Os anos 90 foram icônicos por muitas razões, e uma delas é o fato de que foi a década em que nós, humanos comuns, começamos a entender a beleza e grandiosidade do universo, por meio das espetaculares imagens produzidas pelo telescópio Hubble, que hoje, 24 de abril, completa 30 anos.
Esta sexta-feira marca o aniversário de 30 anos do lançamento do telescópio Hubble, que está situado na órbita baixa de nosso planeta, a aproximadamente 600 km da Terra.
O equipamento que revolucionou a astronomia, foi lançado com o propósito de explorar continuamente as profundezas do universo, desde galáxias vizinhas até fenômenos cósmicos a bilhões de anos-luz.
O Hubble foi essencial, por exemplo, para confirmar a hipótese da ciência sobre a existência de buracos negros no coração de galáxias. O telescópio também contribuiu para os cientistas observarem supernovas distantes e encontrarem evidências de que o universo pode estar se expandindo em aceleração.
Nossos olhos no universo
Galáxia Pismis 24. Crédito: NASA
Desenvolvido a partir de uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), o equipamento foi projetado durante as décadas de 70 e 80.
O uso científico do telescópio, no entanto, é responsabilidade do Space Telescope Science Institute (STSI), localizado na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. A organização está ligada a um grupo de 33 universidades norte-americanas que formam a Associação de Universidades Para Pesquisas em Astronomia (AURA).
Fonte: Olhar Digital
Em comemoração à data, a ESA divulgou um vídeo, em seu Twitter, resumindo as três décadas de história fascinante do Hubble. Confira abaixo: