Nos Estados Unidos, o Pentágono tem divulgado relatórios investigando encontros com UFOs após o estabelecimento do All-domain Anomaly Resolution Office (AARO) e seu relatório mais recente, em março, sem surpresa, não encontrou sinais de vida extraterrestre
Os britânicos começam agora descobrindo que o seu próprio governo se envolveu em investigações semelhantes. A revelação vem de uma publicação no X (antigo Twitter) da conta do programa QI da BBC TV. Dizia: “Em 1950, o Ministério da Defesa do Reino Unido criou uma organização secreta para investigar UFOs chamada Flying Saucer Working Party. Ela se desfez em um ano.”
Sir Henry Tizard, que atuava como Conselheiro Científico Chefe no MoD na época, lançou o secreto Flying Saucer Working Party em outubro de 1950. Quando seu abrangente dossiê final foi divulgado em junho de 1951, assim como seus equivalentes americanos, eles deduziram que todos os fenômenos que examinavam não desafiavam a explicação terrena.
Cada avistamento misterioso, concluiu o grupo, foi consequência de um ou mais de quatro fatores: fenômenos astronômicos ou meteorológicos, erros de identificação, ilusões de ótica e delírios psicológicos, ou fraudes. As suas descobertas concluíram: “Recomendamos veementemente que nenhuma investigação adicional de fenômenos aéreos misteriosos relatados seja realizada, a menos e até que alguma evidência material esteja disponível”.
Uma segunda investigação sobre UFOs, conhecida como Projeto Condign, foi finalizada em 2000, mas só se tornou pública em 2006. Novamente, determinou que a maioria dos avistamentos de UFOs poderia ser atribuída a identidades equivocadas ou a condições atmosféricas.
A BBC relatou uma declaração de um porta-voz do MoD na época: “Tanto este estudo quanto o ‘Flying Saucer Working Party’ original concluíram que não há evidências suficientes para indicar a presença de quaisquer fenômenos aéreos genuínos não identificados. É improvável que realizemos quaisquer estudos futuros a menos que tais evidências surjam.”
Usuários de mídia social foram rápidos em comentar a publicação recente sobre a breve existência do Flying Saucer Working Party, com um usuário brincando: “Ótimo nome para uma banda”. Enquanto isso, outro comentou com ceticismo: “‘Eles se separaram em um ano’ – é isso que ELES querem que você pense”.