Há quase quatro décadas, sondas espaciais e robôs exploradores têm enviado imagens de Marte, fornecendo aos cientistas informações sobre o clima e a formação geológica do planeta vermelho. Mas além de dados científicos, as imagens fornecem aspectos curiosos sobre a atmosfera marciana.
A Nasa montou uma galeria de fotos selecionadas por cientistas de renome, artistas profissionais, fotógrafos e editores fotográficos. Imagens de todas as missões desde a pioneira Viking, lançada em 1975, fazem parte da coleção. Muitas delas continuam chegando, enviadas pelos robôs Spirit e Opportunity.
Lançados respectivamente em 10 de junho e 7 de julho de 2003, os robôs Spirit e Oppportunity pousaram em lados diferentes de Marte com o objetivo de obter pistas sobre sua formação geológica e suas condições climáticas. A idéia principal dos cientistas da Nasa era (e ainda é) verificar se há possibilidade de habitar o planeta.Como são movidos a energia solar, a Nasa decidiu, ainda em 2004, estender a missão dos robôs gêmeos depois de verificar sua boa “saúde”. Até agora, o Spirit já rodou 7,23 km entre colinas e crateras rochosas e enviou mais de 102 mil imagens. Já o seu “irmão” Opportunity rodou 11,57 km e enviou mais de 94 mil imagens ao controle da Nasa em Terra.