Nesta quarta-feira, 08 de março, o Grupo Aldebaran de Investigações e Debates Ufológicos (GAIDU), mais ativa associação ufológica do Rio Grande do Sul, realiza o LIX Encontro Ufológico de Porto Alegre. O grande destaque será a conferência Novas e Importantes Descobertas Sobre os Agroglifos, apresentada pelo editor da Revista UFO A. J. Gevaerd. Nela serão detalhados os surpreendentes achados obtidos por cientistas que analisaram as amostras do agroglifo de Prudentópolis, surgido em 29 de setembro do ano passado.
Os agroglifos se tornaram mais conhecidos a partir dos anos 70, apesar de desenhos nas plantações da Grã-Bretanha serem encontrados desde tempos remotos. Daí, aliás, serem conhecidos também como círculos ingleses. O fenômeno logo migrou para outros países, continuando a aparecer na Inglaterra a cada verão, em quantidade, tamanho e complexidade crescentes. E é exatamente essa evolução que tem sido percebida também no Brasil, onde surgem desde 2008 em Iguaçu, no oeste de Santa Catarina. Permanece ainda um mistério o fato de os sinais surgirem nessa pequena cidade, nada diferente de diversas outras na região.
Os agroglifos brasileiros, da mesma forma que seus congêneres em outros países, foram crescendo em tamanho e complexidade, e nos dois últimos anos se manifestaram também em Prudentópolis, cidade paranaense a 200 km de Curitiba. E o caso do sinal do ano passado se reveste de importância fundamental, pois as amostras de plantas e do terreno, tanto de dentro quanto fora do agroglifo, foram analisadas cientificamente. Os relatórios produzidos pelo engenheiro agrônomo e engenheiro civil Douglas Albrecht e pelo professor doutor Fernando Araújo Moreira, professor titular do Departamento de Física da UFSCar, além da doutora Nadia F. G. Serrano, microbiologista pesquisadora mostraram, entre outros aspectos, que as plantas foram dobradas de maneira idêntica a dos agroglifos ingleses, amostras biológicas de vermes e plantas carbonizadas, e que o crescimento de bactérias se dava em taxa muito mais elevada nas amostras de fora em comparação aquelas de dentro do agroglifo. Os resultados, apresentados nos relatórios nos links abaixo, serão detalhados por A. J. Gevaerd em sua apresentação.
LIX Encontro Ufológico de Porto Alegre
Quarta-feira, 08 de março
Inicio: 19h15; término 22h30
Auditório do Edel Trade Center
Av. Loureiro da Silva, 2001 – Centro
Ingresso: R$20,00 (vinte reais)
Serão vendidos no local, a partir das 18h30min.
Programação:
19h15min: Abertura
19h30min: Palestra de Ademar Gevaerd, com vídeos e depoimentos
21h30min: Espaço aberto para perguntas da plateia
22h30min: Encerramento
Realização: CCE – Comissão de Comunicação e Eventos do Gaidu.
Agroglifos e intenções dos alienígenas no XVIII Congresso Brasileiro de Ufologia
Assista ao painel sobre agroglifos do Fórum Mundial de Ufologia
A Revista UFO lança o XIX Congresso Brasileiro de Ufologia
Relatório fotográfico de Douglas Albrecht
Relatório do solo de Douglas Albrecht
Relatório microbiológico de Fernando Moreira
Agroglifo de Prudentópolis exibe características inexplicáveis de acordo com os cientistas
Sai o laudo dos agroglifos de Santa Catarina
Fenômeno dos agroglifos se intensifica no Brasil
Revista UFO lança três documentários sobre agroglifos
Saiba mais:
Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses
Há mais de 20 anos, plantações da Inglaterra e de outros países têm sido alvos de um estranho fenômeno. Desenhos inexplicáveis e cada vez mais complexos surgem misteriosamente em campos de trigo, cevada, canola, arroz e de outros cereais. Seu autor, Wallacy Albino, é o maior especialista nacional sobre o tema e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS). O livro, rico em ilustrações, traz informações atualizadas sobre esse que é considerado o maior enigma da atualidade.