A NASA liberou uma foto da Grande Mancha Vermelha de Júpiter, obtida pela nave Juno em sua passagem de número 12 nas proximidades da atmosfera joviana. A nave chegou ao planeta em julho de 2016 e tem como objetivos descobrir como é a estrutura do gigante gasoso, determinar sua composição e origem, e assim entender o próprio processo de formação do Sistema Solar. Tais informações ainda irão auxiliar a entender o nascimento de exoplanetas e sistemas solares alienígenas, e até mesmo o surgimento e evolução da vida, aqui e lá fora.
A Juno realizou essa passagem em 1 de abril, passando a uma distância entre 24,749 e 49.299 km das nuvens mais altas da atmosfera de Júpiter. A nave percorre uma trajetória polar bastante elíptica, e após cada passagem envia as fotos e informações obtidas para a Terra. A NASA as publica em um site, disponível abaixo, onde os chamados cientistas cidadãos podem processá-las. É o caso da foto principal deste artigo, trabalho realizado por Gerald Eichstädt e Seán Doran, e que exibe a Grande Mancha Vermelha ladeada por outras tempestades e fluxos de alta velocidade da turbulenta atmosfera joviana.
A colossal Grande Mancha Vermelha mede cerca de 16.000 km de extensão, maior que o diâmetro da Terra, e está situada a 22 graus sul do equador do planeta. Tem sido observada continuamente desde 1830, mas pode ter sido vista desde 1665, embora não haja certeza quanto a isso, pois outra tempestade pode ter sido captada no início da astronomia moderna. Como Júpiter não possui uma superfície sólida esse sistema atmosférico tem se mantido estável, porém a Mancha tem reduzido seu tamanho significativamente nos últimos 100 anos. Não se sabe se está se dissipando ou se essa é uma flutuação normal. Tempestades são comuns na atmosfera do planeta, mas seu mecanismo ainda não é bem entendido. A missão primária da Juno deve se encerrar na 14º passagem, no dia 16 de julho, e em seguida a NASA irá tomar a decisão se autoriza ou não que a missão seja estendida.
Veja as imagens da Juno que podem ser processadas
Assista a um documentário sobre a missão Juno
Confira outro documentário sobre os primeiros resultados da expedição
Nave Juno auxilia os cientistas a entender a estrutura de Júpiter
NASA estudou Netuno como ensaio para busca de vida em outros mundos
Descoberto exoplaneta próximo que pode ser o melhor candidato a abrigar vida extraterrestre
Quatro exoplanetas foram encontrados orbitando estrela similar ao Sol
Saiba mais:
Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre
DVD: Buscando Vida Fora da Terra
Enquanto cientistas de diversas áreas buscam respostas para a origem e o futuro da humanidade terrestre, a exobiologia vasculha vastas regiões do universo à procura de outras formas de vida. Com exuberantes imagens obtidas pela NASA e usando avançados recursos de computação gráfica, este documentário mostra como seriam as espécies que encontraremos no espaço e deixa claro que esta é apenas uma questão de tempo.