DESTAQUE

A Ufologia Brasileira novamente enlutada com o falecimento de Wallacy Albino

Por
24 de Fevereiro de 2016
A Ufologia Brasileira lamenta a perda prematura de Wallacy Albino
Créditos: Arquivo Revista UFO

Faleceu, nesta manhã de 24 de fevereiro, o pesquisador Wallacy Albino, após uma longa batalha contra um câncer. Wally, como era conhecido pelos colegas e especialmente pelos muitos amigos que fez na Ufologia, era ufólogo veterano e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), coeditor da Revista UFO e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). Era membro da Equipe da Revista UFO desde o início da publicação, além de investigador de campo do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) há duas décadas, com centenas de pesquisas bem realizadas especialmente no Litoral Sul de São Paulo, além de inúmeras conferências apresentadas em diversos eventos ufológicos por todo o Brasil.

Wallacy foi um dos mais aguerridos defensores e divulgadores da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, que a Revista UFO coordenou junto da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), fazendo com que ineditamente o Governo Federal, por meio da Aeronáutica, abrisse 7 mil páginas de documentos ufológicos antes secretos. Este foi um feito histórico sem precedentes, que contou com sua ajuda direta. O editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, lamentando a perda do colega e amigo, escreveu: "Tive a alegria de ser o editor de um de seus livros, O Mistério dos Círculos Ingleses em 2002, que foi a primeira obra independente a tratar dos agroglifos no país, quando eles ainda nem eram conhecidos com este nome, que criei em 2008. Wallacy também publicou a obra “Fenômenos e Mistérios”, a partir de seus numerosos arquivos do programa de rádio que manteve por anos a fio na Baixada Santista".

O saudoso ufólogo foi também figura de grande relevância nos eventos que a Revista UFO promoveu, a exemplo do I Fórum Mundial de Ufologia, do I Encontro de Ufologia Avançada do Paraná, e estava escalado para fazer a palestra de abertura do dia, em 19 de março, do II Encontro de Ufologia Avançada do Paraná. Wallacy tinha uma forte ligação também com outro saudoso pesquisador da Ufologia Brasileira, Claudeir Covo, e foi um dos que mais sentiram seu falecimento em maio de 2012. Ao lado de Claudeir em muitas reuniões e pesquisas do Instituto Nacional de Fenômenos Aeroespaciais (INFA), Wallacy participou de diversas pesquisas de campo, e também da investigação do Caso Varginha. Ele ainda coordenou, ao lado da equipe do GEUBS, a edição especial 43 da Revista UFO, dedicada à casuística ufológica do litoral paulista. Wallacy Albino era reconhecido como um dos melhores e mais competentes pesquisadores da linha científica da Ufologia Brasileira, a qual deu importante e inestimável contribuição, e sua partida está sendo muito sentida, mas seu exemplo será sempre lembrado e celebrado.

crédito: Arquivo
Em julho de 2000 Wallacy e o GEUBS estiveram em uma elogiada reportagem da revista Veja
Em julho de 2000 Wallacy e o GEUBS estiveram em uma elogiada reportagem da revista Veja

Confira uma entrevista de Wallacy para a Revista Alpha

Em agosto de 2014 Wallacy participou do programa Assunto Cidade

Luto: a Ufologia Nacional perde Claudeir Covo

A Ufologia Brasileira perde Flávio Pereira

Faleceu Reginaldo de Athayde

A Ufologia Brasileira novamente enlutada, desta vez pela partida de Roberto A. Beck

Faleceu Ronaldo Mourão

Saiba mais:

Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses

crédito: Revista UFO
O Mistério dos Círculos Ingleses
O Mistério dos Círculos Ingleses

Há mais de 20 anos, plantações da Inglaterra e de outros países têm sido alvos de um estranho fenômeno. Desenhos inexplicáveis e cada vez mais complexos surgem misteriosamente em campos de trigo, cevada, canola, arroz e de outros cereais. Seu autor, Wallacy Albino, é o maior especialista nacional sobre o tema e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS). O livro, rico em ilustrações, traz informações atualizadas sobre esse que é considerado o maior enigma da atualidade.

DVD: Pacote de DVDs do UFOZ 2012

Já está no ar a Edição 43 da Revista UFO. Aproveite!

Maio de 2006

A força do trabalho em equipe na Ufologia