Um jato cósmico a dois bilhões de anos-luz de distância está transportando a mais alta corrente elétrica já observada pelo homem: 1018 ampères, ou um exa-ampère. Estima-se que isso seja equivalente a um trilhão de raios que caíssem simultaneamente – com a diferença que a corrente cósmica é duradoura.
Philipp Kronberg e seus colegas da Universidade de Toronto, no Canadá, mediram o alinhamento das ondas de rádio ao longo de uma galáxia conhecida como 3C303, que possui um jato gigante de matéria sendo disparado a partir de seu centro [Leia o artigo em inglês clicando aqui].
Eles observaram uma súbita mudança no alinhamento das ondas de rádio que coincide com o jato. “Esta é uma assinatura inequívoca de uma corrente”, disse Kronberg.
Buraco negro colossal – A equipe acredita que a corrente está sendo gerada pelos campos magnéticos de um buraco negro colossal no centro da galáxia. Esse raio galáctico é forte o suficiente para iluminar o jato de matéria e dirigí-lo através dos gases interestelares por uma distância de 150 mil anos-luz.