A sonda InSight, última enviada pela NASA para estudar o Planeta Vermelho, chegará a Marte hoje, 26 de novembro, com o momento histórico sendo transmitido ao vivo pela agência espacial. E, ainda que o local do pouso seja uma área plana, o que aumenta as chances de sucesso, a nave terá apenas seis minutos e meio para pousar com segurança — então muita coisa pode dar errado nesse delicado momento.
O robô, que tem mais ou menos o tamanho de um carro, precisa estar com a rotina de pouso perfeitamente sincronizada, com sua velocidade de descida sendo reduzida de mais de 19 mil quilômetros por hora a zero nessa curtíssima janela de tempo. E, desde a descida da atmosfera até a superfície, o módulo estará sujeito a temperaturas, velocidades e forças extremamente altas, além de tudo.
Para aguentar o tranco, a InSight contará com seu sistema autônomo para passar por dezenas de etapas programadas e testadas à exaustão antes de seu lançamento, como, por exemplo, a implantação de um pára-quedas supersônico, além da ignição de propulsores para garantir a desaceleração. Cada uma dessas dezenas de etapas precisa acontecer no momento exato para que a segurança do pouso esteja garantida.
Question of the day: If our @NASAInSight lander is traveling at 14,000 mph and has only 6 minutes to slow down before it reaches the Martian surface, what’s required for a safe #MarsLanding?
See how @NASA_Langley engineers tackled this question and more: https://t.co/3eNo3pitBM. pic.twitter.com/EKqwWWTScd
— NASA (@NASA) 26 de novembro de 2018
Um dos maiores obstáculos enfrentados pelos engenheiros da missão é a atmosfera marciana; ainda que bastante fina, é espessa o suficiente para aquecer qualquer objeto que ali adentrar. Isso significa que a InSight precisou ser blindada adequadamente para não derreter antes de atingir o solo. Além disso, como a atmosfera por lá é mais fina do que a da Terra, outro desafio foi adicionar propulsores para garantir um pouso suave, pois somente os pára-quedas não seriam suficientes para desacelerar a nave em sua descida.
Vale lembrar dos “Sete Minutos de Terror” sofridos pelo rover Curiosity, em 2012, quando pousou em Marte. O momento ganhou esse apelido justamente pela tensão durante a descida do rover, que também foi programado para executar rotinas sincronizadas em um curto período de tempo a fim de não se despedaçar antes ou assim que atingisse o solo.
Para agravar ainda mais uma possível situação problemática, sinais de comunicação demoram cerca de oito minutos para navegarem entre Marte e Terra. Ou seja: “no momento em que estamos entendendo o que está acontecendo com o pouso, há um atraso grande o suficiente para que não possamos controlar o veículo daqui da Terra em tempo”, nas palavras de Rob Grover, cientista da NASA e membro da missão InSight.
Tomorrow’s the big day: #MarsLanding. TODAY, watch my final mission briefing at 10 a.m. PT to hear how my team has prepared for the “seven minutes of terror.” Tag questions using #askNASA.
Tune in at: https://t.co/oig27aMjZd pic.twitter.com/yFiqCql649
— NASAInSight (@NASAInSight) 25 de novembro de 2018
A InSight deve pousar em Marte por volta das 18h (horário de Brasília). Além dos sinais que a sonda enviará à NASA informando se deu tudo certo e se seus equipamentos estão todos operando normalmente, a agência também fará um monitoramento aéreo, contando com os dois satélites CubeSats chamados de Mars Cube, que foram enviados junto com a InSight em maio. Mas, “como eles são experimentais, não temos certeza absoluta de que eles trabalharão direito no dia do pouso”, alerta Grover.
Então, tudo dando certo com o pouso, inicia-se uma outra fase do projeto: a implantação dos instrumentos da sonda, o que levará de dois a três meses. Entre seus equipamentos, duas ferramentas principais estudarão o interior de Marte — um sismógrafo para estudar os “Marsquakes” (similares aos terremotos do nosso planeta), e uma espécie de broca que mergulhará a quase dois metros abaixo da superfície para medir a temperatura do planeta. Um braço robótico posicionará cuidadosamente os instrumentos em seus devidos lugares, e os cientistas precisarão de algumas semanas para calcular o melhor local de posicionamento do sismógrafo, que precisa estar um tanto quanto longe da sonda para que nem mesmo suas pequenas vibrações não influenciem os dados obtidos.
A transmissão ao vivo da NASA com a cobertura de tudo o que está relacionado à missão InSight já está rolando no YouTube, com entrevistas, coletivas de imprensa, anúncios oficiais e, por fim, a transmissão do pouso. Você já pode acompanhar a programação desde já no vídeo abaixo:
A InSight está sendo seguida pela miniespaçonave Mars Cube One (MarCO) da NASA , a primeira missão de espaço profundo para o CubeSats. Se a MarCO voar a partir de Marte, a agência tentará transmitir dados do InSight ao entrar na atmosfera do planeta e pousar. Os controladores de voo InSight e MarCO monitorarão a entrada, descida e pouso da espaçonave do controle de missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) em Pasadena, Califórnia, onde todos os eventos de pouso serão realizados.
Cerca de 80 eventos de visualização ao vivo para o público assistir ao desembarque da InSight em todo o mundo.
Lista completa de observações dos eventos
Lista completa de sites que transmitem eventos do pouso InSight
Kit de imprensa pra o pouso InSight
Siga a missão InSight nas redes sociais
______________________
__________________________________________________________________________________
Segunda-feira, 26 de novembro: dia de aterrissagem
- Entrevistas ao vivo com especialistas da missão: www.nasa.gov
- Para agendar uma entrevista, a mídia deve entrar em contato com Mark Petrovich em mark.petrovich@jpl.nasa.gov ou 818-393-4359.
- Comentários ao vivo sobre o canal público da TV da NASA
- Um feed limpo e ininterrupto de câmeras dentro do JPL Mission Control, com apenas áudio de missão, estará disponível no canal de mídia de TV da NASA .
- Conferência de notícias pós-pouso: www.nasa.gov
Fonte: Missão Mars InSight da NASA
Veja mais:
Airbus passou a 300 m de UFO quando aterrissava em Birmingham
A vida na Estação Espacial Internacional completa 20 anos
Earthrise: a fotografia que mudou a forma como víamos o mundo
Descoberto exoplaneta parecido com a Terra a 6 anos-luz de distância
NASA se prepara para transmitir seu primeiro pouso em Marte em seis anos
Above Majestic: documentário revela programa espacial secreto