Um novo estudo concluiu que os sinais quânticos podem viajar distâncias interestelares. Portanto, é possível que uma civilização alienígena esteja enviando mensagens para a Terra.
Partículas de luz, ou fótons, podem ser transmitidas por vastas distâncias interestelares sem perderem sua natureza quântica. Isso significa que os cientistas que procuram mensagens extraterrestres também podem procurar por mensagens quânticas. Atualmente, especialistas estão desenvolvendo comunicação quântica baseada na Terra. Uma tecnologia que usa partículas quânticas para enviar informações e tem potencial para ser mais segura do que a comunicação padrão.
Alienígenas inteligentes, se estiverem por aí, também poderiam ter adotado esse tipo de comunicação. Isso foi revelado pelo físico teórico Arjun Berera. Porém, um grande obstáculo para alcançar a comunicação quântica é a decoerência. Isso significa que uma partícula quântica perde seu caráter quântico quando interage com seu ambiente. “Os estados quânticos são geralmente considerados muito delicados e, se houver algum tipo de interação externa, esse estado é destruído.”
O teletransporte quântico poderia ser uma das maneiras de enviar mensagens.
Fonte: C-Y Lu
Como a densidade média da matéria no espaço é muito menor do que na Terra, é necessário esperar que as partículas viajem muito mais longe antes de sucumbirem à decoerência. Por esse motivo, Berera, juntamente com o físico teórico Jaime Calderón Figueroa, ambos da Universidade de Edimburgo, calcularam a distância que a luz, especificamente os fótons de raios X, poderiam percorrer ilesas pelo espaço interestelar. Os fótons de raios X podem se mover pela Via Láctea sem nenhum problema, potencialmente viajando centenas de milhares de anos-luz ou mais, de acordo com os pesquisadores.
Com base nesses resultados, tanto Berera quanto Calderón Figueroa consideraram estratégias para buscar mensagens quânticas enviadas por alguma civilização avançada. Um tipo potencial de comunicação para procurar é o teletransporte quântico, em que as propriedades de uma partícula distante podem ser transferidas para outra. Como a tecnologia precisa de sinais quânticos e comuns, os especialistas podem procurar esses sinais simultâneos para identificar quaisquer mensagens alienígenas.