No dia 23 de janeiro de 1974, uma nave de outro planeta teria caído no norte do País de Gales e, o governo britânico, recolhido em segredo os corpos de alguns extraterrestres. Ontem foram revelados os últimos documentos divulgados pelo Arquivo Nacional do Reino Unido. Naquela data, a população da aldeia de Llandrillo ouviu uma forte explosão, viu no céu luzes misteriosas e receou que um avião tivesse se chocado nos montes Berwyn, então ligaram para os serviços de emergência. A polícia e a defesa civil percorreram a área e nada encontraram, tendo sido anunciado, mais tarde, que houvera por ali um abalo sísmico e que algumas das luzes avistadas poderiam ser meteoritos.
No entanto, o caso voltou a ser falado na imprensa em 1996 e 1997, por volta do qüinquagésimo aniversário do incidente em Roswell, nos Estados Unidos, onde um suposto UFO teria caído em julho de 1947. Ufólogos alegaram que, na data em questão, as estradas foram fechadas e a população impedida de se aproximar do local do incidente. Corpos de seres que não eram deste planeta teriam sido levados para o centro de pesquisas biológicas de Porton Down, na Inglaterra, a fim de serem analisados, como antes ocorrera no estado norte-americano do Novo México.
Os mais recentes arquivos, até agora secretos e que foram liberados nesta semana, demonstram como é que o ministério britânico da Defesa fez de tudo para explicar o ocorrido de uma forma plausível, contrariando a natureza extraterrestre do fenômeno. As 5.000 páginas ontem divulgadas são as mais recentes, de um conjunto de aproximadamente 11.000 que o governo britânico arquivou durante o século XX sobre o Fenômeno UFO e eventual natureza extraterrestre [Veja edições UFO 162, 164 e 165]. Nelas se diz, inclusive, que na época da II Guerra Mundial, o primeiro-ministro Winston Churchill chegou a mandar esconder um episódio do gênero, “para que não houvesse pânico entre a população”. Clique aqui para ler a matéria e, aqui, para ver os croquis.
Saiba mais sobre o assunto, na obra Queda de UFOs (CBPDV, 2002). Acesse nossa Videoteca, Biblioteca e Livraria.