper e Edgar Mitchell e do cosmonauta Pavel Popovich revelarem espantosos contatos com naves.


Destino Terra 2 penetra ainda mais profundamente na questão do acobertamento ufológico e conclama a comunidade científica internacional a tratar do assunto com a devida seriedade. O documentário é mais uma vez narrado por Peter Coyote e contém mais filmagens de UFOs em todo o planeta. Novamente — agora com mais detalhes — o DVD aborda a interferência de alienígenas no programa nuclear americano, inutilizando teste de mísseis atômicos para demonstrar sua superioridade. O DVD é a mais completa investigação que já se fez do Fenômeno UFO.


Destaques:

• Entrevistas com personalidades, cientistas, militares, astronautas e até presidentes dos Estados Unidos revelam a verdade.

• Filmagens raras e inéditas de UFOs em todo o mundo e observações de naves narradas por astronautas russos e norte-americanos.

• Evidências do envolvimento das superpotências no ocultamento da ação de outras espécies cósmicas na Terra.

• Contém EXTRA: Entrevista com os premiados produtores James Fox, Tim Coleman e Boris Zubov revela a razão do documentário.


Conheça alguns lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:

crédito: Videoteca UFO
Documentários exclusivos e legendados
Documentários exclusivos e legendados

UFOs: Evidências Definitivas

Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade

No Rastro dos Deuses - Coleção Descobrindo o Peru (II)

É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.

UFOs Aqui, Agora

Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Confira nossos pacotes promocionais clicando aqui

Já está no ar a Edição 61 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2011

Uma casuística rica e diversificada, que atrai a atenção de todo o planeta