COLORADO SPRINGS, EUA – O programa espacial japonês ainda tem esperanças de que uma nave projetada para trazer amostras de asteróide para Terra consiga cumprir sua missão, mesmo estando danificada, disse uma importante autoridade do setor.
O vice-presidente a Agência Japonesa de Exploração Espacial (Jaxa), Kaoru Mamiya, disse que a sonda Hayabusa, lançada para pousar em um asteróide e coletar amostras, poderá vencer as dificuldades criadas por um vazamento de combustível e uma pane de comunicação. A Hayabusa, com retorno à Terra previsto para 2010, conseguiu se aproximar do asteróide e pode ter sido capaz de recolher amostras, disse Kaoru. “É uma possibilidade”, afirmou. “Temos esperança”.
O representante japonês fez essas afirmações durante o Simpósio Espacial Nacional, realizado em Colorado Springs (EUA). Ele pintou um quadro otimista do programa espacial japonês, que sofre com diversos problemas, em meio á corrida espacial que envolve potências asiáticas como Índia e China.
O Japão foi o quarto país a lançar um satélite artificial, em 1972, mas seu programa espacial sofreu diversos reveses em tempos recentes. A tentativa do Japão de se estabelecer como um fornecedor comercial de acesso ao espaço sofreu um golpe duro em 2003, quando um foguete carregando dois satélites foi destruído em pleno vôo.