Sejam estas imagens um fragmento de poeira, um pequeno inseto voando contra o sol ou uma nave alienígena que veio analisar a vida em Fort St. john, um morador desta cidade está certo de que, neste momento, ele tem fotos de um UFO. Mark Mann tem tirado fotos do céu já há alguns anos, e agora apareceu com umas imagens incríveis após apontar a sua câmera para uma área no horizonte, aonde o sol tinha acabado de se esconder por trás de um edifício, deixando um contorno iluminado ao lado da construção.
“Há centenas dessas coisas, elas estão em todo o lugar”, diz Mann falando sobre os objetos arredondados que ele tem visto passar rapidamente através da tela do seu vídeo. E quando ele reduz a velocidade do vídeo, visualizando quadro a quadro, ele consegue detectar saliências girantes que parecem irradiar luz. Mann enviou o vídeo a um grupo de Ufologia em Nova Iorque que estimou a velocidade do objeto no céu em até 29.000 km/h e o seu tamanho entre três e 8 metros de diâmetro.
“Essas coisas são altamente lisas e se movem muito rapidamente”, ele diz. “Eu não sei exatamente o que elas são, mas elas são sólidas e silenciosas. Não consigo imaginar de onde eles vêm, mas eles não são deste planeta. Eu já os vi com várias formas diferentes e de vários tamanhos, muitas outras pessoas também já os viram e em vários lugares diferentes”.
Mann mantém contato com Brian Vike, um entusiasta de UFOs que coleta relatos de avistamentos nesta região. Vike, que mora em Houston, faz parte de várias sociedades nacionais e internacionais de astronomia e aparece regularmente em programas de rádio em Okanagam, Alberta e também nos EUA. Vike viu um vídeo que Mann fez à noite e pensou inicialmente que o objeto poderia ser uma estrela brilhante. Mas quando o ele desapareceu misteriosamente após dois dias de observação ele já não estava tão certo disso.
“Ele fica parado no céu como um dedão inflamado… se fosse uma estrela deveria ter aparecido de novo após dois dias”, afirmou Vike. Segundo ele muitos observadores do céu utilizam uma técnica similar à de Mann para em vídeos diurnos que acabam por revelar pequenas bolhas voando no céu. Elas poderiam ser qualquer coisa desde poeira, dentes de leão — que é um tipo de florescência oriunda de um arbusto e que o vento leva pelo ar — ou, até mesmo, UFOs. O porta-voz canadense para o meio ambiente, Bill Miller, disse que eles costumam receber vários relatos de UFOs desta região que são normalmente atribuídos às luzes de balões meteorológicos vistas de noite.
Mas, para os avistamentos de Mann, ele não quis arriscar uma explicação. “Alguns desses podem ser insetos”, disse Vike. “Com o Sol por trás do prédio, se alguma coisa se colocar entre a câmera e o Sol ele pode ser tornar muito brilhante. No vídeo de Mark, o objeto se parece com um enorme hambúrguer, portanto, eu não sei o que é”. Graham Conway lídera um grupo chamado UFO B.C e, ao mesmo tempo que ele diz que a explicação do inseto voando é razoável, ele afirma que não tem muita certeza disso. “Dependendo da época do ano, por exemplo, quando está mais frio durante o outono ou o inverno, a teoria do inseto não se sustenta”, declara.
Vike já ouviu relatos de avistamentos nesta região oriundos da década de 70, mas diz que, neste momento, parece que estamos numa calmaria. Isso provavelmente porque as pessoas estão com medo de serem ridicularizadas pelos amigos ou familiares. Mann também já sofreu com os incrédulos, mas está seguro sobre o que viu. “Eu tenho amigos que dizem que isso não existe mas, ver é acreditar. Não há nada que eu possa fazer para convencer as pessoas até que elas vejam por si mesmas”.
Vike não sabe dizer com certeza o que está nas fotos de Mann, mas ele não descarta a possibilidade de visitantes extraterrestres. “Não é possível que sejamos a única forma de vida no universo”, ele diz. “Há um monte de perguntas e poucas respostas, mas nós não podemos ser a única forma de vida em toda esta imensidão”.