Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: NASA transmite hoje, ao vivo, pouso de nave em Marte
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > NASA transmite hoje, ao vivo, pouso de nave em Marte
notícias

NASA transmite hoje, ao vivo, pouso de nave em Marte

A sonda Insight terá apenas seis minutos e meio para pousar em Marte nesta segunda-feira (26). Veja como acompanhar o pouso aqui da Terra.

Ultima atualização: 26 de novembro de 2018 02:45
Por
Tainá M. Costa
Envie!
Envie!

4ee39b7dd6163537b81b8daf4ec01ec81543200620

Ilustração sonda Insight em Marte
Créditos: NASA

A sonda InSight, última enviada pela NASA para estudar o Planeta Vermelho, chegará a Marte hoje, 26 de novembro, com o momento histórico sendo transmitido ao vivo pela agência espacial. E, ainda que o local do pouso seja uma área plana, o que aumenta as chances de sucesso, a nave terá apenas seis minutos e meio para pousar com segurança — então muita coisa pode dar errado nesse delicado momento.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

O robô, que tem mais ou menos o tamanho de um carro, precisa estar com a rotina de pouso perfeitamente sincronizada, com sua velocidade de descida sendo reduzida de mais de 19 mil quilômetros por hora a zero nessa curtíssima janela de tempo. E, desde a descida da atmosfera até a superfície, o módulo estará sujeito a temperaturas, velocidades e forças extremamente altas, além de tudo.

Para aguentar o tranco, a InSight contará com seu sistema autônomo para passar por dezenas de etapas programadas e testadas à exaustão antes de seu lançamento, como, por exemplo, a implantação de um pára-quedas supersônico, além da ignição de propulsores para garantir a desaceleração. Cada uma dessas dezenas de etapas precisa acontecer no momento exato para que a segurança do pouso esteja garantida.

Question of the day: If our @NASAInSight lander is traveling at 14,000 mph and has only 6 minutes to slow down before it reaches the Martian surface, what’s required for a safe #MarsLanding?

See how @NASA_Langley engineers tackled this question and more: https://t.co/3eNo3pitBM. pic.twitter.com/EKqwWWTScd

— NASA (@NASA) 26 de novembro de 2018

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelos engenheiros da missão é a atmosfera marciana; ainda que bastante fina, é espessa o suficiente para aquecer qualquer objeto que ali adentrar. Isso significa que a InSight precisou ser blindada adequadamente para não derreter antes de atingir o solo. Além disso, como a atmosfera por lá é mais fina do que a da Terra, outro desafio foi adicionar propulsores para garantir um pouso suave, pois somente os pára-quedas não seriam suficientes para desacelerar a nave em sua descida.

Assunto relacionado:  Elon Musk diz que há uma grande chance de ele ir morar em Marte

Vale lembrar dos “Sete Minutos de Terror” sofridos pelo rover Curiosity, em 2012, quando pousou em Marte. O momento ganhou esse apelido justamente pela tensão durante a descida do rover, que também foi programado para executar rotinas sincronizadas em um curto período de tempo a fim de não se despedaçar antes ou assim que atingisse o solo.

Para agravar ainda mais uma possível situação problemática, sinais de comunicação demoram cerca de oito minutos para navegarem entre Marte e Terra. Ou seja: “no momento em que estamos entendendo o que está acontecendo com o pouso, há um atraso grande o suficiente para que não possamos controlar o veículo daqui da Terra em tempo”, nas palavras de Rob Grover, cientista da NASA e membro da missão InSight.

Tomorrow’s the big day: #MarsLanding. TODAY, watch my final mission briefing at 10 a.m. PT to hear how my team has prepared for the “seven minutes of terror.” Tag questions using #askNASA.
Tune in at: https://t.co/oig27aMjZd pic.twitter.com/yFiqCql649

— NASAInSight (@NASAInSight) 25 de novembro de 2018

A InSight deve pousar em Marte por volta das 18h (horário de Brasília). Além dos sinais que a sonda enviará à NASA informando se deu tudo certo e se seus equipamentos estão todos operando normalmente, a agência também fará um monitoramento aéreo, contando com os dois satélites CubeSats chamados de Mars Cube, que foram enviados junto com a InSight em maio. Mas, “como eles são experimentais, não temos certeza absoluta de que eles trabalharão direito no dia do pouso”, alerta Grover.

Então, tudo dando certo com o pouso, inicia-se uma outra fase do projeto: a implantação dos instrumentos da sonda, o que levará de dois a três meses. Entre seus equipamentos, duas ferramentas principais estudarão o interior de Marte — um sismógrafo para estudar os “Marsquakes” (similares aos terremotos do nosso planeta), e uma espécie de broca que mergulhará a quase dois metros abaixo da superfície para medir a temperatura do planeta. Um braço robótico posicionará cuidadosamente os instrumentos em seus devidos lugares, e os cientistas precisarão de algumas semanas para calcular o melhor local de posicionamento do sismógrafo, que precisa estar um tanto quanto longe da sonda para que nem mesmo suas pequenas vibrações não influenciem os dados obtidos.

Assunto relacionado:  China vai plantar batatas na Lua para entender se podemos viver por lá

A transmissão ao vivo da NASA com a cobertura de tudo o que está relacionado à missão InSight já está rolando no YouTube, com entrevistas, coletivas de imprensa, anúncios oficiais e, por fim, a transmissão do pouso. Você já pode acompanhar a programação desde já no vídeo abaixo:

A InSight está sendo seguida pela miniespaçonave  Mars Cube One (MarCO) da NASA , a primeira missão de espaço profundo para o CubeSats. Se a MarCO voar a partir de Marte, a agência tentará transmitir dados do InSight ao entrar na atmosfera do planeta e pousar. Os controladores de voo InSight e MarCO monitorarão a entrada, descida e pouso da espaçonave do controle de missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) em Pasadena, Califórnia, onde todos os eventos de pouso serão realizados.

Cerca de 80 eventos de visualização ao vivo para o público assistir ao desembarque da InSight em todo o mundo. 

Lista completa de observações dos eventos

Lista completa de sites que transmitem eventos do pouso InSight

Kit de imprensa pra o pouso InSight

Siga a missão InSight nas redes sociais

______________________
__________________________________________________________________________________

Segunda-feira, 26 de novembro: dia de aterrissagem

  • Entrevistas ao vivo com especialistas da missão:  www.nasa.gov
    • Para agendar uma entrevista, a mídia deve entrar em contato com Mark Petrovich em mark.petrovich@jpl.nasa.gov ou 818-393-4359.
  • Comentários ao vivo sobre o canal público da TV da NASA
    • Um feed limpo e ininterrupto de câmeras dentro do JPL Mission Control, com apenas áudio de missão, estará disponível no canal de mídia de TV da NASA .
  • Conferência de notícias pós-pouso: www.nasa.gov

Fonte: Missão Mars InSight da NASA

Veja mais:

Airbus passou a 300 m de UFO quando aterrissava em Birmingham

Assunto relacionado:  Um incrível furacão de matéria escura está soprando próximo da Terra

A vida na Estação Espacial Internacional completa 20 anos

Earthrise: a fotografia que mudou a forma como víamos o mundo

Descoberto exoplaneta parecido com a Terra a 6 anos-luz de distância

NASA se prepara para transmitir seu primeiro pouso em Marte em seis anos

Above Majestic: documentário revela programa espacial secreto

TÓPICO(S):Edição 262
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 15 de jul. de 2025 11 43 51
Cientista Canadense Divulga Relatório Sobre UFOs
Notícias notícias
b9d2e0d2 3f20 46fc b8d2 7b19f6f011ce
Pentágono relata 757 encontros com OVNIs — O que realmente está em nossos céus?
Notícias
IMG 20250714 WA0002
Revelação Bombástica! Governo dos EUA Está Retendo os Segredos Sobre os UFOs
Notícias

Categories

Leia também

AA1HSNoQ
Notíciasnotícias

NOVA AMEAÇA OU PRIMEIRO CONTATO EXTRATERRESTRE?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up