As dunas de areia, comuns no planeta vermelho, podem ser vistas nas imagens mais recentes, mas são quase que perfeitamente redondas. E é isso que deixa a NASA perplexa. As formações foram descobertas pelo Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, que estava investigando como o gelo descongela perto da conclusão do inverno marciano.
Dunas de areia de todos os tamanhos e formas são predominantes em Marte, de acordo com a NASA. As dunas nestas fotos são incomumente quase redondas. “Elas ainda são ligeiramente assimétricas, com faces de deslizamento íngremes nas extremidades sul.”
“Isso indica que a areia geralmente se move para o sul, mas os ventos podem ser variáveis. Isso faz parte de uma série de imagens para monitorar como a geada desaparece no final do inverno; essa observação parece estar livre de geada”, disse um comunicado da NASA.
Desde 2006, o Mars Reconnaissance Orbiter orbita e observa Marte. O objetivo da espaçonave é investigar a temperatura e a geologia de Marte, explorar possíveis locais de pouso e transmitir dados de missões de superfície de volta à Terra.