Terá início nesta quinta-feira, 21 de novembro, o maior evento de Ufologia do Brasil. O V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) terá 24 conferencistas de 10 países, que já estão chegando a Foz do Iguaçu para o evento que acontece até o dia 24. Pontualmente às 20h00 de quinta-feira ocorrerá a abertura oficial, com a apresentação dos conferencistas, seguida por uma mensagem do professor Wilson Picler, colaborador da Revista UFO. Em seguida, a primeira palestra do evento, a cargo do coeditor da Revista UFO Marco Antonio Petit.
A intensa programação terá conferências que abordarão os principais aspectos da Ufologia. Mensagens extraterrestres, preparação para o contato, abduções, casuística, alienígenas no passado, estudo estatístico dos principais casos, quedas de UFOs, aproveitamento da tecnologia extraterrestre, exopolítica, documentação, agroglifos e muitos outros estão entre os assuntos que os conferencistas irão tratar até domingo, 24 de novembro. Um dos maiores destaques será a ampla cobertura do evento, com maciça presença de jornais, rádios e TVs, estas vindas também da Itália, Argentina e Chile.
O V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) será transmitido via internet pelo programa Tercer Milénio, de Jaime Maussán do México, cuja conferência será no sábado, 23 de novembro, às 18h00. Além disso, equipes do Discovery Channel e The History Channel irão gravar o evento, lembrando que este último, após o IV Fórum Mundial de Ufologia (I UFOZ 2012), produziu a série Contato Extraterrestre, com grande destaque para a Ufologia Brasileira. Também a equipe do documentário 701, do norte-americano James Fox, estará presente gravando imagens.
Tema dos agroglifos acrescentado à programação
Em 02 de novembro o editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, e o consultor especial Antonio Inajar Kurowski, professor universitário, policial e perito criminal do Instituto de Criminalística do Paraná, se deslocaram até Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina para investigar os dois agroglifos que surgiram em seus campos cultivados. Constataram no local que as duas figuras geométricas possuíam as mesmas dimensões, com 54,60 m de diâmetro, estando distantes 3 km uma da outra. Toni, como é conhecido, produziu um detalhado laudo atestando a impraticabilidade de os sinais terem sido produzidos por mãos humanas.
Um dos aspectos que fraudadores não conseguiriam reproduzir são os campos magnéticos confirmados dentro das duas figuras, como atesta o laudo: “Também neste agroglifo (sudoeste) mensurou-se, através de aplicativos que constavam em dois aparelhos celulares do tipo smartphone, distúrbios na bússola eletrônica, fazendo com que estas não tivessem nenhuma precisão, pois o ponteiro realizava saltos de 90° em direções variadas e com espaço de poucos segundos, sendo que estas funcionavam a contento quando fora do agroglifo a partir de uma distância de cerca de 5 m”.
Toni prossegue no laudo: “Utilizando outro aplicativo, constatou-se forte eletromagnetismo no interior do agroglifo, com indicações acima de 800 mG (miliGauss), sendo que, a uma distância a partir de 5 m de afastamento do agroglifo, as medições de eletromagnetismo caíam para valores abaixo de 100 mG (miliGauss)”. Alguns indivíduos que sequer se deram ao trabalho de investigar no local as duas impressionantes figuras se acharam no direito de alegar, mesmo assim, que os agroglifos eram fraudes, o que levou a Revista UFO a oferecer um total de R$ 20 mil reais para quem conseguisse reproduzi-los, com medidas exatas e também o detalhe das anomalias magnéticas. Ninguém se apresentou e os sinais de Ipuaçu permanecem como um dos maiores mistérios da Ufologia Brasileira. Gevaerd e Toni apresentarão no V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) detalhes inéditos da investigação.
A meta mais ambiciosa da Ufologia
O V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) abordará cada aspecto da pesquisa ufológica, mas seu principal objetivo é o reconhecimento oficial da Ufologia. Para atingi-lo, uma ousada proposta será apresentada: que o Brasil assuma na Organização das Nações Unidas (ONU) o papel de protagonista que a Ufologia Brasileira há muitos anos tem ocupado no cenário mundial. O evento do ano passado, o IV Fórum Mundial de Ufologia (I UFOZ 2012), terminou com a assinatura da Carta de Foz do Iguaçu, pedindo o reconhecimento oficial, pelo governo e Forças Armadas do Brasil, do assunto dos discos voadores e o estabelecimento de uma cooperação entre militares e pesquisadores civis. O resultado foi a histórica reunião entre a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e membros das Três Armas em Brasília, em 18 de abril de 2013, em pleno Ministério da Defesa.
Quando o editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, apresentou esses extraordinários resultados durante as Audiências Públicas sobre Abertura em Washington, a reação dos colegas norte-americanos foi de assombro. Segundo alguns comentários, seria como se eles próprios fossem recebidos no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, para falar abertamente de UFOs. A participação brasileira e sul-americana foi tão destacada que Stephen Bassett, líder do Paradigm Research Group (PRG) e organizador do evento, os convidou para uma reunião extra de trabalho. Nela foi estabelecida a grandiosa meta que começará a ser concretizada no V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013), levar o assunto UFO a ser debatido na ONU, o fórum mais legítimo e representativo onde a discussão pode ser levada a cabo, em benefí
cio de toda a humanidade.
Para tanto, durante o V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) será apresentada e assinada pelos conferencistas, além de todos os participantes que o desejarem, a Carta de Foz do Iguaçu 2013. O novo documento descreve a evolução do Fenômeno UFO até nossos dias, relembra os resultados alcançados anteriormente, culminando na já mencionada reunião de 18 de abril último, e destaca vários outros fatos e elementos que dão base ao pleito dos ufólogos. Apresentaremos a seguir alguns de seus trechos.
Sobre os resultados da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já:
Considerando-se que esta realidade foi confirmada pelos resultados da campanha “UFOs: Liberdade de Informação Já”, conduzida desde 2004 pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) por meio da Revista UFO, especialmente na forma de documentos gerados pelas três Forças Armadas, em especial a Aeronáutica, gradualmente sendo enviados ao Arquivo Nacional, em Brasília, e que atestam o registro de tais veículos em voo, sob perseguição de nossos caças, em processo de aterrissagem e até mesmo em contato com nossos habitantes, embora a maioria desses dados tenha sido classificada em categorias de sigilo, assim permanecendo por décadas, vindo somente agora à tona por meio da Legislação atual, sobretudo nos anos anteriores e posteriores à sanção da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).
Considerando-se que, como resultado direto da campanha “UFOs: Liberdade de Informação Já”, significativos esforços também têm sido colocados em prática pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), agora em parceria com o Ministério da Defesa, para que as informações já obtidas pelas nossas Forças Armadas sobre o Fenômeno UFO no País sejam devidamente estudadas e as conclusões de tais estudos livremente disponibilizadas à sociedade brasileira, sem preconceito ou restrição de qualquer origem.
Sobre as tentativas anteriores de discussão dos UFOs na ONU:
Considerando-se que, desde a década de 60, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem recebendo propostas e pedidos independentes para que o objeto das considerações acima se estabeleça em nível internacional, a exemplo do que ocorreu em 1965, quando o órgão foi provocado quanto ao tema visando-se à criação de um grupo de estudos sobre a existência de formas vida extraterrestre inteligente, levando-se em consideração a alta possibilidade daquelas estarem visitando nosso planeta e serem as responsáveis pelos veículos representados pelo Fenômeno UFO.
Considerando que, em meados de 1970, o primeiro-ministro de Granada, Eric Matthew Gairy, iniciou procedimentos para levar oficialmente o tema para a agenda de discussões da Organização das Nações Unidas (ONU), o que resultou em audiência oficial no Comitê Político Especial do órgão em 28 de novembro de 1978, durante a 32ª Assembleia Geral, e que no ano anterior, em discursos feitos em 30 de novembro e 06 de dezembro de 1977, os requerimentos de Granada à ONU levaram à sua decisão 32/424, que aceitava a proposta do país caribenho para discussão do tema de maneira ampla no órgão.
Sobre o papel de liderança que cabe ao Brasil assumir:
Considerando-se que o Brasil promoveu nos últimos anos, como resultado direto da campanha civil “UFOs: Liberdade de Informação Já”, movida pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) por meio da Revista UFO, a mais respeitada abertura ufológica do planeta, com a liberação de milhares de páginas de documentos antes sigilosos sobre o tema, produzidos a partir de investigações conduzidas principalmente pela Força Aérea Brasileira (FAB) e hoje disponibilizados no Arquivo Nacional, em Brasília, posicionando a Nação na vanguarda mundial quanto ao reconhecimento do Fenômeno UFO.
O documento finaliza afirmando que cabe ao Brasil, que ocupa lugar de absoluto destaque na Ufologia Mundial graças à excelência da pesquisa aqui realizada, apresentar perante à Organização das Nações Unidas (ONU) uma proposta oficial para que a organização reabra discussões a respeito do tema. Da proposta devem fazer parte a criação de um organismo multilateral para tratar da problemática dos discos voadores e o comprometimento de todas as nações signatárias a abrir seus arquivos com informações classificadas sobre os UFOs. Endereçado ao Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, Ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil, o documento ainda lembra o altíssimo valor cultural e científico que tal discussão pode proporcionar, lembrando ainda que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no seu Artigo XIX, defende o direito à livre informação.
A Carta de Foz do Iguaçu 2013 pode ser lida na íntegra clicando neste link.
V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013), de 21 a 24 de novembro de 2013
Assista ao trailer do II UFOZ 2013 abaixo:
Visite o site oficial do II UFOZ 2013 clicando aqui.
Visite o site oficial da agência Frontur Eventos clicando aqui.
Hotel Golden Tulip Internacional Foz.
Conheça a comunidade II UFOZ 2013 no Facebook clicando aqui.
Tudo pronto para o início do V Fórum Mundial de Ufologia
Saiba mais:
Livro: Terra Vigiada
Este pacote com 17 DVDs e um total de 16 horas contém algumas das principais conferências apresentadas por ufólogos de variados países no IV Fórum Mundial de Ufologia, promovido pela Revista UFO em Foz do Iguaçu, em dezembro de 2012. O evento foi a maior discussão sobre discos voadores já ocorrida no Brasil em todos os tempos, e resultou na emissão da Carta de Foz do Iguaçu, que levou o Ministério da Defesa a se declarar positivo quanto à abertura de novos documentos ufológicos das Forças Armadas brasileiras.